sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lira Dutra - Analfabetismo Político como Moeda da Politicagem


ANALFABETISMO POLÍTICO COMO MOEDA DA POLITICAGEM



Na minha cidade desde o ano passado que se iniciou a campanha eleitoral com a vinculação de panfletos, aparentemente, anônimos. Mas o que mim entristece não é isso! O triste é ver as pessoas falarem de política como um negócio no qual quem tem dinheiro (e muito) é quem leva. Tipo no leilão! Não precisando ter o candidato nem um compromisso com o coletivo, com o bem comum. Ou seja, não precisando se esforçar para apresentar propostas de melhoria para vida da população. Este tipo de imaginário político vigente na minha querida Granja é de causar grande tristeza a quem tem o mínimo de cidadania.



E o pior é que tem muitos futuros candidatos ao pleito de vereador e prefeito que alimentam esse tipo de fazer política... Desculpe! O nome correto é politicagem. Dizem que tem muito dinheiro e buscando ganhar a confiança da população com festinhas e pagamento de cachaça nos botecos fortalecendo o analfabetismo político. Tratando as pessoas como prendas de um grande leilão.


Somos sabedores que o problema não é a falta de dinheiro, sim a má distribuição dos recursos existente no país. E no município de Granja há grandes potencialidades para o desenvolvimento social, cultural e econômico. O problema é que o granjense não consegue sentir, ver e acreditar na fertilidade de seu quintal. Fica na espera das falsas promessas eleitoreiras, não preciso lembrar o resultado.

O analfabetismo político permeia todas as camadas sociais, porém as camadas mais pobres são as que pagam o maior preço. Não precisamos de candidatos ricos, o que a cidade necessita é de pessoas dispostas a construir um modo se fazer política sem corromper a alma da população e onde o cidadão possa ser livre para pensar e construir seu projeto de vida, crente na ação positiva da coletividade. Se continuarmos nas algemas invisíveis do analfabetismo político, a cidade vai para o brejo... Ou melhor, não sairá do atoleiro sempre lembrado no Índice de Desenvolvimento Humano - IDH. Cabe aos jovens a expressão de agentes ativos na construção da cidade, pois ficar com a mão segurando o queixo e acreditar em falsos profetas não é atitude de quem se declara jovem.


TEXTO: Lira Dutra, www.liradutra.blogspot.com , Granja-Ceará, 2008.

3 comentários:

  1. É uma tecla que eu sempre bati.... Mas o Granjense infelismente não acorda para a realidade...

    ResponderExcluir
  2. Não devemos ficar vislumbrado com as promessas dos candidatos a Prefeitura de Granja, pois são apenas promessa, tem gente que está pensando que o candidato Romeu, se eleito, for, vai fazer de Granja um verdadeiro paraíso. Outros acham e até acreditam, que caso o candidato Esmerindo venha a ser eleito, Granja vai ter uma excelente e moderna gestão. Já outros mais, acreditam que o candidato Eliomar, que se dizia homem íntegro e respeitado, antes de receber a propina de 500 mil de Esmerindo para abafar e enfraquecer a campanha de Romeu, daria um avanço em Granja.

    Em verdade, todos estes candidatos, incluindo todos os antecessores prefeitos de Granja, foram todos venais, corruptos e canalhas. Caso o caro eleitor queira ter maiores informações acerca do assunto, procure os municípes idoso de Granja e faça valer a sua indagação. Todos sabem da legítima história dos Guilhermes, dos Gouveias, dos Bonfins, dos Oliveiras, dos Carneiros, dos Coelhos e dos Arrudas. Como exemplo: Você sabia que a antiga maternidade de Granja que ainda se encontra fechada, o terreno pertencia aos Guilhermes, foi vendida suprefaturada para a Prefeitura de Granja na gestão dos Guilhermes a qual construiu a referida maternidade e após uma briga política entre as famílias Bonfim e Guilherme, o prédio foi comprado e NÃO PAGO, pela família Guilherme se apossando de um patrimônio público há muitos anos. Gente, não se engane, seja quem for o eleito, apenas buscar PODER E DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  3. gostei fagner da nota sobre analfabetismo político domo moeda da politicagem..............

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.