sábado, 1 de novembro de 2008

Multirão: Preserve Nosso Açude!!!

Preserve Nosso Açude!!!


multirao-pna-1O multirão se iniciou no Minhocão
(clique para ampliar)

Esta campanha para preservação do açude de Parazinho movimentou hoje vários jovens, professores e voluntários em prol da restabilização da nossa principal fonte de ÁGUA. O qual nesse mês completa 91 anos de existência.
Concluído pelos Drs. José Ferreira e Plínio Pompeu, em Novembro de 1917, esta obra deve-se aos esforços do vigário da época.

Segundo exame solicitado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Granja,  realisado pelo labortório de análises ambientais Bio Análise Pascoal, em 19/09/08, o Açude de Parazinho contraria o padrão físico-químico de potabilidade da água Portaria 518 GM do Ministério da Saúde de 25/03/2004 em vários parâmetros.


Veja os principais resultados:















































Parâmetros Analisados



Valores Determinados



Valores de Referência Portaria 518 GM



VMP [*4]



Unidade



FERRO TOTAL



1,28



0,3



Mg Fe²+/L



FLUORETOS



0,13



1,5


0,6 – 0,8



mg F/L


recomendado



PH



5,98



6,0 a 9,5



recomendado



TURBIDEZ



20,8



5,o



UNT [*3]



_______________



_______________



________



________________







Principais ações que estão degradando nosso Açúde



  • Lavagem de roupas

  • Lavagem de automóveis

  • Lavagem de fato de animais

  • Lixo despejado nas margens do Açude

  • Esgotos que são despejados nas águas do Açude

  • Dentre outros absurdos que ocorrem no dia-a-dia.


multirao-pna-2

E agora, o que fazer?


Preocupados com esses resultados, uma turminha do Colégio Estadual São José - Anexo Parazinho com coordenação geral do prafessor de Educação Física Gustavo Breno, decidiu juntar esforços e conscientizar os moradores e visitantes do distrito em relação ao estrago que poderá acontecer com o açude. Com a ajuda de patrocinantes que eu, Celeste, José Carlos e a Livramento Siqueira buscamos, conseguimos confeccionar panfletos para adverter os poluidores do nosso queridinho açude para assim fazer com que ele tenha uma durabilidade maior. Nós iremos conscientizar as pessoas de quais serão as onsequências se elas não souberem tratar o açude. E também apresentar soluções para que possa ser minimizado o estrago (que já começou faz tempo) através dos panfletos. Blusas da campanha serão usadas. O multirão e entrega de panfletos ocorrerá no sábado, dia no qual o Parazinho estará em festejo religioso, às 7 horas da manhã no Minhocão.




Robson Amaral
Texto e Imagem Extraídos de: Blog do Robson e do panfleto do projeto

2 comentários:

  1. Muito produtiva e interessante a reportagem de Robson Amaral, acredito que o nosso Parazinet, deveria abrir maior espaço para este tipo de matéria, para que se possa ter a formação da opinião pública. Daí, buscar encontros, reuniões e palestras nas escolas, centros sociais e culturais, além de Emissora de rádio da região, envolvendo assim,uma massa mais compacta da realidade pública, pois antes dos posteriores acontecimentos, seria sugestivo verificar, parceiro Robson Amaral, junto ao IBAMA, Defesa Civil e Patrimônio Municipal, Estadual e Federal a Legislação específica do assunto, para saber quem cabe a responsabilidade da preservação e a quem é passivo das penalidades por Lei.
    Parabéns parceiro
    Robson Amaral.

    ResponderExcluir
  2. A foto maravilhosa não merece está submergida sobre lixos, detritos e até fossas lançadas diretamente sobre às águas desse lindo manancial. F
    Felizmente o parazinho está dando seu grito de alerta, Eu que sou Paraziense sei a importância desse açude para a população, pois o Parazinho sem o açude não seria o Parazinho que é. Faz-se necessário fazer um esforço concentrado reunindo população e autoridades para defender a preservação do açude de Parazinho, tornando-o livre de poluição, poi8s todos têm direito ao um meio ambiente sadio.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.