domingo, 9 de novembro de 2008

Parazinho: O Sonho da Emancipação

Parazinho: O Sonho da Emancipação






[caption id="attachment_845" align="aligncenter" width="127" caption="clique para ampliar"]clique para ampliar[/caption]


Parazinho é um distrito do município de Granja no Ceará, que fica há aproximadamente 360 Km de Fortaleza. Sua população é de aproximadamente 8 mil habitantes e sua economia é movida pelo cultivo de castanha de caju, milho, feijão, mandioca e principalmente carnaúba. Um lugar que todos os anos recebe centenas de fiéis do Brasil inteiro que vêem a participar da grande festa de Nossa Senhora do Livramento (que impulsiona o crescimento da localidade) e admirar suas belas paisagens.



Como todos os distritos, ou pelo menos maioria, Parazinho sempre sonhou com uma Emancipação. Todos da localidade sempre quiseram tornar-se moradores de um lugar que se desenvolva mais e ter uma melhor qualidade de vida. Porém, no ano passado, esses rumores de que esse distrito viria a se tornar Município multiplicaram. Muitos falam que essa é uma realidade distante e que jamais isso viria a acontecer, outros acham que tudo é uma questão política e que quem predomina com o poder no município pode emancipá-lo em um pouco espaço de tempo.

Clique Abaixo e Baixe a Imagem de Satélite de Parazinho


baixardownload



Nossa esquipe foi atrás de apurar esse fato com o Vereador Francisco Ézio da Silva, conhecido popularmente como Chico Ézio. Ele nos concedeu uma entrevista onde fala sobre o tema.

A ENTREVISTA
Parazinet - Ano passado, houve rumores de que o Parazinho teria uma grande possibilidade de se tornar município. Isso realmente aconteceu?

Chico Ézio - Sim. Na verdade 600 distritos em todo Brasil estão com o mesmo processo. Cerca de 45 só no ceará. Até porque, há mais de 18 anos não se emancipou mais nenhum distrito em todo Brasil.

Parazinet - Esse é um projeto do Governo do Estado ou do Governo Federal?

Chico Ézio - Na antiga lei eram feitos os processos de emancipação nas Assembléias dos Estados, mas em 1996, devido ao grande número de emancipações sem bons resultados, foi aprovada a Emenda Constitucional - EC que retirou das assembléias Legislativas o poder de criar novos municípios.

Parazinet - E o Parazinho está mesmo incluso nesse projeto?

Chico Ézio - Sim. Foi formada uma associação para o caso e duas reuniões públicas já foram feitas, em breve haverá uma terceira. Eu já participei de reuniões na Assembléia Legislativa do Ceará que abordavam esse tema.

Parazinet - O distrito tem chances reais de se tornar município? O que pesa para que ele seja emancipado?

Chico Ézio - Vamos ter uma posição concreta somente em novembro. Por enquanto estamos entre os décimo primeiro, décimo quarto lugar na lista de 45 distritos, uma posição tranqüila, diga-se de passagem. Mas nós já estivemos em décimo, só que eles vão nos "derrubando", por isso estamos de olho neles. O Parazinho se encaixa perfeitamente em todos os requisitos, e isso é o que pesa para a emancipação.

Parazinet - Obviamente é necessário um grande investimento. Há um valor estimado de quanto custariam os gastos com a emancipação?

Chico Ézio - Não. Antigamente a quantia necessária era tirada da cidade mãe, mas se a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) for aprovada, todo o investimento será tirado um pouco de cada município do estado.

Parazinet - Se O Parazinho se emancipasse amanhã, por exemplo, qual seria o primeiro passo a ser feito?

Chico Ézio - O primeiro passo seria fazer um plebiscito, que é uma votação em que os moradores aceitariam ou não a transformação de Distrito para Município.

O segundo passo seria a formação de partido políticos.

Parazinet - O número de habitantes do Parazinho corresponde ao exigido pela lei que provávelmente será aprovada?

Chico Ézio - Sem dúvidas. Temos mais de oito mil habitantes.

Parazinet - Qual a maior dificuldade que vocês enfrentam para poder emancipar este distrito?

Chico Ézio - O senado não votar. Ou eles não têm tempo ou interesse. Mas provavelmente entre 2010 e 2012 o Parazinho já estará emancipado.
"Muita gente acha que o Parazinho não virará cidade porque o senhor Esmerino Arruda não quer. Isso não é verdade. Jurema, por exemplo, é uma cidade bem maior que o Parazinho e até hoje não conseguiu se emancipar, e o Parazinho pelo menos está em uma posição muito favorável. Não é todo distrito que tem um 'Esmerino' pra ajudar em suas causas", exclamou Chico Ézio no final da entrevista.

___________________________________________________________________________



A Nova Constituição

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13, é um projeto de lei estadual elaborado na Assembléia Legislativa do Ceará que consiste em alterar a competência da criação e desmembramentos de municípios da União para os Estados, que essa já fora criada em 1996 pelo Congresso Nacional, que tirou das Assembléias dos Estados a permissão de criar de novos municípios alegando que a legislação estava emancipando exageradamente localidades que não tinham condições de se manter. A futura lei ainda está aguardando a votação no Senado Federal e se aprovada, procederá para a Câmara dos Deputados.

Se a PEC nº 13 for mesmo aprovada, os estados terão que estabelecer critérios mínimos para poderem realizar emancipações de distritos, sendo eles: Ter uma população mínima de 8 mil habitantes, um teritório de pelo menos 100km², 400 prédios na sede do novo município, possuir ao menos uma unidade de saúde, uma escola de ensino fundamental, um prédio para funcionar a Câmara de vereadores e da Prefeitura, um estabelecimento de venda de combustíveis e outros requisitos mínimos. Sendo um município, o lugar passará a receber seus próprios recurdsos diretamente dos governos Estaduais e Federal, não tendo mais a influência do município mãe.

___________________________________________________________________________



Concluindo, Parazinho tem grande probabilidade de se tornar município. Isso pelo fato de que ele se encaixa perfeitamente nos requisitos exigidos pela lei que poderá ser aprovada. Só resta agora aguardarmos a votação e acompanharmos tudo que irá acontecer, sempre com um pensamento positivos de que brevemente seremos moradores de um município e que sem dúvidas, teremos uma melhor qualidade de vida.

Robson e Diamila
Equipe JP/Parazinet

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.