domingo, 15 de fevereiro de 2009

DETRAN/CE Lança Inscrições da CNH Popular

DETRAN/CE Lança Inscrições para a CNH Popular








[caption id="attachment_1407" align="aligncenter" width="300" caption="Com um valor bem abaixo da média a medida ajudará as pessoas de baixa renda a fugirem da irregularidade no trânsito."]Com um valor bem abaixo da média, medida ajuda a pessoas de baixa renda a fugir da irregularidade.[/caption]

O DETRAN-CE anunciou nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva, às 10 horas, em sua sede, na Maraponga, o lançamento do Programa de Habilitação Popular, a CNH Popular.
Atualmente, as taxas cobradas pelos CFCs dos candidatos a primeira CNH chegam a CR$ 800,00, incluindo o valor de R$ 190,00 referente às taxas do DETRAN. Quando estiver funcionando em Fortaleza, os candidatos poderão se inscrever em um dos 100 CFCs que formam condutores na cidade e na Região Metropolitana de Fortaleza.

Com isso, o órgão tem recebido desde sexta-feira (dia 6/02), apenas pela Internet, a pré-inscrição de candidatos ao programa. Clique Aqui

A CNH popular foi fruto de projeto de lei, de autoria do Governo do Estado e aprovado pela Assembléia Legislativa, em dezembro de 2008. O Governo pagará as despesas de obtenção da CNH dos candidatos, que se submeterão aos exames exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Na primeira fase do programa, só podem fazer a pré-inscrição os candidatos à categoria A (condutor de motocicleta), com idade a partir de 18 anos, que atendam a um ou mais dos seguintes critérios: sejam moradores de municípios do Interior do Estado, cadastrados em algum programa social do Governo Federal, como o Bolsa Família, estejam matriculados ou tenham estudado em escola pública, sejam portadores de necessidade especiais ou sejam egressos do sistema penal.
O atendimento aos candidatos do Interior e a categoria A se justifica pelo registro da fiscalização de expressivo contingente de pessoas inabilitadas conduzindo motos nos municípios cearenses, onde substituíram o animal para executar suas tarefas.
Estão excluídos dessa fase moradores de Fortaleza e dos outros 11 municípios da Região Metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Pacajus, e São Gonçalo do Amarante. No segundo semestre deste ano, o programa será ampliado para Fortaleza, para atender as categorias B e D.

PASSO A PASSO:
Os interessados devem acessar a página do DETRAN, no seguinte endereço:
www.detran.ce.gov.br. Logo que acessar, aparece a página do Governo do Estado, mas basta clicar na palavra OK, logo abaixo, à esquerda, da tela do computador, onde se lê as palavras SECRETARIAS E ÓRGÃOS.  Na página do DETRAN, os interessados clicam no quadro Pré-Inscrição da CNH Popular. Na pré-inscrição, serão solicitadas as informações, para posteriormente serem comprovadas na inscrição definitiva nos Centros de Formação de Condutores (CFC), atual nome das antigas auto-escolas, por onde começa todo o processo de obtenção da primeira CNH.

A primeira informação solicitada na ficha é o nome do município cearense onde o candidato mora. Depois o CPF. Conforme a condição de cada candidato (cadastrado em programa social federal, matriculado ou estudado em escola pública, portador de necessidade especial ou egresso do sistema penal), será preenchido um formulário específico, com dados pessoais: nome, endereço, renda, telefone de contato, etc.
Todas as informações fornecidas pelos candidatos terão de ser comprovadas, com documentos originais. Caso seja constatado alguma tentativa de burlar a comprovação das informações, o candidato perderá, automaticamente, a chance de se inscrever. Após esse controle é que haverá a homologação da inscrição nos CFCs e o início das aulas teóricas e, posteriormente, as práticas.
Quem estiver inscrito em programa social tem de fornecer o número do seu cadastro; o portador de necessidade especial tem de fornecer o número do Código Internacional da Doença (CID), para posterior perícia médica do DETRAN, o egresso do sistema penitenciário, apresentar o alvará de soltura;  e o estudante de escola pública o seu comprovante de matrícula ou o seu histórico escolar, com o registro da freqüência e das notas.
Para viabilizar a iniciativa, a Direção do DETRAN assinou convênio com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, cuja adesão é voluntária. O superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, espera que os 40 CFCs que atuam no Interior atendam a esse programa de interesse social. Por cada candidato inscrito nos CFCs o DETRAN pagará uma taxa subsidiada de R$ 200,00 (categoria A, para conduzir motocicleta) e até R$ 600,00 (categoria D, para conduzir caminhão e ônibus).
Fonte: texto condensado da Assessoria de Comunicação do Detran-Ce
[05/02/2009]



por Fagner da Cruz
Com a colaboração de Rosiane Sousa Dias (Parazinho-CE)

57 comentários:

  1. PAULO CORREIA DE ALCÃNTARAdomingo, 15 fevereiro, 2009

    OBS; ESTOU TERMINANDO O PRIMEIRO GRAU NO SUPLETIVO

    ResponderExcluir
  2. Denilson Matos da Silvasegunda-feira, 16 fevereiro, 2009

    Eu nao sou Cadastrado na bolsa escola , mais estudei na escola publica e apenas meus irmãos sao cadastrados na bolsa escola . Eu posso me escrever ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Denilson,
    Sim, você pode se cadastrar só que você terá que escolher a opção "aluno".

    Ft Abç,
    FagnerCV

    ResponderExcluir
  4. Conceição Alcântarasegunda-feira, 16 fevereiro, 2009

    Porquê as cidades da zona metropolitana não podem participar do programa? Será que não possuem também pessoas carentes que estão desempregadas por falta de uma habilitação?

    ResponderExcluir
  5. Eu sou deficiente fisico, enclusive trabahei no detran durante 6 anos, no estado do Para.(Altamira). Hoje moro no Ceara pois sou natural do Municipio de Cruz. Eu sou segurado do gonverno federal. Eu posso tirar o meu cnh e não perder o meu aposento.? pois sou orfão de´pai e mãe. ou eu poderia trabalhar no detran, pois sei que posso muito útil ao orgão. pois aprendir muito no detran-para. Seria um sonho prestar serviço para o detran. espero que vcs se senbilize com a minha causa. e me mande uma resposta via email. Obrigado pela a atenção de vcs.

    Obs: a minha função no detran era: fazer primeiro emplacamneto, transferencia de veiculo,jusrisdição,baixa e inclusão de alienação e etc.

    ResponderExcluir
  6. até que em fim o governo do estado do ceara está fazendo algo de bom pelo povo de baixa renda, dando estas carteiras gratuitamente. So assim o pobre que é quem mais sofre com as blitz vai poder andar em paz. Só que eu acho que as habilitações não são totalmente de graça, porque com tantas multas que estão aplicadas nestas blitz já deu para pagar as carteiras que vão dar.isso se chama lavagem cerebral no povão!

    ResponderExcluir
  7. maria do livramento de sousaterça-feira, 17 fevereiro, 2009

    vcs acham que não tem pessoas que precisam tirar habilitação na zona metropolitana?
    pessoas humildes que nescecitam mesmo e não tem condições.

    ResponderExcluir
  8. Não consegui imprimir minha ficha, que comprovaria minha inscrição no programa CNH Popular, o que faço agora?Me cadastro novamente?

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Na pagina de cadastramento, existe uma seção bem abaixo onde se pode fazer alterações através do número de inscrições. Boa Sorte!!

    Att,
    FagnerCV

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho 17 anos, mas faço 18 no dia 18 de abril deste ano e gostaría de saber já que eu não posso fazer minha pré-inscrição agora, pois sou ainda de menor, até quando esse "benefício" vai ficar disponível para que eu possa fazer minha pré-inscrição?

    OBS: Vou perder uma oportunidade desta só pelo fato de não ter 18 completo? Terei essa idade nesse mesmo ano.

    ResponderExcluir
  11. oi
    quando voces vao fazer a seleÇao no municipio do crato::
    e como sera essa seleÇao::::::::
    qual o perfil ideal para conseguir ser escolhido:

    ResponderExcluir
  12. Maria Elisangela Marquesquarta-feira, 18 fevereiro, 2009

    Minha familia é beneficiária do bolsa familia.O que eu Queria saber È se mais de um membro da mesma familia pode se inscrever na carteira popular? Afinal mesmo sendo da mesma familia a carteira de habilitação é individual.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Acreditamos que sim pois se isso (seu aniversário) ocorrer antes do período de provas, certamente será cabível.

    Mais Informações: Detran/CE

    Att,
    Fagner

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber qual é esse valor popular da taxa de escrição, q diz ser inferior do preço normal.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    O valor será de R$190,00, segundo DETRAN/CE.

    Att,
    Fagner da Cruz Vasconcelos

    ResponderExcluir
  16. quem ñ conseguiu imprimir a folha da inscrição, depois imprimiu so numero da inscrição( recuperar numero da inscrição) tem algum problema?

    ResponderExcluir
  17. O GOVERNO VAI ARCA COM TODAS AS DESPESAS,TERCEIROS COMENTARIOS;





    MARIA SIMONE DE SOUZA SANTOS

    ResponderExcluir
  18. eu trabalho no detran, mais mesmo assim eu não tenho como pagar
    o valor necessário para que eu possa ter a CNH. Eu quero saber quando é que a CNH popular irá chegar em fortaleza?

    ResponderExcluir
  19. ola, boa tarde!
    gostaria de saber quando sai o resultado da classificação de selecionados?


    obg.

    ResponderExcluir
  20. Ei alguán diz como me cadastro!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Quando sairá a relaçao dos escolhidos pelo detran?
    como faço para ver na internet?

    ResponderExcluir
  22. OLA,GOSTARIA DE SABER COMO OS CANDIDATOS DA CNH POPULAR SERÃO INFORMADOS DE QUE FORAM ESCOLHIDOS ? VALEU.

    ResponderExcluir
  23. 0LÁ,
    MEU ESPOSO TEM 45 ANOS FAZ MUITO TEMPO QUE DEIXOU DE ESTUDAR, NÃO É CADASTRADO EM NENHUM BENEFICIO FEDERAL, COMO ELE DEVE INSCREVER-SE? UTILIZANDO A OPÇÃO ALUNO?

    AGRADEÇO SUA RESPOSTA

    ResponderExcluir
  24. quando é q vem as escriçoes para viçosa do ceará, porq as q veio só eu pra o partido do prefeito......

    ResponderExcluir
  25. Como se cadastra pra se obter uma carteira de habilitação?

    ResponderExcluir
  26. eu tenho 2ªgrAu e qeria q eu tivees uma chance de poder tirar a minha abilitação

    ResponderExcluir
  27. eu tenho 2ªgrAu e qeria q eu tivees uma chance de poder tirar a minha abilitação
    se vcs qiser me chamar o fone é esse 99/09/01/86ok

    ResponderExcluir
  28. [...] DETRAN/CE Lança Inscrições da CNH Popular DETRAN/CE Lança Inscrições para a CNH Popular O DETRAN-CE anunciou nesta sexta-feira, durante entrevista [...] [...]

    ResponderExcluir
  29. Ei Lula da uma Forçinha awe mah
    tou preçizando dela mah pa trabalha

    qualquer tuh liga pra min

    (085)87603463

    vou espera viuúu

    ResponderExcluir
  30. oi detran, não tenho condições de tira minha abilitação

    ResponderExcluir
  31. fagnercv quando sai oresultado dos selecionados?

    ResponderExcluir
  32. A qualquer momento sairá no site do Detran/CE.
    http://www.portal.detran.ce.gov.br/

    Att,
    FagnerCV

    ResponderExcluir
  33. como é que a gente sabe que foi aprovado? so através do site do detran-ce? ou vocês entra em contato por telefone? sugestão: pois seria melhor para mim pois eu não tenho internet em casa e tenho que pagar para usufruir dela. grato do seu pronto atendimento anteciosamente agradeço.FRANCISCO DIARLLY FELIPE DE SOUSA, Mauriti, ceará.

    ResponderExcluir
  34. quando sai a lista dos aprovados na pre inscrição da cnh popular na cidade de aracoiaba ce

    ResponderExcluir
  35. Vc tem que verificar no site do DETRAN/CE

    ResponderExcluir
  36. Infelizmente nao fique sabendo que o governo tinha lancando um programa tao bom, como esse de o pessoal de baixa renda tirar carteira de habilitacao de graça, quando soube o prazo de inscricoes ja tinha terminado. Queria saber se haverá um outro momento como esse, ou seja, quando abrirá novamente as inscricoes para tirar a carteira nacional de habilitacao popular.

    Desde já agradece
    Alison Bandeira

    ResponderExcluir
  37. Oi, já fiz minha inscrição, mas não sei ainda dos resultados e estou com medo de perder a data estipulada.
    Como saber dos resultados?

    ResponderExcluir
  38. Mas cvs podem enviar para o Email? pois é melhor pois como somos pobres não temos muito acesso a internet, so de vez enquando, também se decorre o prazo nós perdemos essa oportunidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  39. o Genival Pereira de Oliveira, conhecido como Gino, está de boa, vive por cargo político na prefeitura de fortaleza.

    ResponderExcluir
  40. francisco farnebio da cunha pimentelquinta-feira, 05 março, 2009

    queria saber se as pessoas de moraujo vam ser chamadas porque todo mundo aqui depende de prefeitura e muitos tem transporte
    e todos não tem abilitão estou aqui pedindo para que vcs possam chamar agente porque agente precisa e nem todo mundo tem condiçôes de tirar um abilitaçaõ.

    ResponderExcluir
  41. eu moro no estado do ceara,se eu fezer minha escriçao,aonde faço as provas?

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber quando irão chamar a cidade de Mauriti/Ce, pois necessitamos muito desta carteira, já que a maioria possui transporte mas não possui CHN, onde torna o transito bem complicado por falta de entendimento sobre o transito.

    ResponderExcluir
  43. JÁ ME ISNCREVI, SEMPRE ESTUDEI EM ESCOLA PUBLICA E ESTOU INSCRITA NO PROGRAMA DO GOVERNO. GOSTARIA MUITO DE SABER QUANDO SERÃO ESSAS PROVAS, SÓ FAZER A INSCRIÇÃO Ñ SIGNIFICA CARTEIRA NA MÃO. DESEJO Q OS SENHORES GOVERANATES E ORGANIZADORES SEJAM MAIS RAPIDOS, Ñ TENHO CONDIÇÕES DE TIRAR ESSA CARTEIRA E ESTOU ANDANDO SIM NA BR, FUI MULTADA A SEMANA PASSADA, MAS Ñ POSSO PARAR DE TRABALHAR,CONTINUO CORRENDO ESTE RISCO, TENHO Q CONTINUAR. POR FAVOR AGILIZEM.
    ABRAÇOS.
    ECILDA DE IPAUMIRIM-CE

    ResponderExcluir
  44. Gostaria de sarbe como faso a escrição da carteira de abijitação popular,gostaria de sarbe o site que faiz a escrição da cnh.

    ResponderExcluir
  45. JA fiz a minha matricula na cidade de iguatu-ce mas até agora não tive resultados, madaram eu entrar no site do detran e não vi num him link disponivel para saber quando irá ter as aulas e as pessoas que ja foram aprovadas gostaria muito de saber se vocês tiverem alguma infomação sobre isso agradeço muito quem tiver algu link direcionado au assunto pode mandar pra meu e-mail.

    ResponderExcluir
  46. a cidade de tabuleiro do norte-ce ja sabe quem pode fazer a incrisção?porque eu ja fiz a pré agora mim falaram que eu so podia fazer a inscrição quando eu virsse meu nome numa listra que ia aparecer nesse sate.

    ResponderExcluir
  47. eu nao tirei xerox da minha pre- inscriçao !!moro em Beberibe o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  48. Olá!!

    É posível retomá-la no site através dos dados de CPF e nome do titular da inscrição.

    FgnCV

    ResponderExcluir
  49. OLA TUDO BEM . EU FIZ MINHA ESCRIÇÃO NA CNH POPULAR E GOSTARIA DE SABER COMO VOU FICAR SABENDO DA LISTA DOS CLASSIFICADOS DE MINHA CIDADE , MORO EM IGUATU -CE . OBRIGADO POR LÉ MEU COMENTARIO E AGUARDO UMA RESPOSTA DESSE ORGÃO COMPETENTE QUE NOS ESTA PROPORCIONANDO UMA OPORTUNIDADE DE MELHORES DIAS DE TRABALHO E MAIS SEUGUROS NA CONDUNÇÃO DE NOSSAS MOTOCICLETAS VALEU SIDNEYEUGENIO10@HOTMAIL.COM . VALEU

    ResponderExcluir
  50. Parabens, pois ainda não tinha visitado este site anteriormente, gostei muito do teor, fica aqui meus sinceros comentarios de admiração e grandeza. Queria se possivel alguma novidade deste site me fosse avisado por email.
    minhas congratulações
    antonio farias paiva

    ResponderExcluir
  51. Olá,

    Muito obrigado Farias!!!

    Saiba que sua visita nos é essencial para nosso trabalho.

    Sobre o envio de informações:
    Você poderá assinar nosso FEED (clique no link "Chamadas" que fica embaixo do calendário do Site). Assim você poderá receber nossas atualizaçoes através do seu e-mail.

    Volte sempre e qualquer idéia estamos abertos a sugestões.

    Att,
    Fagner C Vasconcelos

    ResponderExcluir
  52. Olá? como vão voces? Estou aqui para fazer um breve comentário elogiando esse projeto. Sou daqui de Beberibe e estou vendo muito resultado, ainda não posso tirar minha CNH mais estou aqui em nome de todos os Beberibenses que conseguiram o cadastro . Parabéns a todos que ajudaram para realizar esse projeto.
    Muito obrigada. Assim o Ceará vai em frente.

    ResponderExcluir
  53. [...] – 34k – Páginas parecidas DETRAN/CE Lança Inscrições da CNH Popular « >>>Parazinet((( 2 anos 15 fev. 2009 … O DETRAN-CE anunciou nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva, às 10 [...]

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.