quarta-feira, 25 de março de 2009

Moraújo Terá Paróquia Própria no Próximo dia 28

Moraújo Terá Paróquia Própria no Próximo dia 28



igreja-de-moraujo


A cidade de Moraújo, situada na zona Norte do Estado do Ceará e com sede do município de mesmo nome. Encontra-se em festa pelos preparativos  da   instalação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Moraújo. A Área Missionária de Moraújo foi criada no ano passado (em abril), junto com a de Uruoca. A instalação está marcada para o próximo dia 28 (março), com uma celebração solene às 18 horas. A posse será dada pelo Bispo diocesano de Sobral, Dom Fernando, ao atual Pároco:  Pe. João Jesuíno.




Saiba um Pouco Mais Sobre MORAÚJO:


GEOGRAFIA - Distante 287 quilômetros da capital Fortaleza, Moraújo encontra-se na margem direita do Rio Coreaú, a população do município é de 8.005 habitantes (censo 2007).


HISTÓRIA - Seu nome primitivo era Pedrinhas e o nome atual vem da junção do nome das famílias Moreira e Araújo (Moraújo). O município tem suas origens no início da segunda metade do século XIX com a construção de uma pequena capela em honra de Nossa Senhora da Conceição, sob a iniciativa de Guilherme dos Reis e outros fazendeiros e demais moradores da região, em torno da qual surgiram as primeiras casas, dando origem à pequena povoação de nome Pedrinhas, essa demominação perdurou até 1951, quando a povoação foi elevada à categoria de Vila e sede de distrito, do município de Coreaú. Em 27 de novembro de 1957 Moraújo adquiriu sua autonomia política, emancipando-se de Coreaú. Nesse período achava-se à frente da administração municipal o moraujense Vicente Benício de Vasconcelos.


ECONOMIA - Sua base econômica é agricultura de subsistência - cultivo do milho, feijão, arroz, mandioca e outras leguminosas, em épocas de chuvas; na pecuária - criação de bovino, caprino, suíno; no extrativismo - cêra de carnaúba, algodão, mamona e oiticica. A pesca também teve sua importância em virtude dos recursos hidricos existente na área do município: o rio Coreaú (ora perenizado), o açude Várzea da Volta e outros riachos e pequenos açudes. Pela falta de incentivos dos órgãos governamentais essas atividades estão atualmente em decadência ou sem muita expressão. A atual base econômica do município está nos empregos públicos (municipais e estaduais), nas aposentadorias e pensões dos idosos, no pequeno comércio de produtos básicos e em outras atividades autônomas. O município não possui agência bancária e conta com um posto de serviços do setor e caixas eletrônicas e auto-atendimento.


CULTURA - Compõe uma área geográfica onde os elementos culturias são idênticos aos de outros municípios, isto é, a cultura se manifesta pelos atos religiosos, cívicos, esportivos e no lazer. A festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, no início de dezembro, é a maior festa do povo moraujense e se constitui num marco de congraçamento dos habitantes e dos filhos que residem fora. O carnaval é bastante expressivo e atrai pessoas de várias cidades da redondeza. Também merecem destaque as festas juninas, as manifestações cívicas, as competições esportivas, as festas escolares e outros eventos ocasionais. Moraújo dispõe de um polo de lazer na sede, na margem do rio e no distrito de Várzea da Volta, na margem do açude, dispõe também de campo de futebol, quadras esportivas, e ainda centro de apoio e lazer para a comunidade da terceira idade, biblioteca, brinquedoteca, centro informatizado de pesquisa e lazer para a juventude - "ilha digital".


Fonte: Wikipedia


Colaboração: Frei Walden (Recife-PE)




por Fagner C Vasconcelos

5 comentários:

  1. Raimundo Paulo Pereira Silvadomingo, 26 abril, 2009

    ñ conheço moraujo só escuto fala mais falam bem de lá conheço gente que veio aqui em sobral gente boa

    ResponderExcluir
  2. eu acho otimo a nossa cidade ter paroquia pq terá mais respeito, apesar de nao ser preciso missa todos os dias tem nada nao e assim msm e bom mais pessoas passará a frequentar mais a igreja...

    ResponderExcluir
  3. Cec´lia das Virgenssegunda-feira, 03 agosto, 2009

    Tenho o maior orgulho de ter nascido em Moraújo. Adoro minha cidadezinha que é muito pacata, hospitaleira,simples e para completar tudo isso, existe um rio maravilhoso que passa por toda a cidade para o deleite dos que sabem aproveitar e admirar a natureza.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente morro em Roraima, mais ñ esqueço Moraújo minha cidade natal, e estive recente em Moraújo passei duas semanas amei de montão revi amigos e familiares, espero voltar mais breve possível, bj para todos os moraujenses.

    ResponderExcluir
  5. MARIA DO SOCORRO FREIRE OLIVEIRAsábado, 19 junho, 2010

    Aprofundando mais a história, Moraújo, tem familias que merecem destaques. Guilherme dos Reis, pai de Guilhermina, casada com Joaquim Caetano Freire foram os doadores das terras onde se encontra a igreja. Dados veridicos encontrados em cartório.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.