domingo, 24 de maio de 2009

Área Missionária de Parazinho Completa 1 Ano

Área Missionária de Parazinho Completa 1 Ano


[caption id="attachment_2046" align="aligncenter" width="300" caption="Área Missionária Nossa Senhora do Livramento"]Área Missionária Nossa Senhora do Livramento[/caption]

A Área Missionária Nossa Senhora do Livramento concluiu seu primeiro ano de atividade ontem (23 Maio), há quase um mês para o início dos festejos religiosos da padroeira: 22 de Junho.





[caption id="attachment_2024" align="aligncenter" width="224" caption="Pe. Lindomar (Paróquia de Sta Luzia- Jijoca) e Pe. Sérgio"]Pe. Lindomar (Paróquia de Sta Luzia- Jijoca) e Pe. Sérgio[/caption]

As comemorações tiveram início logo pelo início da manhã, com um café comunitário. E em seguida (às 9hs) tivemos a acolhida do Terço dos Homens, que vieram guiados pelo Pároco de Jijoca: Pe. Lindomar.





[caption id="attachment_2022" align="aligncenter" width="300" caption="Terço dos Homens - Santuário de N.Sra do Livramento (Parazinho)"]Terço dos Homens - Santuário de N.Sra do Livramento (Parazinho)[/caption]

Cerca de 125 homens seguiram o cortejo pelas ruas de Parazinho com suas motos e carros buzinando e acenando até a Matriz para celebrarem em comunhão. Após indo a um pequeno lanche e partindo devolta pelas 11hs30min do dia.





[caption id="attachment_2025" align="aligncenter" width="300" caption="Pequeno lanche antes da viagem de volta"]Pequeno lanche antes da viagem de volta[/caption]

À noite, ocorreu um missa em ação de graças. Após a tradicional Novena do Mês de Maio e já com um banquete montado ao lado, na pracinha, todos foram convidados a se reunir para cantar parabéns ao Pe. Sérgio e disfrutrar da comida ao som das músicas de Pe. Zezinho e Pe. Fábio de Melo que vinha do carro de som.



IMAGENS:


[gallery columns="4" orderby="rand"]

Em conversa com o pároco local, perguntei sobre o que mais marcou neste primeiro ano de missão. Ele ponderou um pouco e mensionou:





"A experiência de ser padre nessa região tem sido bastante satisfatória. Entre um imprevisto e outro sempre aparece muita gente pra ajudar. Todos estão colaborando."




e concluíu:





"A Área Missionária no seu primeiro ano de existência, está de portas abertas para acolher os devotos de Nossa Senhora. Sejam bem-vindos!!! Deus nos abençoe!!!"



(Pe. Sérgio, Pároco da Área Missionária Nossa Senhora do Livramento em Parazinho, Granja-CE)





Dentre os pontos que marcaram esse primeiro ano de Missão podemos citar:


Em 2008




A Área abrange as seguintes localidades divididas em três setores:



Setor I - Sede Parazinho


1- Parazinho – sede


2- Aratãim


3- Folha Larga


4- Tiaía, Contendas


5- Tiaía de Baixo





Setor II – Pedra Branca



1- Tucuns – Violeta e Córrego Grande,


2- Pedra Branca – Pesqueiro


3- Guriú


4- Boa Esperança


5- Grossos


6- Bracinho


7- Lagoa das Pedras


8- Córrego do Braço, Baixo,





Setor III – Tatajuba


1- Tatajuba


2- Buriti


3- Lago Grande





OUTROS ACONTECIMENTOS E FATOS IMPORTANTES:





  • Na Área Missionária entre os dias 09 e 10 de agosto de 2008, aconteceu o primeiro Encontro de Catequese. Compareceram trinta e quatro catequistas. O objetivo era o estudo documentos relacionados a catequese. Fato que antes ninguém tinha se preocupado com essa realidade da comunidade.





  • Pela primeira vez na Área missionária aconteceu festejos em homenagem a São Francisco. As festividades começaram no dia 24 de outubro 2008, com o hasteamento da bandeira e encerrando-se no dia 04 de outubro com a missa e arreamento da bandeira. Durante os nove dias houve uma boa participação de fiéis nas missas e novenários, sendo atrapalhado um pouco pelo período político. Durante a festa visitamos os bairros do distrito de Parazinho com celebração nas casas onde havia a visita da imagem de São Francisco e toda noite ocorria em casas diferentes. Esse fato reunia as famílias, foi muito proveitoso. Houve também um leilão, feirinha e um show de prêmios que serviu para ajudar no pagamento da imagem que custou R$ 1.080, 00 e dar início à reforma da Matriz. Nesse período houve a visita de padres da região para celebrar e também a participação das comunidades da Área Missionária N. S. do Livramento.





  • No dia 14 do mês de setembro de 2008, pela primeira vez no Parazinho, depois de uma pequena formação implantou-se o Dízimo. Na missa das 19hs, aproveitando o bom andamento da comunidade e também pela necessidade, durante a missa e depois de uma prévia exposição, com bom êxito, foi aberta a porta para o trabalho de pastoral mais participativa. Neste primeiro momento contamos com 45 dizimistas. O arrecadado foi de 547 reais. Foi um momento de graça para a comunidade. Nesta mesma ocasião inauguramos a Casa Paroquial que passou por uma breve reforma, ficando boa o suficiente para um melhor acolhimento do povo de Deus.





  • No final de outubro e início do mês de novembro, houve em Parazinho mais uma peregrinação. Durante três dias, missas novenas e muita gente vindo de Granja até Parazinho a pé durante a tradicional Peregrinação do Tríduo de São Vincente de Paulo. Destacando aqui a cavalaria ("cavaleiros") que há muito tempo não acontecia como era de costume. Foi um tempo forte de graça que devemos agradecer a Deus pelo encontro fraterno que Ele proporcionou para seu povo.





  • No dia 24 de dezembro de 2008, celebramos o Natal do Senhor no Santuário de Nossa Senhora do Livramento. A liturgia se preocupou em dinamizar a liturgia. Houve a participação de muito fiéis.





  • A missa de passagem de ano foi bem participada. Rezou-se pela paz no mundo e em nossa comunidade.





Em 2009


CAMPANHA DA FRATERNIDADE:



  • Houve um momento de formação na Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes de Camocim. Para esta formação foram enviados leigos e leigas que ajudaram na caminhada de nossa Igreja. No dia 1º de março fizemos abertura oficial da CF 2009 na Área Missionária de Nossa Senhora do Livramento. No decorrer da Quaresma foram visitadas escolas, fizemos Vias-sacras e caminhadas divulgando a CF 2009 que trabalhava a questão da Segurança pública no Brasil. O Tema da CF foi FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA. E o lema era: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA. Não tínhamos muito o que fazer, mas fizemos um pouco baseando nos recursos que tínhamos nas mãos.




QUARESMA:



  • A Quaresma foi vivida com muita intensidade. Durante a este período, além da CF 2009, trabalhamos propriamente o específico da Quaresma. No Domingo de Ramos (05 de abril de 2009) às 8:00 horas da manhã, foi feita uma caminhada saindo da COHAB Brasil em direção ao Santuário de Nossa Senhora, simbolizando a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém. Na Matriz Santuário celebramos a Paixão do Senhor.




SEMANA SANTA (abril de 2009)



  • A semana Santa no Parazinho, a primeira a ser celebrada como manda a Santa Mãe Igreja, teve início no Domingo de Ramos, dia 05 de abril. Os ramos foram abençoados na COHAB Brasil de onde saímos em caminhada até o santuário de Nossa Senhora do Livramento para Celebrar a Paixão de Cristo, isto é, a santa Eucaristia fonte espiritual da vida cristã. Na quarta-feira, dia 08 de abril, tivemos encontro com as crianças e jovens, encerrando o dia com a confissão comunitária com os idosos. Quinta-feira santa, 09 de abril, foi o dia da Ceia do Senhor, o bonito ritual do Lava-pés. A missa teve início às 4hs. Depois da homilia o sacerdote, Pe. Sérgio, lavou os pés de doze homens da comunidade representando o Jesus Cristo fez na última ceia,quando lavou os pés dos discípulos. Depois da missa houve a transladação do SANTÍSSIMO para uma capela devidamente preparada,onde as pastorais, movimentos e o povo puderam adorar o SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA HÓSTIA CONSAGRADA. A adoração foi finalizada à meia noite. Sexta-feira Santa, dia 10 de abril, teve início com uma Via-Sacra dentro do Santuário. As três horas começou a celebração da Paixão de Cristo com o Beija Cruz. Terminada a celebração todos saíram em silêncio, pois neste dia não houve benção. Depois a Igreja foi fechada e o sino desligado. Sábado Santo a Igreja foi aberta para a Vigília Pascal que teve a participação de todas as comunidades. A mesma teve início na frente da Igreja com a bênção do fogo e a preparação do Sírio Pascal. Em seguida teve a procissão, a liturgia da Palavra e a liturgia batismal, na qual duas adolescentes foram batizadas. E também o povo fez a renovação das promessas batismais. Teve a aspersão da água e a liturgia eucarística. Houve a participação de muitos fiéis. No domingo de páscoa tivemos duas missas no Santuário de Nossa Senhora.


Planejamento





Preparativos para a Festa da Padroeira 2009


Possível Tema: “MARIA, AFASTA A VIOLÊNCIA E ENCHE O MUNDO DE PAZ!”


Os horários das missas permanecem os mesmos, com exceção do dia da festa. Sugestão de uma missa as seis da manhã.


Batizados na festa. Data e formação a combinar. Não haverá batizados no dia da festa. Para batizar é necessário trazer o comprovante de curso, registro da criança e declaração do pároco assinada, se a criança for de outra paróquia. Não haverá batizados de adultos, isto é, de criança acima de sete anos.


Organizar as barracas e limitar os locais onde poderão conter mercearias cobrando um pequena taxa para ajudar nas despesas da festa.


Prosseguir com a campanha dos envelopes para ajudar no pagamento da reforma do santuário.


Promover outro Show de prêmios.


Buscar patrocinadores para a festa.


Fazer uma barraca de madeira enfrente a casa paroquial para venda de bolos refrigerantes, salgados e símbolos de devoção, como: camisas, fitas e medalhas, etc. Também servindo de local para marcar as missas.


Encenação e Leilão de São Pedro e de Nossa Senhora do Livramento.


Confecção de Camisas e outros materiais a serem vendidos na festa.


Fazer uma faixa com o tema para ser colocado na entrada do Parazinho.


Fazer livrinho da festa.


Ornamentação da praça e iluminar mais a praça.


Formação de equipes liturgicas:


*Uma equipe para a liturgia. (acolhida, leituras, comentários, recepção dos padres, etc.)


*Uma equipe somente para o social (cuidar da barraca, se preocupar com outras funções).


Essa equipes deverão ser formadas pelas as pastorais da comunidade




Para mais informações ligue:


Casa Paroquial de Parazinho – 0xx88 3624-6009


Falar com Omelina Ferreira (secretária)
ou com o Próprio pároco: Pe. Sérgio.



Por Fagner da Cruz Vasconcelos
Colaboração: Pe. Francisco Coelho do Nascimento

3 comentários:

  1. Belmiro Ferreira de Melo Netosegunda-feira, 20 julho, 2009

    A Coordenação Diocesana do Terço dos Homens (Diocese de Estância-Sergipe. Parabeniza aos queridos irmãos do Terço dos Homens do Santuario de Nossa Senhora do Livramento-Parazinho. Continuem firmes nesta linda caminhada. Salve Maria!

    ResponderExcluir
  2. Oi pe. francisco coelho do nascimento.


    Agente em sao paulo, tds da familia estamos muito feliz com a sua batalha ai, que pena que agente nao pode esta presente com vcs ai.

    um grande abracos e bjs
    francisco sergio coelho do nascimento e familia.

    sao paulo.... 19.03.2010

    ResponderExcluir
  3. Oi pe. francisco coelho do nascimento.


    Agente em sao paulo, tds da familia estamos muito feliz com a sua batalha ai, que pena que agente nao pode esta presente com vcs ai.

    um grande abracos e bjs
    francisco sergio coelho do nascimento e rita maria coelho do nascimento e tds daqui.
    sao paulo.... 19.03.2010

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.