quinta-feira, 23 de julho de 2009

Premiação do V Concurso de Redação do IJX

Premiação do V Concurso de Redação do IJX


premiação IJX


O Instituto José Xavier (IJX), localizado na cidade de Granja, a 320 quilômetros de Fortaleza, realizou solenidade de entrega dos prêmios aos dois vencedores do V Concurso de Redação, cujo o tema foi “Lívio Barreto: vida e obra”. O primeiro colocado foi o aluno Hildo Félix de Oliveira Neto, que recebeu a quantia de R$ 250, e o segundo colocado foi o aluno Lucas Araújo da Costa, que recebeu a premiação de R$ 150. Os prêmios foram entregues por José Xavier Filho, presidente do IJX.


premiação ijx 2009


A seleção foi voltada para estudantes matriculados entre o 5º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio da rede pública de Granja, com o objetivo de estimular os alunos a mergulhar na Literatura, além de conhecer a história de personalidades da cidade.




Durante a solenidade, o Instituto José Xavier realizou o lançamento do livro de poesia “Artesão de Si”, do poeta granjense Lira Dutra, além da abertura da exposição “Maria Olímpia – 80 anos – Uma lembrança contínua” que ficará no IJX até o fim de setembro. A exposição conta com objetos pessoais de Maria Olímpia Xavier, que foi coordenadora de Ciências, Tecnologia e Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento e Coordenação do Estado.



O tema da redação do prêmio foi o escritor e poeta Lívio Barreto, que nasceu em Granja em 1870. Atualmente, o escritor é patrono da cadeira nº 24 da Academia Cearense de Letras (ACL) e é autor do livro “Dolentes”. Na sua cidade-natal, o poeta deu asas à sua produção literária, publicando em 1891 vários sonetos e crônicas humorísticas no jornal granjense “A Luz”.


Um ano depois, Lívio Barreto parte para Fortaleza. Utilizando o pseudônimo de Lucas Bizarro, o escritor integrou o grupo de fundadores da Padaria Espiritual, uma das principais associações literárias do Ceará no final do século XIX responsável pela produção do jornal O Pão. Lívio Barreto faleceu aos 25 anos em 1895, tornando-se, de acordo com o professor e poeta Padre Osvaldo Chaves, “o Casimiro de Abreu da Granja”.



postado por FAGNER DA CRUZ VASCONCELOS
FONTE: DN via CamocimOnline
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.