Escritor Cearense Recebe Maior Premiação da Literatura Brasileira
O Governo do Estado de São Paulo anunciou o resultado do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 na noite da última segunda-feira (3), no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O júri escolheu como Melhor Livro do Ano de 2008 a obra "Galiléia", do cearense Ronaldo Correia de Brito. Na categoria Melhor Livro do Ano - Autor Estreante, o título ficou com Altair Martins, autor de "A Parede no Escuro". Os ganhadores das duas categorias receberam, cada um, R$ 200 mil.
O concurso teve 217 romances de 75 editoras e 13 autores independentes inscritos nesta edição. A primeira edição do Prêmio São Paulo de Literatura foi realizada em 2008 e recebeu inscrições de 146 romances de 55 editoras e 19 autores independentes.
O governador de São Paulo, José Serra, participou da premiação e antecipou o anúncio da realização da 3ª edição do evento. "Este é um prêmio que veio para ficar. Três anos [em 2010] será tempo suficiente para fixá-lo como um marco. Em 2008, tivemos 146 romances registrados. Este ano, 217. É um aumento significativo", disse. Serra citou a frase "minha língua é minha pátria" do poeta Fernando Pessoa para ressaltar que o prêmio não tem limites regionais. "[O prêmio] ultrapassa os limites territoriais do Brasil. Pelos vencedores, vocês podem ver que é um prêmio nacional. Ganharam um gaúcho [Altair] e um cearense [Ronaldo] que mora em Pernambuco", completou.
[caption id="attachment_3445" align="aligncenter" width="199" caption="Ronaldo Correia de Brito foi o melhor autor (Foto: Flora Pimentel)"]
[/caption]
O secretário de Cultura, João Sayad, também esteve no evento e enfatizou a dimensão do prêmio. "Queremos que seja um prêmio escandaloso para que chame atenção para os livros, para os autores e, principalmente, para a leitura", afirmou. Também participaram da entrega do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 o secretário de Educação, Paulo Renato Souza, o secretário de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, André Sturm.
Os livros finalistas foram escolhidos após avaliação de júri formado pelos professores Ivan Marques e Marcos Moraes, pelos escritores Menalton Braff e Fernando Paixão, pelos livreiros Paula Fabrio e José Carlos Honório, pelos críticos literários Marcelo Pen e Josélia Aguiar e os leitores Márcia de Grandi e Mario Vitor Santos. Entre autores concorrentes, estavam nomes consagrados da literatura como José Saramago, Milton Hatoum, Moacyr Scliar e João Gilberto Noll. A avaliação final foi feita por um segundo grupo de jurados, que chegou aos dois vencedores.
postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTES: Portal Jangadeiro Online, com informações da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo


Esse cara é mais de muitos cearense que vivemn no mundo a fora com talento. Pena que pouco são reconhecidos... Parabésn Ronaldo Correa!!
ResponderExcluirCuritiba-PR