segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Escritor Cearense Recebe Maior Premiação da Literatura Brasileira

Escritor Cearense Recebe Maior Premiação da Literatura Brasileira


Ronaldo Correia de Brito (à Esq.) foi escolhido como melhor autor (Foto: divulgação)


O Governo do Estado de São Paulo anunciou o resultado do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 na noite da última segunda-feira (3), no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O júri escolheu como Melhor Livro do Ano de 2008 a obra "Galiléia", do cearense Ronaldo Correia de Brito. Na categoria Melhor Livro do Ano - Autor Estreante, o título ficou com Altair Martins, autor de "A Parede no Escuro". Os ganhadores das duas categorias receberam, cada um, R$ 200 mil.



O concurso teve 217 romances de 75 editoras e 13 autores independentes inscritos nesta edição. A primeira edição do Prêmio São Paulo de Literatura foi realizada em 2008 e recebeu inscrições de 146 romances de 55 editoras e 19 autores independentes.



O governador de São Paulo, José Serra, participou da premiação e antecipou o anúncio da realização da 3ª edição do evento. "Este é um prêmio que veio para ficar. Três anos [em 2010] será tempo suficiente para fixá-lo como um marco. Em 2008, tivemos 146 romances registrados. Este ano, 217. É um aumento significativo", disse. Serra citou a frase "minha língua é minha pátria" do poeta Fernando Pessoa para ressaltar que o prêmio não tem limites regionais. "[O prêmio] ultrapassa os limites territoriais do Brasil. Pelos vencedores, vocês podem ver que é um prêmio nacional. Ganharam um gaúcho [Altair] e um cearense [Ronaldo] que mora em Pernambuco", completou.






[caption id="attachment_3445" align="aligncenter" width="199" caption="Ronaldo Correia de Brito foi o melhor autor (Foto: Flora Pimentel)"]Ronaldo Correia de Brito foi o melhor autor (Foto: Flora Pimentel)[/caption]

O secretário de Cultura, João Sayad, também esteve no evento e enfatizou a dimensão do prêmio. "Queremos que seja um prêmio escandaloso para que chame atenção para os livros, para os autores e, principalmente, para a leitura", afirmou. Também participaram da entrega do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 o secretário de Educação, Paulo Renato Souza, o secretário de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, André Sturm.



Os livros finalistas foram escolhidos após avaliação de júri formado pelos professores Ivan Marques e Marcos Moraes, pelos escritores Menalton Braff e Fernando Paixão, pelos livreiros Paula Fabrio e José Carlos Honório, pelos críticos literários Marcelo Pen e Josélia Aguiar e os leitores Márcia de Grandi e Mario Vitor Santos. Entre autores concorrentes, estavam nomes consagrados da literatura como José Saramago, Milton Hatoum, Moacyr Scliar e João Gilberto Noll. A avaliação final foi feita por um segundo grupo de jurados, que chegou aos dois vencedores.




postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTES: Portal Jangadeiro Online, com informações da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Um comentário:

  1. Esse cara é mais de muitos cearense que vivemn no mundo a fora com talento. Pena que pouco são reconhecidos... Parabésn Ronaldo Correa!!

    Curitiba-PR

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.