sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Tremor de Terra no Litoral: Granja e Parazinho Sentem os Abalos

Tremor de Terra no Litoral: Granja e Parazinho Sentem os Abalos


[caption id="attachment_3507" align="aligncenter" width="197" caption="O tremor foi sentido por várias pessoas de Granja e Parazinho"]O tremor foi sentido por várias pessoas de Granja e Parazinho[/caption]

Última Hora.

PARAZINHO, GRANJA-CE

Um tremor de terra foi sentindo agora à noite por vários moradores do distrito de Parazinho e na sede do município de Granja. O fenômeno ocorreu por volta das 19hs15min da noite desta sexta-feira (07), e durou cerca de 5 a 7 segundos. Ainda não temos informações de magnitude  ou local do epicentro deste sismo.


 




[caption id="attachment_3505" align="aligncenter" width="300" caption="Sismograma (foto: reprodução)"]O tremor foi sentido por várias pessoas[/caption]

O Laboratório Sismológico da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) informou que esta monitorando toda atividade sismica no noroeste do Ceará e mantém duas estações no município de Sobral.


De acordo com Eduardo Alexandre de Menezes, técnico do Laboratório Sismológico da UFRN, nesta segunda-feira (10) ele estará seguindo até  Sobral pra fazer manutenção das estações de Sobral e também fará uma visita a região de Granja e Parazinho.



postado por FAGNER C VASCONCELOS

5 comentários:

  1. Boa noite,
    gostaria de informar que a UFRN esta monitorando toda atividade sismica no noroeste do Ceara, e mantem duas estacoes no municipio de Sobral.
    Nesta segunda feira eu estarei seguindo ate Sobral pra fazer manutençao das estacoes de Sobral e farei uma visita a regiao de Graja e Parazinho.
    Sou tecnico em sismologia do Laboratorio Sismologico da UFRN.
    Meus tel de contato sao:
    84 8804 3570
    84 9152 1259
    Sem mais estarei a desposicao para maiores detalhes.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sr. Eduardo,

    Obrigado pela participação e desde já agradeço também pela disponibilidade para com o blog.

    No entanto, gostaria de saber mais sobre este fenômeno em nossa região. Dados como local do epicentro do tremor, qual a força na escala Richter? Se o mesmo poderá retornar em qual previsão de tempo e qual é o grau de risco desse fenômeno em nossas comunidades?

    O blog está a disposição para publicar eventuais esclarecimentos técnicos/científicos.

    Atte,
    Fagner C Vasconcelos
    editor chefe

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Fagner,
    olhe gostaria de deixar nossos contatos por email aqui.
    eduardo@geofisica.ufrn.br
    easm2007@hotmail.com
    Estarei viajando ai para regiao na segunda feira para avaliar melhor este tremor.
    Um abraço,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Fagner,
    voce tem algum numero de tel que nos possa informar para entra em contato direto.
    Agradeço a atencao.
    Eduardo Alexandre.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos,
    as estacoes sismograficas instalas na regiao de Sobral de responsabilidade da UFRN,registraram tres eventos nesta ultima sexta feira(07/08/09), ocorridos na regiao de Granjae Parazinho no noroeste do Ceara, o maior deles teve sua magnitude calculada em 2,5 Mb 22:15 h GMT, os outros dois tiveram magnitudes inferiores a 2,0 Mb.
    Agradecemos a colaboracao do SubTen M Costa da Devesa Civil de Sobral que nao mediu esforços, para nos ajudar em coletar os dados da estacao analogica instalada na localidade do Jordao em Sobral.
    Nesta segunda feira estarei indo a regiao para melhor analizar o efeito do mesmo.
    Sem mais,
    Eduardo Alexandre.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.