segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Chapéu de Palha Cearense Ganha o Brasil

Chapéu de Palha Cearense Ganha o Brasil


chapéu de palha cearense (Foto: Reprodução)

Em Sobral (CE), a produção de chapéu de palha dura o ano inteiro, gerando emprego e atendendo a todas as regiões do Brasil. A peça, usada nas festas juninas ou no dia a dia, para proteger do sol, é confeccionada por artesãos com uma técnica que atravessou as décadas.

Alguns fabricantes aprenderam o ofício há mais de 50 anos. No sertão, os artesãos se reúnem para fazer as peças, que depois são vendidas para empresas que dão o acabamento.




Até ganhar o mercado, o chapéu passa por diversas etapas. Primeiro é feito o corte do excesso de palha – o excedente é usado para fazer adubo. Depois, com a ajuda do fogo, o chapéu ganha forma. As palhas se unem com o calor e dão firmeza à peça. Por último, prensas conferem aos chapéus seu formato final.

Uma empresa de Sobral está com o estoque lotado. São mais de 100 mil chapéus para atender as encomendas para o verão, carnaval e até para as festas de São João. O chapéu de Sobral tem mercado garantido no Brasil inteiro.

Os estados do Sul e Sudeste são os maiores compradores. O empresário César Menezes, no ramo há mais de 40 anos, explica porque o adereço nunca sai de moda. “Ele retém os raios solares, tonifica todo o couro cabeludo e evita a queda do cabelo”, diz.




postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE: G1

Um comentário:

  1. quero saber como faço pra encomendar os chapéus de sobral. me mande o contato.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.