sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Criação de Municípios

Criação de Municípios




A seguir veremos alguns dos critérios usados para se emancipar uma localidade:


Distritos que, sozinhos, podem ser transformados em município, de acordo com os critérios de população: Aranaú (Acaraú), Caponga (Cascavel), Jurema (Caucaia), Pessoa Anta (Granja), Lima Campos (Icó) Almofala (Itarema), Antônio Diogo (Redenção), Pecém (São Gonçalo do Amarante), Canaan (Trairi), Pajuçara (Maracanaú), Jamacarú (Missão Velha) e Aruaru (Morada Nova).




  • - Distritos que, juntos, propuseram emancipação e atingiram o mínimo de habitantes exigido: Icaraí, Moitas, Mosquito e Sabiaguaba (Amontada); Jacaúna, Patacas e Tapera (Aquiraz); Parajuru e Paripueira (Beberibe); Várzea dos Espinhos, Martinslândia e Mucambo (Guaraciaba do Norte); Matriz, Nova Fátima, São José das Lontras, Alazans e América (Ipueiras); Iratinga, Aguaí, Serrote do Meio, Pitombeiras e São Tomé (Itapajé); São Pedro, Canafistula e Mel (Jucás); São Miguel e Manituba (Quixeramobim); Lisieux, Malhada Grande, Macaraú e Trapiá (Santa Quitéria); Aracatiaçu e Taperuaba (Sobral).



  • - Distritos com proposta de emancipação, mas que não atingem o número mínimo de moradores: Santa Felícia e Santo Antônio (Acopiara); Trussu e São Paulinho (Acopiara); Guanacés (Cascavel); Ponta da Serra (Crato); José de Alencar (Iguatu); Deserto (Itapipoca); Assunção (Itapipoca); Feiticeiro (Jaguaribe); Itapebussu, Antônio Marques e Lagoa do Juvenal (Maranguape); Amanari e Lagoa do Amanari (Maranguape); Mineirolândia (Pedra Branca); Lagoinha (Quixeré); Flores (Russas); Santa Tereza e Trici (Tauá); Mundaú (Trairi).



  • - Os últimos distritos cearenses transformados em município foram: Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara e Choró (todos em 1992) e Fortim (1993).



  • - Pelo que está proposto só poderá se transformar em município, dentre outros critérios, distritos que tiverem quantidade de habitantes correspondente a 1% (ou mais) da população do Ceará - o que representa 8.548 pessoas.



  • - Além disso, também é necessário comprovar eleitorado superior a 40% de sua população; ter centro urbano constituído e ter equipamentos sociais e de infraestrutura (posto de saúde, posto policial, sistema de telefonia pública etc), dentre outras regras.




Agora pergunto: Onde está a lista que inclue o Parazinho?
postado por FAGNER C VASCONCELOS
Fonte: Revista Distritos In Foco de março de 2009, editada pela Federação das Associações Emancipalistas do Ceará (Faec) e Assembleia Legislativa.
(Via O Povo Online)

3 comentários:

  1. Cadê o Parazinho? uma vez um vereador daí garantiu que seria certeza a emancipação, achei que não, sem centro comercial, sem banco,principalmente população, daí mostraram-me o banco popular, mas ainda continuei sonhando com a separação da Granja.

    ResponderExcluir
  2. Como assim??
    E o querido Parazoquinha, onde fica??

    Putz, independência já!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que tanto o distrito de Parazinho como o distrito de Pessoa Anta (Santa Teresinha) fossem emancipados politicamente, de acordo com a Lei Federal. Acredito que ainda não vai ser possível no momento. Estes dois distritos ainda precisam de melhorias por parte do Poder Público de Granja, que não faz nada de proveitoso nem na sede do próprio município,que é Granja imagine, nos distritos. E se for para o bloco político de Esmerino Arruda administrar o futuro desses novos municípios, é preferível deixar como está. Seria um desastre. Acredite!

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.