segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Colheita do Caju Está Atrasada, Mas Ainda Anima Produtores

Colheita do Caju Está Atrasada, Mas Ainda Anima Produtores


Colheita do Caju


É tempo de colheita do caju no Ceará. Este ano, houve atraso na safra por causa do período prolongado de chuva. Mesmo com a colheita um pouco tardia, os produtores esperam tirar do campo uma boa safra.


O ritmo é acelerado para recolher o que os cajueiros começam a oferecer com fartura. Mas, o trabalho deveria ter começado há mais tempo. Neste ano, o período de chuva se estendeu: durou até agosto, mais de um mês além do previsto e alterou o ciclo do caju. Nesta fazenda, pelo menos 80% dos pés ainda estão na fase da floração, sem nenhum sinal do fruto. No ano passado, nessa época, quase metade da safra já havia sido colhida.


caju (Foto: Reprodução)


Com o atraso na colheita, a safra, que costuma durar de setembro a dezembro, perdeu praticamente um mês. Com menos tempo não é possível processar tantos pedúnculos de uma só vez. Esta parte que serve como suco, cajuina, doce e consumo in natura, é altamente perecível e deve sofrer perdas na produção.




Curiosidade:


castanha in natura (Parazinet)


O fruto verdadeiro do cajueiro é a castanha de caju e não o fruto amarelo que normalmente considera-se como tal e que é apenas a parte carnosa ou haste que sustenta a castanha.





[caption id="attachment_4534" align="aligncenter" width="124" caption="Castanha do Caju - Fruto verdadeiro do Cajueiro"]Castanha do Caju - Fruto verdadeiro do Cajueiro[/caption]

Parece ter-se difundido para o mundo a partir da Amazônia, principalmente para a Índia, que hoje é o principal produtor e exportador da castanha de caju.



Perspectiva de crescimento


Mas, isso não deve influenciar os números da safra. A expectativa dos produtores é que este ano a produção supere as 130 mil toneladas do ano passado e mantenha o Ceará como maior produtor de castanha do país.


A área destinada à cajucultura é a mesma: 330 mil hectares. Para os produtores, ainda é cedo definir o preço da castanha que, no ano passado, ficou em torno de R$ 1,10 o quilo, mas já é possível esperar bons lucros.



postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE: Programa Nordeste Rural/TV VerdesMares
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.