domingo, 10 de janeiro de 2010

Região Norte em Alerta

Região Norte em Alerta


[caption id="attachment_2010" align="aligncenter" width="210" caption=" Moradores de áreas de risco temem que suas casas sejam destruídas novamente"][/caption]

Moradores da região norte estão em alerta com a chegada do período de chuva. Eles temem que as casas sejam destruídas como no ano passado, quando as enchentes praticamente destruíram os municípios de Sobral, Santana do Acaraú e Granja.


Devagarzinho ela vem chegando e deixando preocupado quem nem pode ouvir falar em chuva. São os moradores de áreas de risco. No ano passado, na região norte, os municípios de Santana do Acaraú, Sobral e Granja sofreram com as enchentes. O nível dos rios Acaraú e Coreaú deixou parte das cidades submersas. Em alguns locais só foi possível passar de canoa.


Em Granja, a cidade ficou praticamente debaixo d’água no ano passado, a cena é a mesma. Famílias ainda esperam para serem transferidas da beira do rio Coreaú.


Em sobral, segundo a Defesa Civil do município, só agora o Governo Federal liberou 4 milhões de reais para a construção de 279 casas populares. O objetivo é retirar as famílias de áreas como a margem esquerda.


O Museu Madi, que virou símbolo das enchentes do ano passado aqui em Sobral, continua no mesmo local. As obras de arte foram transferidas para a secretaria de cultura do município. Segundo a prefeitura, o prédio vai continuar no leito do rio Acaraú. A diferença é que ele vai virar um espaço para exposições itinerantes.


Segundo o secretário de infra-estrutura, a margem esquerda recebeu um reforço na estrutura para evitar que aconteça o mesmo de 2009.


A época mais esperada para uns, é sinal de problemas para outros. Só resta torcer pra que o pior não aconteça.


Em granja, segundo Francisco Araújo, coordenador da Defesa Civil, o município já recuperou as estradas que foram danificadas com as chuvas e está construindo 200 casas com recurso federal. Em Santana do Acaraú, estão sendo feitas obras na BR-222, na entrada da cidade.


De acordo com a Funceme, de ontem pra hoje choveu muito pouco, em apenas seis municípios. O maior índice registrado foi em Viçosa do Ceará: 27 milímetros.



postado por FAGNER CRUZ
FONTE: TV VerdesMares (CETV 1ª Edição)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.