quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Secretaria de Saúde do Estado Fica em Alerta Após Segunda Morte por H1N1

Secretaria de Saúde do Estado Fica em Alerta Após Segunda Morte por H1N1



Com o segundo caso confirmado de morte no Ceará por infecção do vírus Influenza A, H1N1, conhecido como gripe suína, a Secretaria de Saúde (SESA) está em estado de alerta. As duas vítimas não haviam viajado recentemente e não consta contato com pessoas de fora, o que significa que o vírus está rodando o Estado, outro fator de preocupação para técnicos especialistas. Ainda há mais três casos sob investigação no Instituto Evandro Chagas, no Belém do Pará.


O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da SESA, Dr. Manoel Fonseca, durante entrevista ao Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (20), disse que a orientação é a atenção tem que ser redobrada, já que no período de chuvas aumenta o número de casos de doenças respiratórias agudas. Para Fonseca, algumas dicas precisam ser seguidas, como “lavar as mãos, evitar tocar boca, nariz e olhos, evitar compartilhar copos, toalhas e canudinhos, e pessoas gripadas devem ficar em casa durante cinco dias.


A Secretaria de Saúde irá reeditar e atualizar a nota técnica para os estabelecimentos de ensino e também uma nota técnica para mulheres grávidas, com os principais cuidados. Manoel Fonseca também avisa que no dia 5 de março um simpósio será realizado um simpósio com todos os secretário municipais de saúde para discutir as estratégias de vacinação dos grupos de risco.




postado por FAGNER CRUZ
FONTE: Ceará Agora (Márcio Dornelles)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.