quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dicas Para se Proteger dos Raios Ultravioleta

Proteja-se Contra os Raios UV


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB796Ar7kn9BrmgmdDLOOYYymMx151rg-qQYK_Uyqd-81Zk2AKBc8ZTYeqaXhuB75eT4KJDF49_XzBUvGLwyc-IAmt0jdxBb9OPFisaJUSWW_rxemAnMUsW17DEob1mo1oN13uPChjh9JV/s320/solquente.jpg



Mãos no rosto, sombrinhas, jornais e até pastas de trabalho. Assim o cearense tenta se proteger da radiação solar. Cada um dá o seu jeito, faz o que pode. Ao andar pelo Centro da cidade, é fácil perceber como as pessoas tentam se proteger dos raios solares. Mas muita gente não sabe como se proteger da forma adequada.





A incidência de raios ultravioleta atingiu índice máximo nos últimos dias, em Fortaleza. E não é de hoje. Há um bom tempo o cearense vive nessa circunstância. O estado, por situar-se próximo à linha do Equador, registra estes índices constantemente. De acordo com o meteorologista Jonathan Cologna, da Somar Meteorologia, empresa paulista responsável pelo estudo, a variação de radiação em Fortaleza é de 10 a 14 (índice máximo) durante todo o ano. ``A variação existe, mas é pequena. Tudo depende da nebulosidade``, diz o estudioso.





E quem sofre é a população. ``Está pegando fogo. Não aguento mais``, diz Benedito Isidoro, de 32 anos, enquanto segura uma sombrinha para proteger a esposa e o filho de 10 meses. A atitude de Benedito é correta. Porém, ele confirma que não costuma usar outro produto fundamental: o filtro solar.





A pele é a parte do corpo que mais sofre com o sol. De acordo com o dermatologista Paulo Cid, a incidência do sol pode provocar o envelhecimento precoce, entre outros problemas. ``Os raios podem provocar uma alteração imunológica que facilitam a Herpes e o Pano Branco``, explica.





Mas não é só a pele que sofre. O oftalmologista Breno de Holanda diz que algumas doenças nos olhos são causadas pela radiação solar. ``A Catarata, o Pterígio e a Degeneração Macular são as três principais doenças que podem aparecer por conta dos raios solares``, explica Holanda. ``A forma de evitar é usando óculos escuros de qualidade. Não adianta usar óculos com lente ruim``, finaliza.




EVITE AS DOENÇAS DE PELE





Dicas gerais:




> Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;





> Usar sempre filtro solar, passando pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol





> Usar o filtro apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas;





> Procure lugares com sombra, sempre que possível;





Vestuário:




> Usar chapéus de abas largas;


> Usar camisas de camisas de manga longa;


> Usar calça comprida


> Usar óculos escuros





Auto-exame:




É possível fazer um auto-diagnóstico. Veja como:





Sintomas:




> Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;


> Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;


> Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;


> Mudança na textura da pele ou dor.



Como identificar:




> Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo;





> Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas;





> Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas;





> Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos;





> Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas;





> Também com o auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.



postado por FAGNER CRUZ

FONTE: O Povo Online (Emmanuel Macêdo)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.