sexta-feira, 26 de março de 2010

3.270 Raios Atingiram o CE em Apenas 24Hs

Granja Foi o Município Mais Atingido: 320 Raios


http://www.lgfprojetos.com.br/imagens_jpg/produto_eletrica_para_raio.jpg



Estrondos e clarões marcaram a madrugada e a manhã de ontem. Culpa dos 3.270 raios que caíram por todo o Estado. Segundo o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, da meia-noite de quarta até as 12 horas de ontem (25), as regiões Norte e Sul do Ceará foram as mais atingidas. Granja foi o município onde houve maior quantidade de raios, 320. Em seguida, vem Bela Cruz, com 253, e Acaraú, com 170.


A capital cearense registrou 15 raios, mas só 12 milímetros de chuva. Os dados são obtidos pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), por meio de um programa desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará.


A previsão é de mais raios para os próximos dias.


Em Parazinho, há poucos Para-raios. Curiosamente a maioria fica em construções afastadas da área urbana, colocadas em caixas d'águas e torres de telefonia. A torre da Igreja Matriz de Parazinho não possui mais este equipamento de proteção, o que causa temor aos moradores locais, pois a cruz que fica na ponta da construção é toda metálica.


Há outros pontos onde se vêem altos canos metálicos, servindo de base para antenas de TV e Celular. O que aumenta a chance de incidência, já que as descargas atingem mais facilmente os ponto mais elevados e propícios a descarga elétrica. Veja abaixo algumas dicas em caso de tempestade com relâmpagos.



Cuidados dentro de casa durante tempestade
- Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos etc, sobre tudo se a residência se encontra em campo aberto;
- Evitar ligar equipamentos elétricos para a proteção do próprio aparelho;
- Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade
- Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças;
- Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.




Curiosidade


> A energia de um raio tem em média 500 quilowatts.Sendo assim, os 3.270 raios de ontem no Ceará geraram cerca 1.630.000 quilowatts.



> 500 quilowatts é pouco mais do que se consome em um mês num residência, em média.



> Mas ainda não há como transformar a energia de um raio em energia comum, utilizada no dia a dia.




postado por FAGNER CRUZ

FONTE: com informações do O Povo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.