domingo, 18 de abril de 2010

Leão Quer Morder Assalariados

IRPF Chega aos Assalariados


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVpWWsnHODouZScZRgihL4bEVCWP0cVOlCLfZ5IxyVRqFlflKqn2fcCebJ6OSbJw21S_580ru3QjI6bcyfUeiAHPWCotuqDlUlQQfYZB-t3XJqeKb-9d7NLC853s4O5T1cVyIIV10aQyk/s400/leao+imposto+de+renda.jpg

Dentro de 13 dias, termina o prazo para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)de 2010, ano base 2009. Neste ano, a Secretaria da Receita Federal no Ceará, espera o recebimento de 520 mil declarações do imposto, 20 mil a menos que em 2009, beneficiadas pelas novas regras. Apesar disso, o que se observa é que, a cada ano, a mordida do leão alcança mais e mais trabalhadores assalariados no País. Isto porque, com os aumentos sucessivos do salário mínimo e a falta de reajuste da tabela do IRPF acima da inflação, quem ganha três pisos de referência já está ao alcance das garras do Fisco.

A tendência pode ser observada desde 1996, quando houve o congelamento da tabela progressiva do imposto. Naquele ano, quem recebia até seis salários mínimos e meio estava isento. No ano passado, ainda estava livre quem ganhava até 3,09 pisos, o que já não ocorre a partir do ano em curso.


Além disso, quem possui negocio próprio tem de aguentar o fato de que o Leão abocanha 34% dos lucros das empresas. O desafio das empresas hoje é vencer o alto custo tributário, que impede a competitividade e faz com que os negócios não se viabilizem.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE: DN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.