segunda-feira, 19 de julho de 2010

Advogado Clama Pela Restauração de Cartão Postal Granjense

Advogado Clama Pela Restauração de Cartão Postal Granjense


http://farm3.static.flickr.com/2648/3694810717_b52ce279cb.jpg



No livro de crônicas que publiquei, em 2008, "Velhos temas que não morrem", dediquei os dois primeiros trabalhos, "A ponte de Granja" e "Eu acuso", dignos de serem relidos, à situação de penúria em que se encontrava a passagem da população da cidade de Granja pela ponte, trabalhos publicados no "Correio do Ceará", de 08/02/74 a 03/07/74. E eu fazia um veemente apelo ao governador César Cals para que desse "um jeito nisso", para se ver restaurada a ponte que o escritor Antônio Bezerra, em seu livro "Notas de viagem" salientava "ser esse colosso da indústria moderna, incontestavelmente a mais linda, senão a mais gigantesca do Império brasileiro, trabalho americano saído das oficinas de Phoenixcille Bridge Works, perto de Filadélfia". E eu destacava que "a ponte não é bem estadual, mas o povo que vive ali também é do Ceará e o entendimento governamental com o setor responsável poderá resultar em benefício coletivo".


Esse meu trabalho mereceu elogios, inclusive do então deputado federal Parsifal Barroso. E o governador atendeu o apelo. Mas, pobre Granja. Em outro artigo, saliento: Granja tem um passado de glórias, de progresso, de vida cultural rica, registrada não apenas na memória do povo, mas em livros. Aqui em, Granja, por incrível que pareça, tivemos a famosa Filarmônica de Granja, dirigida pelo maestro Ciarlini.


[caption id="attachment_7005" align="aligncenter" width="453" caption="Foto: Ismael Aguiar"]Foto: Ismael Aguiar[/caption]

´E o escritor Humberto de Campos chegou a dizer que "na sociedade local não havia uma família abastada que não tivesse seu piano, e as moças aprendendo a tocar". Aqui existiu um Derby Club, um Cine Orion, uma coletoria federal, uma coletoria estadual, um posto do INSS, um do Funrural e havia o BEC. E já teve, governador, vida cultural intensa. E atualmente não tem nada mais disso. Só decadência. Tenha pena de Granja, governador Cid Gomes, e interfira para que o pequeno trecho da estrada arrombada pelas enchentes do inverno de 2009, que impediu o tráfego através daquela ponte, seja restaurado. O povo sofre e não pode mais trafegar através da ponte.


Luís Cruz de Vasconcelos- Professor e advogado

postado por FAGNER CRUZ

FONTE: Diário do Nordeste

5 comentários:

  1. De fato a granja está deixando muito a desejar no quesito CULTURA e com certeza necessita de um resgate urgente.
    A cultura de Granja pede socorro!!

    ResponderExcluir
  2. Sr. Geovane,
    Não é somente a cultura de Granja que pede socorro não, mas todo o município, porque a Granja toda está em decadência, há mais de 40 anos, com o mesmo grupo político no poder e isto é prejudicial ao município. É salutar que haja alternância de poder, respeitando-se a oposição. Uma oposição atuante e confiável, que não se venda e que saiba fiscalizar e cobrar as ações do Prefeito em exercício na aplicação dos recursos que vêm ao município para que sejam usados em benefício do povo, e também ensine a este povo a exercer o seu direito de cidadania. Precisamos de mudança, e com este grupo que está no poder não dar. E não venha ninguém aqui querendo novamente amedrontar e confundir este povo tão sofrido e espoliado, com a mesma cantiga de sempre, para encobrir as rapinagens do Esmerino, repetindo o lenga-lenga, dizendo que a Granja não cresce por causa de toda a Família Arruda, mas sejam honestos, digam a verdade, sem arrodeios e sem medo: O responsável pela decadência de Granja é tão somente o Esmerino Arruda que manipula os recursos, com o seu grupo político, financiando todas campanhas políiticas, elegendo quem ele deseja que vença, desde o prefeito, quer seja da sua família ou não, como também elegendo todos os vereadores que ele deseje que ganhem, mantendo a maioria na Câramara Municipal, com o mínimo de 80% dos vereadores, todos financiados com o dinheiro que ele rouba do póprio povo de Granja. Gransenses, sejam altivos, procurem o melhor para a sua cidade, para o seu município, para o seu povo e não tenham medo de mudar, porque a Granja precisa de cidadãos e cidadãs honestos, trabalhadores, que sejam honrados e primem pela ética na política e em todos os setores de atividade. Pelo amor de Deus, não vendam os seus votos. Analisem as propostas de cada candidato para cobrar depois. Tenham cuidado com estes candidatos que não têm propostas, mas que ficam enrolando a campanha toda, só sabem desenvolver campanhas diamatórias, com jogo baixo, sujo e desleal, difamando os candidatos que têm uma proposta de trabalhar em benfício do povo granjense.

    ResponderExcluir
  3. libertacaonuncaetardequarta-feira, 21 julho, 2010

    enquanto isso o filho do prefeito de Granja passou os 4 anos na assembleia para ser autor de 4 medíocres projetos:

    Projeto de Lei 147/2007 – Aprovado
    DENOMINA RODOVIA ESTADUAL ESMERINO OLIVEIRA ARRUDA COELHO FILHO A RODOVIA QUE INTERLIGA A SEDE DO MUNICÍPIO DE JIJOCA DE JERICOACOARA À SEDE DO MUNICÍPIO DE GRANJA.

    Projeto de Lei 326/2009
    DENOMINA MARIA CARMELITA CARDOSO "DONA BEBITA", A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO, QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA NO DISTRITO DE ARAQUÉM NO MUNICÍPIO DE COREAÚ-CE.

    Projeto de Lei 61/2010
    DENOMINA DE PROFESSOR EMMANUEL OLIVEIRA DE ARRUDA COELHO A ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) QUE SE LOCALIZARÁ NA SEDE DO MUNICÍPIO DE GRANJA.

    Projeto de Lei 22/2009 – Aprovado
    CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO CEARENSE AO EMPRESÁRIO EIKE FUHRKEN BATISTA.

    FONTE:www.excelencias.org.br

    lamentável

    ResponderExcluir
  4. já faz um ano e a ponte continua do mesmo jeito ou pior.
    será que ninguem faz ou vai fazer nada?
    as eleições estão ai, é hora de se perguntar se vale a pena votar nesses que estão no poder.
    pensem!

    ResponderExcluir
  5. é meus amigos como dizem o ditado o "engano ta na vista"só os cegos lambe pratos ou farinha do mesmo saco que votarão neles!!!!!!!

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.