quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Consulta Popular Finaceira em Sobral

Alunos Prestam Serviço de Economia a Populares em Sobral


[caption id="" align="aligncenter" width="323" caption="foto: Wilson Gomes"]http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=446981[/caption]

Os moradores de Sobral foram beneficiados, na manhã de ontem, com uma prestação de serviço promovida pelos alunos do Curso de Ciência Econômica do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento faz parte da Semana do Economista e teve como local o Becco do Cotovelo. Ofereceu à população deste Município, gratuitamente, uma consulta financeira.


Além de promover a integração entre a UFC e a comunidade sobralense, o evento teve outro objetivo: construir uma rede de difusão de conhecimento na região. "Nós entendemos que o conhecimento que é produzido dentro da universidade não deve ficar confinado aos muros da universidade. Ele deve sair, romper os muros e chegar à comunidade para cumprir o verdadeiro papel do conhecimento", disse a professora Salvelina Marques Lourenço, vice-coordenadora do Curso de Ciências Econômicas.


Para facilitar o atendimento à população, uma tenda foi montada no centro do Becco. "Algumas pessoas ganham pouco, mas, mesmo assim, conseguem fazer poupança e acumular dinheiro. Elas cuidam do seu dinheiro, por menor que seja", afirmou a coordenadora do Curso de Ciências Econômicas e professora, Sâmia Nagib Maluf, que produziu uma cartilha educativa com o título "Educação financeira sem fronteiras", com dicas de como aperfeiçoar os gastos da família, evitar endividamentos e, consequentemente, fazer o dinheiro render.


A cartilha traz dicas passo a passo de como não gastar mais do que se ganha, quando comprar, como comprar e, de que forma comprar: se à vista ou a prazo. Conforme a cartilha, uma das dicas de como viver no azul é fazer uma lista de todos os gastos. A professora Sâmia informa que existem dois tipos de despesas: "aquelas que temos todos os meses, com valores iguais e parecidos, e aquelas que os valores mudam de diferentes motivos".


Por outro lado, ela explica que o interessante é o envolvimento dos alunos em eventos que engloba a participação da população num todo. "A universidade hoje tem proposta de estar o mais próximo possível da população. E eu só tenho como fazer com que o conhecimento que o aluno adquire em sala de aula seja cristalizado se ele praticar. Por isso esse dia de campo no Becco do Cotovelo", disse Sâmia Nagib.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE: DN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.