segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Viaturas do Ronda Só Podem Seguir a 50km/h

Limite de Velocidade Vale para Todas Viaturas do Ronda


http://parazinet.files.wordpress.com/2010/11/20101106033212305071o.jpg?w=289

O limite de velocidade de 50 km/h para viaturas do Ronda do Quarteirão vale para todas as cidades onde o programa foi implantado. O motorista da Hilux precisa respeitar o limite, mesmo estando em vias onde a velocidade máxima é de 80 km/h, como as avenidas Washington Soares e Senador Carlos Jereissati, em Fortaleza. “A orientação é que o veículo trafegue pela faixa da direita, que é a de trânsito mais lento”, informa o comandante do Batalhão de Polícia Comunitária, tenente-coronel Werisleik Matias.


O comandante esclarece ainda que o motorista pode ultrapassar esse limite desde que informe, antes, à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). “É claro que pode exceder (o limite) se for para atender a uma ocorrência mais grave. Só quero que comunique isso à Ciops para que, da sala de monitoramento, se possa acompanhar o que está acontecendo”, diz.



Segundo o tenente-coronel, a determinação foi dada durante uma reunião com todos os motoristas das viaturas, há cerca de 20 dias. A ideia é evitar acidentes. Esta semana, PMs tiraram fotos de mensagens de texto enviadas para as Hilux. Uma delas, datada do dia 20 de outubro, dizia: “a velocidade máxima deverá ser limitada em qualquer situação, inclusive no atendimento de ocorrências, perseguições.”



Werisleik afirma que não foi ele quem mandou as mensagens. “O que a gente fez foi conversar com os motoristas durante a reunião”, diz, acrescentando que não “voltou atrás” em sua decisão. O comandante também determinou que se evitem “perseguições cinematográficas”. Os policiais devem fazer um cerco aos criminosos, com apoio de outras viaturas, os obrigando a pegar uma CE ou BR, onde não há restrição de velocidade para as viaturas.




CERCO AOS BANDIDOS

A ideia de “cerco inteligente” vem de uma técnica policial adotada em países como Estados Unidos e Canadá.

O major Wilson Melo, especialista em armas de fogo comentou o assunto ontem, em seu blog: “O ponto forte desta técnica não é a limitação de velocidade para evitar acidentes, pois se ocorrer esta limitação o fugitivo vai sair do alcance da visão dos policiais bem antes de chegar qualquer apoio.” Ontem, o tenente-coronel Werisleik Matias afirmou que, nesses cercos, o motorista pode exceder os 50 km/h.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE: Jornal de Hoje/O PovoOnline
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.