Aleksander Doba Aportou em Acaraú na Última Quarta-feira

As grandes histórias, muitas vezes, nascem de uma conversa despretensiosa entre amigos. E foi assim que surgiu a ideia de atravessar o oceano Atlântico em um caiaque. A primeira tentativa de Aleksander Doba, que teria Recife como destino, fracassou. Após 48 horas, a desistência. Sete anos depois, uma jornada completa. Na última quarta-feira, o polonês de 65 anos finalmente completou sua aventura, desta vez de Dacar, no Senegal, a Acaraú, no Ceará.
A viagem durou 99 dias. Aleksander se considera louco por tal feito. “Não aconselho que ninguém faça o mesmo”, diz. Tal conclusão não é difícil de chegar, já que o aventureiro fez tudo sozinho, sem ajuda de barco de apoio. “Ele possuía um telefone para falar com a família via satélite em horas marcadas”, conta a consulesa da Polônia em Fortaleza, Hanna Zborowska.
Como era de se esperar, incontáveis tempestades tiveram de ser superadas. “É um caiaque especial que foi projetado para não virar nem afundar”, explica o polonês. A alimentação era desidratada, semelhante a ingerida por astronautas. Para beber água, usou um equipamento que dessalinizava a água.
Aleksander fica em Fortaleza por duas semanas, para depois seguir para o destino final do trajeto previsto: Washington, nos Estados Unidos. Somente lá irá decidir se volta de avião para casa ou parte para um novo trecho rumo à Europa.
postado por FAGNER CRUZ
FONTE: Jornal O POVO, blog do Erasmo de Andrade

Isso sim é aventura!!
ResponderExcluirMas cá pra nós será verdade mesmo?
Eu fico com a puga atrás da orelha!!
Mas se for verdade mesmo esse cara tá de parabéns.
"Num" é pra todo mundo não.
(êxe bixedoido)
Parabéns pelo FEITO:
ResponderExcluirSou polonês de origem e fico orgulhoso que
tenhas realizado esta epopéia,Gostaria de sa
ber mais detalhes da aventura.
Já parabenizei o colega navegador,mas tenho contado para todas pessoas que conheço a EPO
ResponderExcluirPÉIA realizado e particularmente ainda estou im
pressionado ,gostaria de obter mais informaçoês
sobre a façanha. um abraço Prof Romeu Chala
Tenho 50 anos e hà 2anos passados desci o rio
ResponderExcluirsolimoes na amazonia de caiaque perfazendo uma
distância de 1700km e 2 meses.O senho nunca pensou em navegar no rio Amazonas o maior rio do
MUNDO? Fica o convite....
Prof Romeu Chala
gente essa historia e a mais pura verdade ,cheguei a conhecer esse senhor.o meu marido e polones temos uma pousada em guajiru -trairi e esse senhor chegou ate nois e contou com detalhes essa aventura ,foi muita adrenalina, antes de sair da europa ele nos mandou um email pessavamos q era mentira so fomos acreditar quando vimos ele na nossa frente. PARABENS PARA ELE, PQ EU NAO TENHO ESSA CORAGE!!!
ResponderExcluirELE VEIO SOZINHO?! NÃO TROUXE SEU AMIGO WILSON???!! KKK
ResponderExcluirPARABÉNS PELA MEGAVENTURA!!!!
No ano passado atarvessei a lagoa dos patos de caiaque foram 10 dias para chegar até rio grande.Depois em setembro remei de manaus até belém,fiquei esperando resposta da aventura do polonês mas nâo obtive resposta....estou no aguardo! um abraço
ResponderExcluir