segunda-feira, 28 de março de 2011

Dengue Tipo 4 se Aproxima do Ceará

Dengue Tipo 4 se Aproxima do Ceará



A dengue tipo 4, que não circulava no Brasil desde a década de 1980, voltou a ser registrada no país e chegou a três regiões diferentes. Já houve confirmação de casos nas regiões Norte e Nordeste e no Sudeste. As informações são da Agência Brasil. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na tarde de ontem o registro da doença em Niterói. Duas irmãs, de 21 e 22 anos, foram infectadas pelo vírus tipo 4 no começo do mês e se recuperam em casa. A confirmação foi feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a secretaria estadual, as jovens não viajaram recentemente, o que indica que a transmissão pode ter ocorrido dentro do Estado.


O Piauí confirmou terça-feira um caso de dengue tipo 4. A doença atingiu uma mulher de 17 anos que mora em Teresina. O governo da Bahia também informou que dois homens, de 27 anos e de 30 anos, foram infectados pela dengue 4, no mês passado. Eles receberam tratamento e passam bem. Após confirmação dos casos, o órgão estadual de saúde decidiu intensificar o controle da doença para evitar novas ocorrências. Antes dos Estados nordestinos e do Rio de Janeiro, os casos da doença estavam restritos à região Norte. As primeiras notificações surgiram em Roraima, em julho do ano passado. O vírus é o mesmo que circula na Venezuela, segundo pesquisadores. O Amazonas e o Pará também confirmaram casos de dengue tipo 4.


A dengue 4 não é mais grave que as outras variações da doença (tipos 1, 2 e 3). Os sintomas são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. No entanto, a maior parte da população brasileira não tem imunidade contra o tipo 4, o que acaba aumentando as chances de uma epidemia. Epidemia Em Alagoas, as cidades de Belém, Colônia de Leopoldina, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios registram epidemia de dengue, com mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Além dos quatro municípios, outras sete cidades alagoanas estão em estado de alerta.


postado por FAGNER CRUZ

com informações DN

 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.