terça-feira, 22 de março de 2011

Milhões de Aposentados Terão de Provar ao INSS que Estão Vivos

Milhões de Aposentados Terão de Provar ao INSS que Estão Vivos








Depois de tanto trabalhar, eles curtem a vida como podem. A maioria dos aposentados no Brasil depende do benefício da previdência, que quase sempre não é suficiente. Para continuar recebendo o pagamento, eles ainda têm que provar que estão vivos. Mas por quê?


“Toda vez que a gente tem uma fraude, alguém que tem direito pode ser lesado e alguém que não tem está recebendo”, aponta o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild. “Nós é que temos que receber, e não quem já morreu”, critica um aposentado.


Para tentar diminuir o número de fraudes e aumentar a segurança do sistema, o INSS baixou uma norma tornando obrigatório o recadastramento uma vez por ano. Quem vai estabelecer quando isso deverá ser feito é o banco onde o aposentado ou o pensionista recebe o seu beneficio.


“Ele não vai receber uma convocação especial. No momento em que ele for sacar o seu benefício, na sua agência bancária, é o momento em que ele vai ser chamado a fazer a prova de vida para comprovar que ele está vivo e que ele é o titular daquele beneficio”, afirma Walter Faria, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).


O recadastramento também é obrigatório para os procuradores, que representam os aposentados que não podem ir ao banco. “Eu acho certo, porque tem muita gente que fica recebendo no lugar dos aposentados”, ressalta a aposentada Deuride Silva. “Nós que nos comportamos como devemos queremos que isso seja geral. Acho muito justo. Dá um pouquinho de trabalho, mas é justo”, elogia a aposentada Cledy Porlan.



postado por FAGNER CRUZ

Fonte: TV Globo, via Blog do Erasmo de Andrade
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.