sábado, 19 de março de 2011

R$ 1,8Mi para Criar um Blog

Maria Betânia Pede R$1,8 Milhões ao MINC para Criar um Blog



Medalhão da MPB capaz de lotar casas de shows, a cantora Maria Bethania deve fazer uso de recursos públicos para criar um blog. A cantora pediu ao Ministério da Cultura (MINC) autorização para captar quase 1,8 milhão de reais - 1,798 milhão, mais exatamente - para colocar no ar O Mundo Precisa de Poesia, um espaço que se propõe a publicar diariamente, na internet, um vídeo de 1 minuto da cantora recitando textos. O valor autorizado pelo Minc é menor, mas ainda assombroso em se considerando que Bethania tem potencial de obter patrocínio diretamente da iniciativa privada: 1,3 milhão de reais.


O projeto de O Mundo Precisa de Poesia, o blog, prevê que os vídeos sejam dirigidos por Andrucha Waddington e postados ao longo de um ano. O cineasta tem no currículo os longas ficcionais Eu, Tu, ElesCasa de AreiaLope e o documentário Pedrinha de Aruanda, sobre cantora. Com o aval do Minc, a empresa da cantora, a QPA Quitanda Produções Artísticas, tem o prazo de um ano para encontrar um patrocinador que banque a ideia.


“Um blog inteiramente dedicado à poesia. Diariamente, será publicado um vídeo diferente no qual Maria Bethânia interpretará uma grande obra em verso ou prosa”, diz a síntese do projeto, tal como repassada pelo Minc. “Será um calendário virtual, que apresentará ao público 365 pílulas diárias de pura poesia. Uma forma democrática e idealista de levar poesia para a vida das pessoas”, continua o esfuziante texto.


Polêmica – Quem acessou o Twitter na quinta-feira(17) viu, entre os assuntos mais comentados, os tópicos Lei Rouanet e Maria Bethania – este acima daquele. A notícia do blog de Bethania foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo e vem gerando polêmica entre usuários das redes sociais. Há quem defenda e quem critique o caso, que entre os opositores mais fervorosos já vem sendo tratado como “Bethania Gate”.


Um dos mais verborrágicos entre músicos e tuiteiros, o cantor Lobão bateu pesado no tema. “Na minha humilde opinião, a MPB SEMPRE foi uma coisa medíocre travestida de um insuportável culturalismo nacionalista”, escreveu no seu microblog, lembrando que haveria outros investimentos mais necessitados de recursos públicos. “Seria bom aproveitar o filão e pedir uma grana para um festival de música que num toca no rádio... isso, sim, precisa muuuito.”


Em comunicado, o Ministério da Cultura esclarece que a aprovação da captação foi feita pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), com “representantes de artistas, empresários, sociedade civil (de todas as regiões do país) e do estado”, seguindo “estritamente a legislação”, sem garantir, apenas autorizando a tentativa de captar recursos.


“Os critérios da CNIC são técnicos e jurídicos”, prossegue a nota. “Assim, rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação.”



postado por FAGNER CRUZ

FONTE: VejaOnline, via Blog do Erasmo de Andrade
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.