domingo, 10 de abril de 2011

27 Açudes Já Sangraram no CE

27 AçudesSangraram no CE


Famílias também dependem da pesca no açude Jaibaras (Foto: SARA MAIA  ) açude Jaibaras (Foto: SARA MAIA )



Um total de 27 açudes já sangrou este ano no Ceará, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em 2010, apenas cinco reservatórios atingiram a cota máxima.


O açude Ayres de Souza, que fica no distrito de Jaibaras, em Sobral, começou a sangrar. É o quinto reservatório da Bacia do Acaraú, no Norte do Estado, que ultrapassa sua cota máxima. Em todo o Ceará, já sangraram, este ano, 27 açudes dos 134 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).


“Soltaram até fogos quando o Jaibaras sangrou no último domingo. Começou com pouca água, mas como hoje (ontem) está chovendo, vai aumentar a sangria”, disse o agricultor Raimundo Portela. Segundo ele, muitos que vivem da agricultura já estão colhendo feijão e milho. “Este ano começou a chover cedo e a gente já está colhendo. Dá tempo plantar novamente”, acrescenta.


Além do Jaibaras, mais 19 açudes continuam sangrando e 15 estão com volumes acima de 90%. Sangram no Alto Jaguaribe os açudes Benguê (Aiuaba); Pau Preto (Potengi); e Valério (Altaneira). Na Bacia do Salgado, o Junco, em Granjeiro, está com capacidade máxima. E, na Bacia do Banabuiú, o Quixeramobim segue sangrando.


O Santo Antônio de Russas, na Bacia do Baixo Jaguaribe começou a sangrar em fevereiro e também estão sangrando, na Bacia do Coreaú: o Tucunduba (Senador Sá), o Itaúna (Chaval) e o Várzea da Volta (Moraújo). Nas Bacias Metropolitanas, sangram o Cauhipe (Caucaia) e o Tijuquinha (Baturité).


Na Bacia do Litoral, dois açudes sangram em Sobral: Patos e Santa Maria de Aracatiaçu; o Quandú (Itapipoca) e o São Pedro Timbaúba (Miraíma). Já deixaram de sagrar os açudes: Gavião (Pacatuba); Gomes (Mauriti); Lima Campos (Icó); Prazeres (Barro); Rosário (Lavras da Mangabeira); São José I (Boa Viagem) e Cupim (Independência).



O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O açude Ayres de Souza, inaugurado em 1936, foi construído sobre o leito do rio Jaibaras, nos municípios de Sobral e Cariré, na Região Norte do Estado. Tem capacidade para 104.430.000 metros cúbicos de água.


SAIBA MAIS

Quinze reservatórios gerenciados pela Cogerh em parceria com o Dnocs estão com mais de 90% de suas capacidade e bem próximo de sangrar. O Serafim Dias, em Mombaça está com 92.37%; o Capitão Mor, em Pedra Branca, está com 91.13% e o Olho d´Água, em Várzea Alegre, atingiu 92.59% de sua capacidade. O Gavião, em Pacatuba, está com 90.55%.

O açude Rosário, em Lavras da Mangabeira, atingiu 99.91% do total de águas e já sangrou este ano, assim como o São José I, em Boa Viagem, que está com 99,47%, o Gomes, em Mauriti, que acumula 99.9%; o Cupim, em Independência, que está com 99.35% e o Lima Campos, em Icó, apresentando 99.27%.


FONTE: OPovoOnline
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.