quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prefeito de MG Diz que É Analfabeto em Vídeo e Pode Perder o Mandato

Prefeito de MG Diz que É Analfabeto em Vídeo e Pode Perder o Mandato








O prefeito de Dom Cavati (MG), cidade de 5.210 habitantes a 270 km de Belo Horizonte, pode perder o mandato por causa de um vídeo, postado no YouTube, em que afirma ser analfabeto. Um processo pedindo a cassação do mandato de Jair Viana (DEM) tramita na Justiça Eleitoral desde julho de 2009. 

No vídeo, Viana faz um curto discurso durante festa de aniversário da cidade mineira em 2009. O prefeito tropeça no português em vários momentos do vídeo. "Sou analfabeto, mas sei trabalhar'.

Vídeo

Como a legislação eleitoral não permite que pessoas que não saibam ler e escrever concorram a cargos públicos, o segundo colocado na eleição para prefeito, Pedro Sobrinho (PT), entrou com ação de impugnação de mandato eletivo no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral).

A eleição de 2008 terminou empatada entre os dois candidatos, que receberam 1.919 votos cada. Sobrinho, que tentava a reeleição, perdeu pelo critério da idade, usado quando os candidatos recebem o mesmo número de votos. Ele tinha 45 anos no dia da eleição, enquanto o vencedor estava com 75.

O pedido de impugnação ainda não foi julgado. O processo também corre no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em Minas, um julgamento chegou a começar no último dia 29 de março, mas a relatora do processo, juíza Luciana Nepomuceno, pediu vistas, ou seja, mais tempo para apreciar a ação. Uma nova data para o julgamento ainda não foi marcada.


FONTE: Folha.com

2 comentários:

  1. Inácio Augusto de Almeidaquinta-feira, 14 abril, 2011

    Ah se isto fosse apenas nesta pequena cidade. Se for apurar direitinho vão encontrar grande quantidade de políticos exercendo cargos eletivos e que são totalmente analfabetos. A Constituição Federal proíbe, mas...
    Será que na nossa região tem algum analfabeto exercendo cargo de vereador?
    Você tá rindo? Ria não. Você é que paga. Ou a carga enorme de impostos que pagamos é fruto de que?
    Nas próximas eleições tenha pelo menos o cuidado de saber se o candidato em quem você vai votar sabe ler IVO VIU A UVA.

    ResponderExcluir
  2. Inácio Augusto de Almeidasábado, 16 abril, 2011

    Quando li esta notícia tomei um susto. Primeiro, porque pensei que era aqui na nossa região. Segundo, por saber que a Constituição proíbe que analfabeto exerça cargo eleitoral.
    Mas vi que se tratava de um prefeito de uma cidade de Minas Gerais.
    Em Granja temos um prefeito que é médico. Na câmara municipal, bem, na câmara eu não sei o nível intelectual dos vereadores, mas acredito que seja bom. Mas acredito que em cidades próximas daqui existam vereadores analfabetos. Seria bom que o TRE, nas próximas eleições, determinasse que a ficha de inscrição dos candidatos a cargos eletivos fossem preenchidas na presença do Juiz Eleitoral. Acabaria de vez com a presença de analfabetos exercendo qualquer tipo de mandato. Isto independente da apresentação ou não de diploma de conclusão de curso que comprove grau de escolaridade, já que estes diplomas, como a Rede Globo já mostrou em inúmeras reportagens, podem ser comprados em qualquer esquina.
    A lei diz que quem apresentar diploma de conclusão de curso comprovando grau de escolaridade está dispensado de qualquer tipo de teste, a famosa brecha da lei, mas a lei não especifica onde a ficha de inscrição deve ser preenchida.
    Mais simples do que isto, só o ovo de Colombo.
    Acredito que nas próximas eleições alguma coisa será feita para afastar os analfabetos da política.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.