sexta-feira, 10 de junho de 2011

Organização do Festival de Quadrilhas em Granja Apronta Mais Uma

Organização do Festival de Quadrilhas em Granja Apronta Mais Uma




Eu já tinha visto muita falta de organização em termos de evento, mas como esta que está acontecendo antes do início do Festival de Granja, nunca. Ontem, formou-se um samba do crioulo doido quanto à confirmação das atrações. Eu disse ontem? Acredite, eu disse. Ontem, quinta-feira (09), menos de 24 horas antes do evento, que está marcado para começar nesta sexta (10). Por aí dá para entender a coisa. Agora olhem mais essa: Ontem, enquanto parte do povo, que está organizando o evento, pintava o palco do XX Arraíá da Amizade de Granja, uma equipe criava o banner do evento, onde diz: XVI Arraiá da Amizade de Granja. Deu para notar como eles estão sintonizados? E eu falo isso e mostro a prova (AQUI), como sempre faço.
Eu quero dizer a esse povo da organização do evento de Granja, que cheguem a um consenso pelo amor de Deus. Como é que vocês querem receber, se é que querem, visitantes desse jeito? Hoje pela manhã,  já confirmaram que realmente é XX e não XVI. Isso é uma falta de respeito com o povo, não é comigo e muito menos com o Blog. Pessoalmente, eu  não perco uma grama do meu sono com isso. Enfim, que fique registrado, pelo menos até agora, que é o XX Arraiá da Amizade de Granja.


via CamocimOnline

3 comentários:

  1. SE É OU SE NAO É,O IMPORTANTE É QUE VAI TER ARRAIA DURANTE 3DIAS E APOSTO QUE VOCE VAI ESTAR LA TAMBEM SE DIVERTINDO-SE,E DEPOIS VAI COLOCAR NESSE SEU BLOG PARA O POVO DE GRANJA E OUTROS MUNICIPIOS VEREM A FESTA DO ARRAIA GRANJENSE......BOA ARRAIA(É ISSO AIR MEU FILHO)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, moro no Rio de Janeiro ha 8 anos sou Granjence e to sempre procurando noticias da minha cidade natal e fico muito triste quando vejo casos politicos em descaso com a minha cidade, fiquei indignada com as crianças trabalhando ao inves de estarem na escola que é o lugar delas....Parabéns pelo o blog e sempre que eu puder passarei por aqui pra dar uma olhadinha e matar a saudades.

    ResponderExcluir
  3. Lendo o texto me veio à memória o ano que foi realizado o I Arraia da Amizade. Eu estava lá como um dos protagonista do evento.
    HISTÓRICO - O Arraiá teve sua primeira realização nos dias 10,11 e 12 do ano de 1988. Portanto este é o XXIII Arraia da Amizade. Surgiu por iniciativa dos Estudantes do Curso de Ovino e Caprinocultura, da Escola Agrícola, Iperuí, Granja- CE. Quando a Escola Agrícola foi inaugurada no final da década de 70 a mesma recebeu muitos alunos. A maioria dos estudantes era jovem do sexo masculino, oriundos de outras cidades que passaram a sofrer preconceito dos natalícios da cidade, principalmente dos mais conservadores, pois na condição de internos da Escola Agrícola, vinham para a cidade aliviar o estresse e namoravam as ninfetas mais lindas do lugar. Isto causava certa ciumeira dos jovens nativos e preocupação dos pais quanto às intenções destes moços com suas filhas. Muitas jovens da sociedade granjeasse foram graciosamente defloradas por estes galanteadores. Além, disso alguns deles também eram tidos como maconheiros, bagunceiros e violentos. Anos depois a Escola parou de funcionar e estes estudantes foram embora. Porém no ano de 1988 ela reabriu suas atividades com um Curso de Ovino e Caprinocultura. Uma nova turma de jovem vinda de outras cidades foi atraída pelo Curso promissor. Logo de início já sentiram o preconceito e a rejeição dos munícipes à sua hostil presença, fruto das ações negativas daqueles primeiros alunos da Escola. Perceberam que existia, portanto uma intriga entre a Escola e a comunidade local. Como neste novo curso existiam muitos filhos de Granja matriculados, estes resolveram agir para quebrar o velho paradigma acerca dos alunos da tão “mal falada Escola Agrícola”. Resolveram criar uma festa em que os Alunos das Escolas Públicas de Granja, incluindo a Escola Agrícola, participassem e se confraternizassem para acabar de vez com a intriga, daí a origem do nome “Arraia da Amizade”. Saíram de Escola em Escola propondo a atividade aos alunos que abraçaram a causa em conjunto. Foi estrategicamente escolhido o festejo de Santo Antônio, incluindo o dia dos namorados para realizar a Arraia. O Arraia tinha também entre seus objetivos a apresentação cultural de quadrilhas e a aquisição de fundos para a festa de término de curso dos humanistas e secundaristas através da venda de comidas típicas em barracas, destinadas uma para cada turma de formandos. Com o passar dos anos o arraia passou da esfera organizacional dos alunos para esfera pública e se tornou neste grandioso e importante evento cultural que temos hoje.
    Texto do Granjense : Cícero Batista de Oliveira – Licenciatura Plena em Pedagogia pela UVA e HRE em História e Geografia pelo IVA

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.