quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EUA a um passo de atacar a Síria


Foto: Bassam Khabieh/Reuters
As Forças Armadas americanas estão "prontas" para atacar a Síria assim que receberem do presidente Barack Obama a ordem para agir, afirmou hoje o secretário de Defesa, Chuck Hagel. O secretário de Defesa disse que armas químicas foram usadas na Síria "Nós estamos preparados", declarou Hagel em entrevista à BBC durante visita ao Brunei. Segundo ele, equipamentos militares foram posicionados em lugares que permitem a execução de qualquer opção que Obama venha a adotar para retaliar a Síria pelo suposto uso de armas químicas contra sua população.

O governo dos EUA afirmam ser "inegável" que o regime de Bashar Assad foi o responsável pela ataque que deixou entre 500 e 1,3 mil pessoas mortas na semana passada em Ghouta, nas imediações de Damasco.

"Eu acredito que está bastante claro que armas químicas foram usadas contra a população na Síria", ressaltou Hagel. Mas ele foi menos enfático ao responsabilizar o regime de Assad do que o secretário de Estado, John Kerry, havia sido ontem. "Eu acredito que os serviços de inteligência vão concluir que não foram os rebeldes que usaram (as armas) e provavelmente haverá evidências de inteligência muito boas para mostrar que o governo da Síria é o responsável."

Ontem, Kerry se disse que não havia dúvidas de que o regime de Assad era o autor do ataque com armas químicas. Se autorizada, a ação contra a Síria terá um caráter limitado e não levará à invasão do país por tropas americanas e aliadas os EUA não têm intenção de se envolver na guerra civil síria.

O mais provável são ataques a alvos específicos a partir de aviões e navios de guerra estacionados no Leste do Mar Mediterrâneo. Hagel observou que quatro destróieres estão na região.

informações via Estadão com agências internacionais
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.