![]() |
| Asteroide "2013 RZ53" passou a 231 mil km da Terra, sem ameaçar o planeta Foto: Thinkstock |
Um asteroide descoberto na sexta-feira (13) cruzou as órbitas da Terra e da Lua, a cerca de 231 mil km do nosso planeta, na quarta-feira (18).
O corpo celeste, que viaja a quase 8 mil km/h, deve medir no máximo 3 metros de diâmetro e foi batizado de "2013 RZ53". A descoberta foi feita pelo Centro de Pesquisas Espaciais Minor Planet Center, localizado em Massachusetts (EUA), em parceria com pesquisadores da Universidade do Arizona, no mesmo país.
Segundo astrônomos norte-americanos, a passagem do pequeno astro não representou riscos ao nosso planeta e mesmo que fosse atraído pela gravidade da Terra e viesse em nossa direção seria provavelmente desintegrado na atmosfera antes de atingir o solo. A passagem do asteroide ocorreu por volta das 19h20, no horário de Brasília.
A rocha pertence a um grupo de asteroides que trafegam próximo à Terra e que teria dado origem ao meteoro que explodiu sobre a Rússia em fevereiro deste ano. O meteoro que cruzou os céus do país europeu, no entanto, era bem maior do que o 2013 RZ53, tendo de 17 a 20 metros de largura antes de explodir.
via Ceará Científico/DN

