domingo, 29 de setembro de 2013

Atraso nas obras: Aeroporto Internacional de Jericoacoara só deve ficar pronto em 2014


Pista do Aeroporto de Jericoacoara está concluída. Foto: Setur/ Divulgação
O Aeroporto Internacional de Jericoacoara, cuja conclusão estava prevista para este semestre, só deverá ficar pronto em 2014. Por enquanto, estão prontas as obras da pista de pousos e decolagens, a área de taxiar e o pátio de estacionamento das aeronaves. Responsável pelo equipamento, a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur-CE) afirma que o aeroporto receberá aeronaves de grande porte.


Ao todo, foram investidos na obra R$ 47,2 milhões, verba do programa Proinvest, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outros R$ 9,2 milhões vão ser aplicados na construção do Terminal de Passageiros e Serviços, que deverá ficar pronto no primeiro semestre do próximo ano.
Projeção virtual do AIJ
A previsão da Secretaria de Turismo do Ceará é que, a partir do funcionamento do aeroporto, o percurso entre Fortaleza-Jericoacoara, e vice-versa, será feito em uma hora. Atualmente, por via terrestre, a viagem dura em torno de seis horas.

"O que ocorreu foi que tivemos que mudar um pouco o projeto, por conta de algumas licitações que acabaram atrasando a construção do terminal. A conclusão da pista, porém, já é um passo importante para o andamento do equipamento", explicou o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia.

Localização
Mesmo recebendo o nome da famosa praia, o aeroporto de Jericoacoara está localizado no município de Cruz, no litoral Oeste do Estado, pois a praia é cercada pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.

Para preservar a área e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento está localizado a 22 quilômetros (Km) da sede de Cruz, a 18 Km da sede de Jijoca de Jericoacoara, a 25 Km da praia de Jericoacoara e a 10,3 Km do Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.

via Diário do Nordeste
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.