domingo, 22 de setembro de 2013

Sem carro, com qualidade de vida


Hoje, 22 de setembro, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro e a principal reflexão a ser feita é como garantir um mínimo de qualidade de vida em cidades sufocadas por um trânsito cada dia mais complicado e por uma violência que reflete o desumanização do nosso sistema?


Muitos urbanistas que estudam e pesquisam sobre o assunto defendem que o crescimento das zonas urbanas deve ser pensado de modo a garantir que as pessoas vivam perto daquilo que garante as suas necessidades básicas: trabalho, escola, supermercado, cabeleireiro, academia, padaria, médico, farmácia.

Se você tiver tudo isso numa distância que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, por que tirar o carro da garagem e se meter num trânsito que vai lhe tirar o bom humor? Essa mudança promove a ocupação das ruas pelas pessoas, o que dá vida à cidade e até reduz a sensação de insegurança.

É claro que esses são investimentos de médio e longo prazo e que é preciso remediar a situação. Percorrer longas distâncias a pé ou mesmo de bicicleta numa cidade como Fortaleza, situada na linha do equador, onde temos uma incidência de raios solares considerável e temperatura média de 29º C o ano inteiro requer outros investimentos.

É preciso, além de aproximar as pessoas dos seus destinos, dar segurança a ciclistas e pedestres, com mais arborização urbana que garanta sombra no percurso, calçadas, ciclovias, ciclofaixas.

O transporte coletivo também precisa ser uma alternativa viável. Já temos o bilhete único, que é uma iniciativa bacana, já adotada em muitas cidades do mundo.

Mas precisamos conseguir entrar num ônibus sem ser esmagado às 6h30 ou às 17h30, um reflexo de como ainda se vive longe das nossas necessidades. Um transporte confortável, que não polua e seja rápido também é um estímulo a deixar o carro em casa.

Providencialmente o dia 22 de setembro neste ano caiu num domingo. Que tal, então, aproveitarmos essa oportunidade para buscar um deslocamento diferente do usual? Pode até ser uma aventura interessante!

texto de Maristela Crispim
via Gestão Ambiental/DN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.