quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O Ponderador - "O Valor da Mentira"

O Valor da Mentira...



Logo de início a abertura do tema tratado, surge à primeira das mais óbvias indagações dentre muitas outras a serem aquecidas neste interessante estudo sobre o Valor da Mentira. - E mentira tem valor?



É claro que sim, tem tanto valor como a verdade, pois a mentira é formada por uma composição entre a verdade distorcida em comunhão a fatos simbólicos, antagônicos e dramáticos. A verdade não vive sem a mentira nem a mentira tão pouco consegue sobreviver sem a verdade, pois ambas não teriam sentido sem a existência uma da outra, já que a própria existência da Mentira por si é uma verdade.



A mentira é matéria abstrata da verdade materializada, algo que leva a crê ser uma invenção originária da essência da criação da mentira, pois apesar de serem extremistas não passam de substrato uma da outra, são contingentes de forma que podem ou não sucederem, restringirem ou suprimindo o dogmatismo erudito da própria faculdade emocional de quem a pratica, exercendo com isso a anulação no curso doutrinário da matéria, capaz de enganar até mesmo o polígrafo, ou seja, a máquina de detecção de mentira em verdade.

É algo acima dos padrões doutrinários do Niilismo, superando até mesmo as duas maiores e tradicionais mentiras universais, "a mitologia e a sociedade," o real conceito absoluto do mito filosófico em estudo, diluído em mentira potencializada em pura verdade imaginária, onde podemos perfeitamente extrair o substrato da essência da mentira em verdade, principalmente, quando si fala em sentimentos, elogios e emoções, momentos de gangorra em vôo bumerangue entre a mentira e a verdade.



Na realidade á Ética e a Moral, são meros figurantes da mentira com roupagem de verdade, onde entrincheiradas de falsidades, oficializam e amordaçam a verdade para evitar o constrangimento público e proteger o interesse pessoal ou coorporativo, criando uma blindagem de mentira sob uma verdade mentirosa, algo que legaliza forjar a mentira em verdade, como acontece na política, na religião, no recolhimento e na aplicação dos tributos, na declaração do imposto de renda de muitas pessoas que si dizem praticantes da moral e ética, mais não passam mentiroso, lesando o Erário Público Nacional de forma a ludibriar a prática da gratuidade pessoal figurado em doações para ter o retorno em dobro gratuitamente tornando  cada vez mais elevada a sua obesa sua conta bancária.

Fco.Cardoso Ponte Jr.



Nota: Esta é um dos primeiros textos enviado pelo nosso amigo Francisco Cardoso Ponte Júnior (Cearense nascido na capital, defensor da linhagem filosófica naturalista, escritor, consultor de gestão, fluente dedicação ao desenvolvimento de idéias e experimentos sociais de geração de renda e trabalho). A qual nós da redação o intitulamos como o Ponderador.

Um comentário:

  1. ola

    acabei de revelar uma mentira pro meu chefe mais to muito arependida disso nunca mais fasso isso to com minha cociencia bem pesada mais vou platar frutos bons para deus me perdorar dessa e de outras que preciso comcertar na mimha vida bj tere

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.