domingo, 16 de novembro de 2008

Expedição à Serra da Tiaia

Granja-Ce

serra-tiaia

Depois de muito planejar... planejar... Finalmente consegui realizar um dos meus maiores sonhos de infância
Sempre tive vontade de estar no alto dessa serra a qual desde que era pequenino me fascinava pela forma e pelas histórias de caçadores:

Queria então festejar meu aniversário lá, mas por causa de um acidente (diga-se: uma topada mesmo!) tive que adiar a viagem, pois peguei 8 pontos na coronha do meu dedão esquerdo.

Finalmente chegara o dia 15, sábado, e lá fomos nós...

A Partida:

1-partidaAnteriormente tinha me informado de como poderia ser a escalada e convidei alguns amigos. Tudo certo e marcada a saída lá em frente a Lanchonete Nilo-Som, às 6hs.

De moto, mochila de suprimentos (rapadura, biscoito e refri) e com garrafas termicas na garupa da moto, partimos: Zé Nilo, Edimar do Sr. Chico Nana e eu, Fagner. Às 6h05min. Rumo a casa de nosso guia o Sr. João Júlio.

2-caminhoO caminho acidentado que vai de Parazinho, passa pelo "Carro quebrado" e "Toro Morto" até a Tiaia, é uma mistura de piçarra em alguns trechos (foto), outros com bitolas de areia e coxias de "areia goma" (uma areia é muito fina, quase pó...).

3-proximo

Enfim chegamos nas proximidades da serra e de lá já podemos ter uma idéia da dimensão que é subir nela...

4-planejamentoLargamos as motos, pegamos os suprimentos e seguimos o seu João, nosso guia, o qual já morou na localidade...

5-caminhadaIniciamos uma caminhada de uns 5min até chegar a base... Pela planície vemos muitos ramos de palha de carnaúba secando para extração do seu pó.

6-pe-da-serra

Começa a escalada:

Já no início da subida, 7h00, já notamos a dificuldade de adentrar na mata. Nosso guia optou pelo acesso mais comum: "O Recanto do Juá", próximo ao centro da serra.

7-metade-da-serraJá com poucos minutos de subida, em meio a pedras com musgo, frouxas e traiçoeiras na mata fechada. Vemos os primeiros vestígios das cidades em volta (foto: Parazinho), e nem estávamos na metade da serra.

O cansaço começa a pegar... Olha que nem na metade estamos... Muitos espinhos, espinhos de cansanções, hortigas, cipós, a mata cada vez mais fechada... E levei ainda uma queda clássica (daquelas em que se cai sentado) sobre uma pedra com musgo. Contudo fizemos apenas 3 paradas.

8-desbravadoresDo meio pra cima:

Quando se está lá embaixo e se começa a subir, definitivamente, há um contraste enorme de temperatura. Ao escalar, temos um abafamento do corpo por conta da vegetação e também do esforço corporal. "É nesse momento que ocorrem as desistências", afirma seu João.

Mas já na "orelha" do monte, temos terreno mais firme, corberto de folhas e vegetação mais esparsa. Apartir daí já se sente um friozinho na barriga.

Começamos a ver uma espécie de capim maior e amarelado pedras cada vez mais brancas e o famoso Pau D´arco que fica no pico.

A vontade é de chegar logo...

Enfim, o Topo:

Chegando ao cume: Sinlêncio absoluto!!! Além de revigorados pela paisagem e eufóricos pela conquista, estávamos sem palavras... Nenhuma palavra... Apenas lembranças das pessoas intímas e a vontade de nunca mais ir embora. "É um paraíso", pensei. 8h05min, 65 minutos de peleja e automaticamente, retiramos as máquinas fotográficas e começamos a disparar.

Caminhando em direção da base da antiga antena de TV, colocada na década de 60, onde colocamos nossos pertences. Parece que tinhamos acordado lá: nenhum cansaço... nenhuma dor... nem queimadura de hortiga ou cansanção, nem arranhões de espinhos incomodam mais. Só o chão lá embaixo, as nuvens lá emcima e nós bem no meio...

Valeu à pena!!!

Veja abaixo um pouco dessa maravilha:

9-presente

A panorâmica daí é estonteante10-topo11-vista1

Na "careca" da serra a vegetação é composta de capins, pés de chichás, paus d´arcos, mandacarus, sabiás, escovinhas e até babosa.12-pico

A parte mais alta encontra-se ao leste do monte e nela temos um conjunto de pedras em meio a um vento muito gelado.13-vista-parazinho-norte

Um dos pontos que mais chamam atenção é a vista do Parazinho. Ao norte podemos ver claramente a torre do Santuário, caixas d´água do SAAE e até trechos da CE-085, além do açude.14-acude-dr-herbet-nordeste

A nordeste vemos também um dos açudes do Dr. Herbet.15-base-atena-tv

A base da antiga antena de transmissão (TV) serviu para mesa para um animado lanche onde aprendemos mais sobre aquele local. Eis algumas curiosidades ditas pelo nosso guia:

• O irmão dele (Cláudio Júlio) fora o segundo vigia da torre, encarregado de subí-la todo dia para liga o gerador da mesma, a qual foi levada até o cume no braço bruto ou no lombo de animais por homens da região.

• A antena fora instalada nos anos 60 e era comum pessoas subirem para assistir um certo aparelho que era novidade: Televisor, o qual ficava no alto para verificação do sinal.

• Durante a copa de 70, chegava gente de tudo quanto é lugar: Martinopole, Parazinho, Jaguarapi, etc. Só pra assistir o Brasil jogar num quadrado de imagem preto e branco.

16-marco-ibge01

Em 1986, o IBGE também esteve presente lá... Provavelmente para demarcação de territórios.
17-cajueiro-laxado-sul

Ao Sul, vemos bem próximo a localidade do Cajueiro Laxado,18-martinopole-suldoeste

e ao longe o Açude do Jardim em Martinópole.19-lago-grande-nordeste

A nordeste, Lago Grande, morros das praias, lago da Torta, e até o alto do farol de Jericoacora são bastante visíveis!!!20-granja-sudeste

No sudeste da Serra, vemos Granja, o Alto do Jaguarapi, o Morro Granja com antena e tudo.

21-braco-da-serra-oeste

É impressionante a dimensão da Serra da Tiaia, o braço dela se extende a vários quilômetros a oeste.22-panoramica-acude-drherbet-fazenda-ns-conceicao

No detalhe acima podemos ver a fazenda N.Sra da Conceição, também propriedade do Dr. Herbet.23-marco-ibge

Outros marcações do IBGE encontram-se em pedras do terreno.24-marco-ibge02

As marcas parecem serem feitas de cobre...25-edimar-nana

Algumas formações lembram formas humanas... Esse lembra uma mão.26-panoramica

Em alguns pontos chega a fazer medo... Ao leste, por exemplo, o vento é estarrecedor: além de frio é muito forte!

27-penhasco

Um lugar ótimo para escapar dos problemas do dia-a-dia e pensar na vida, se sentir realizado por uma conquista nova. Que para alguns pode não representar nada mas pra quem vai é memorável.28-panoramica

De todos os lados sempre há presentes em forma de paisagens...29-frutas-do-pico-chicha

Frutas locais também estavam presentes: Eis uma amêndoa chamada Chichá.30-molde-da-natureza

Encontrei uma pegada na rocha. Pelo jeito é Nº45. :-) rsrs31-braco-da-serra-extensao32-pau-darco-topo

Esse é a árvore que mais se destaca no ápice: Pau D´arco. Dar pra vê-lo ao longe em cima da Serra.33-alegria

Sentir-me como criança como nunca!!! A alegria era imensa!!!34-pedra-lascada

Pedra Lascada35-reflexao

Pausa pra reflexão antes da volta...36-joao-julio-e-ze-nilo

Seu João Júlio se sentia à vontade lá... Nilo já havia escalado uma vez...37-animais-urubu

Era muito estranho ter que olhar os urubus voando lá embaixo...38-desfiladeiro

Para o Edimar e eu foi a primeira vez desse desafio. Pretendemos voltar lá próximo ano...39-rocha

Por fim restaram apenas o cansaço, as lembranças...40-saudade

...a satisfação...41-guia-srjoao-julio

...a coragem, o saber...43-assinaturas

...nossas assinaturas...44-pra-casa

...e o caminho de casa.

Era 9h35min quando começamos a descer e 10h10min quando chegamos ao pé e partimos.