quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

História Viva de Parazinho: Sr. José Pereira

História Viva de Parazinho: Sr. José Pereira




[caption id="attachment_1099" align="aligncenter" width="300" caption=" "] [/caption]

Muita gente pode estar se perguntando: "-Quem será esse velhinho?"
Bom, esse senhor idoso nada mais é do que o cidadão mais velho de nossa Vila e um dos mais importantes por participar de fatos marcantes de nossa história local... Ontem, seu Zé Pereira (como é conhecido por aqui) consagrou seus 98 anos de vida e estamos honrosos em prestar essa homenagem através de um texto condensado de uma entrevista que ele nos concedeu em agosto desse ano. Leia e veja alguns relatos de nossa terra ditados por este sábio homem.



Vindo de família muito humilde, nascido a 16 de dezembro de 1910, em uma pequena "tapera" (casa de pau e barro) que antigamente ficava ao lado direito da atual E.E.F. Eliézer Arruda Filho. José Pereira Barros é filho de Francisco Raimundo Pereira (foto abaixo) e Luzia Barros Pereira. Foi um dos parazinhenses que mais participaram da construção do que é hoje um esboço de uma futura cidade.






[caption id="attachment_1222" align="aligncenter" width="203" caption=" Seu pai: Francisco Raimundo Pereira, com 35 anos. Foto da antiga cédula eleitoral."]  d[/caption]

Trabalhou desde sua infância em diversas atividades: foi agricultor, pedreiro e carpinteiro (meios com os quais ajudou na construção de obras importantes daqui: como o Santuário de N.Sra. do Livramento, escolas e da reforma da Parede do Açúde, entre outras obras). Era muito conhecido e requisitado por todos pelos seus trabalhos em madeira (como "fusos" para prensas e outros trabalhos de carpintaria).



"Esse senhor viu nosso açúde em suas primeiras sangrias. As ruas invadirem a vegetação que antes cobrira tudo envolta (inclusive viu surgir uma Rua com seu nome). Casas se erguerem, famílias crescerem, as primeiras festas religiosas de nossa Padroeira se aglomerarem de fiéis vindo de diversos lugares. A primeira luz elétrica se acender por meio do velho gerador a diesel (o qual só iluminava o quadro da Igreja Primitiva: "Educandário"). Notou os antigos armazéns se tornarem mais populares se transformando em bodegas. Escolas surgirem (limitadas até a 4ª série na época). Participou da edificação do atual Santuário de N.S. do Lto. Novos ofícios aparecerem por aqui: como coureiros, ferreiros, escrivãos, comerciantes, etc. Os animais (burros, cavalos, bois) serem substituídos por máquinas automotoras: carros e caminhões. Assim como o calçamento tomar as ruelas de pisçarra. A velha "Maria Fumaça" dar seu lugar a rodovias asfálticas e as veredas locais se morfarem em ruas e estradas. O luxo que era receber água através da torneira. Além dos meios de comunicação tão raros outrora, se tornarem comuns nos dias de hoje: rádio, TV e a tão falada Internet chegar e se tornar corriqueira... Mas afinal, que Mundo é esse???
Que apesar das mudanças tão acentuadas ainda esquece de algo tão fundamental: A VIDA. Vida esta que sobrevive e resiste nos traços marcados pelos velhos calos ressecados deste homem, que como muitos outros: seguem esquecidos pela juventude e se desgastando experiências, histórias, saber sem ninguém se preocupar em descobri-las e dar prosseguimento..."




[caption id="attachment_1101" align="aligncenter" width="300" caption="Sr. Pereira durante a Festa de Junho de 1986 (foto: Sr. Totó Pereira)"]Sr. Totó Pereira)[/caption]

Se perguntado sobre como era aqui antigamente, rapidamente ele diz: "-Num tinha nada meu filho! Nada. Hoje tem tudo! O Homem hoje tem tudo. Antigamente tudo era muito difícil... Agora tudo é mais fácil"


Já nos trazendo a impressão de que tempos ainda piores já decorreram outrora...


Até hoje é de impressionar sua lucidez. Embora sua saúde não seja das melhores... Cego de um olho, corpo frágil e dolorido, surdez pertinente. Ele fala sem interrupções e é dotado de uma memória fascinante. Uma relíquia viva quase esquecida de nosso pedacinho de chão.


Moradores contam causos em que este senhor (já de idade avançada), costuma ficar sentado em sua calçada à tardinha sob as sobras dos pés de mangueira enfrente a sua casa. Quando de repente: cai uma manga do galho e antes que os "bacurinhos" (porcos) cheguem a ela, ele já está com ela batendo na parede pra depois chupá-la. Não se tem saúde, mas sobra-lhe vontade de viver.


jose pereira 22-08-2008 fcv


Pedimos a ele que nos passasse uma mensagem especialmente aos jovens. E ele ponderou um pouco e mensurou:


ze-pereira-97-anos-10-2007




"Aproveite a Vida. Goze dela enquanto pode... Hoje o Homem vive naquele tempo ele não vivia não... Lucrei bastante coisa do Brasil, eu lucrei. Andei em vários lugares, conheci muita gente. Sou satisfeito com Deus pois Ele me deu oportunidade de ajudar muita gente. Minha vida sempre foi sofrida mas eu também toda vida fui alegre."



José Pereira Barros





ze pereira pensamento
Este texto acima foi condensado de uma entrevista que ele me concedeu no dia 22 de agosto desse ano. Espero que as informações assim como a lição de vida desse "velho mestre" nos atente a prestar mais atenção aos entes mais experientes de nossas próprias famílias, para que o maior legado de uma vida seja passado adiante, sempre: O CONHECIMENTO.

Fagner Cruz






17 comentários:

  1. Vc está de parabens por sua sensibilidade para com a Historia Local e a Memoria das verdadeiras autoridades, os construtores do espaço que ocupamos.

    Uma das melhores do blogue.



    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. É uma enciclopédia viva! Não o conheço mas sei que é.
    Baseado nisso (A nossa rica história) os "todos poderosos" deveriam criar um museu com a história do Parazinho, né verdade?
    Mas por favor, um museu que fale do Parazinho e que ESTEJA no Parazinho... XD
    Não só isso como outras coisas também...

    Ótimo Fagner! abração XD

    ResponderExcluir
  3. josé almir ferreira vasconcelossexta-feira, 19 dezembro, 2008

    É muito grandioso voçê poder ver esta entrevista, valorizando realmente filho do parazinho. Parabens e continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Ai Fagner! valeu meu querido!
    Vc ta simplesmente de parabens, continue assim e nao deixe a história de nossa gente , de nossa cultura morrer

    Parabens e continue com mais entrevistas

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amigo!!!


    É essa nossa intenção: mostrar tudo do nosso lugar!!!

    Breve estaremos postando materias sobre coisas históricas do Parazinho e região.

    ResponderExcluir
  6. Sou neta do Zé Pereira, moro em Jaciara-MT, e fiquei muito lisongeada com a homenagem que vc fez a meu avô, parabéns e que continue valorizando a história do Parazinho.

    ResponderExcluir
  7. izaque da silva barrosquinta-feira, 16 abril, 2009

    sou neto desse senhor de 98 anos e lucido como um garoto de 20 anos e com muinto orgulho,aqui todos ficamos muinto orgulhosos quando vimos a materia, obregado fagner que nossa senhora te proteja sempre ESSE É O BISA DA IZABELA E DO IAGO obregado de coração.

    ResponderExcluir
  8. iolanda marques pereiradomingo, 12 julho, 2009

    Ola sou mais uma neta deste grande homem que tem tanta historia pra contar,é bom saber que a nova gereçao esta fazendo a historia do parazinho chegar a lugares tão distantes,você esta de parabens pelo enterece em divulgar nossa pequena hitoria.Muito susseso pra você capacidade tem de sobra.Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Leticia Marques de Mariadomingo, 12 julho, 2009

    Oi pessoal,é muito legal saber que meu bisavo e muito querido ai no parazinho.Em 2010 vai completar 100,e é essa figura tão querida que nos empreciona a cada dia.
    Parabéns pela reportagem.

    ResponderExcluir
  10. marta pereira linharesterça-feira, 14 julho, 2009

    sou bisneta desse homem grandioso,e maravilhoso e é emocionante saber que o nosso bisavo esta sendo exemplo para muitos,estou feliz em saber que voces gostam muito de nossa historia,é orgulhoso ter um homem maravilhoso como esse em nossa familia,parabens fagner pelo seu trabalho foi magnifico obrigado pois a cada dia o nosso velhinho nos impressiona

    ResponderExcluir
  11. Alexandra Pereira de Sousaquarta-feira, 15 julho, 2009

    olá!

    fiquei impressionada coma homenagem na qual você Fagner(que ainda nem conheço) prestou para nossa familia...
    sou bisneta do Sr. Zé Pereira, nunca o conheci pois moro em São Paulo, porém já é conhecido que em seu centenário faremos uma viagem até parazinho para comemorar, aqueles que pertence a decendência deste homem magnífico entre no meu orkut, para que nos conheçamos mais.... familia é sempre bom conhecer. Sou a segunda filha da Maria Eubenir, filha do Francisco Pereira que è filho do Sr. josé Pereira, ficarei lisonjeada em recebê-los em meu orkut.

    Um beijo e abraços a todos, Deus Os abençõe sempre....

    orkut para visita:http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=1828764822598044011

    ResponderExcluir
  12. Narjara Ingrid Pereira Cardosoquinta-feira, 23 julho, 2009

    olá, sou bisneta do sr.José Pereira.filha primogênita da sra. Eubenir sua neta.
    ficamos honrados em contemplar esta linda homenagem.
    meu bisa(como o chamamos), é um homem de um caracter impressionante é o orgulho da nossa familia....
    agradeço a você Fagner por esta inicitiva.
    um grande abraço a todos....DEUS ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  13. Skarllet Pereira de Sousasábado, 25 julho, 2009

    oi,
    sou a terceira filha da neta Eubenir,filha de Assis,filho do Sr.José Pereira Barros. Estou muitíssimo grata pela honrosa homenagem feita ao meu bisavô.A qual foi um homem de boas obras,e aproveita a sua vida enriquecida de bons feitos e trouxe ao Parazinho felicidade,harmonia e muita dignidade.Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  14. Valeu, Fagner,...por esse registro que tende a eternizar o parazinet e engrandecer o seu trabalho aí nesta terra amada, pois eu sei que voçê sabe, lógico, que os valores nos rodeiam, voçê é um exemplo, parabens ao tio Zé pereira, ao Bicó pelos trabalhos.

    ResponderExcluir
  15. sou neta deste senho!!!! e queria agradecer pela bela homenagem .foi um lindo trabalho....obrigado..

    ResponderExcluir
  16. oi!!!sou Hilda irmã da nilza...netas deste digno senhor!!!queria muito agradecer pela bela homenagem ao nosso avô....obrigado

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.