segunda-feira, 30 de março de 2009

INTERNET: 20 Anos de Comunicação Virtual

INTERNET: 20 Anos de Comunicação Virtual


[caption id="attachment_1621" align="aligncenter" width="250" caption="Berners-Lee usou este NeXTcube na CERN para criar o primeiro servidor de web do mundo"]Berners-Lee usou este NeXTcube na CERN para criar o primeiro servidor web do mundo[/caption]

Neste mês, comemoramos os vinte anos da Os adultos de hoje sentem o chão faltar-lhes debaixo de seus pés quando têm que enviar um e-mail ou fazer uma pesquisa na internet. Os meios de comunicação mudaram muito com a World Wide Web (rede mundial de computadores), que tornou-se pública há pouco mais de 10 anos. Mas você sabe quem a criou? Qual foi o primeiro site? E quem foi o primeiro internauta do Mundo?

A ORIGEM

A internet surgiu da idéia de um inglês: Timothy John Berners-Lee (8 de junho de 1955) é o inventor do World Wide Web e diretor do World Wide Web Consortium, que supervisiona o seu desenvolvimento. Em 2004, Timothy venceu o Millennium Technology Prize, o que lhe rendeu 1,2 milhão de euros.




[caption id="attachment_1622" align="aligncenter" width="200" caption="Sir Tim Berners-Lee"]Tim Berners-Lee[/caption]

Tim Berners-Lee nasceu em Londres, Inglaterra e frequentou a Emanuel School em Wandsworth. Ele é um ex-aluno do Queen's College da Universidade de Oxford, onde construiu um computador de maneira revolucionária, que incluía ferro, um processador M6800, uma televisão velha, entre outras coisas. Foi também em Oxford que foi encontrado a hackear com um amigo e foi banido de usar o computador da universidade.

Ele trabalhou na Plessey Telecommunications Limited em 1976 como programador, e em 1978 trabalhou na D.G. Nash Limited onde trabalhou em programas de configuração de fonte e num sistema operacional.

Recentemente, Tim Berners-Lee foi considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, segundo o levantamento "Top100 Living Geniuses", da consultoria Creators Synectics.

Para criar a Internet, Berners-Lee usou esse computador (foto abaixo), pode-se dizer que este foi o berço da Teia Mundial de Computadores.

web-genesis

O PRIMEIRO SITE DO MUNDO




[caption id="attachment_1623" align="aligncenter" width="300" caption="O 1° Website foi o do CERN (Organização Européia para a Pesquisa Nuclear) e foi colocada online em 7 de agosto de 1991"]O 1° Website foi o do CERN (http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html) e foi colocada online em 7 de agosto de 1991[/caption]

O primeiro website (site) que Tim Berners-Lee construiu - inicialmente unicamente com página de texto - foi no CERN e foi colocada online em 7 de agosto de 1991.

O primeiro endereço do Webpage era:


http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html


que se centraram na informação a respeito do projeto de WWW.



Oferecia uma explicação sobre o que a World Wide Web era, como alguém poderia criar um navegador, como instalar e configurar um servidor web, e assim por diante. Foi também o primeiro diretório online do mundo, já que Berners-Lee depois fez uma lista de outras páginas de Internet que existiam na época.

O PRIMEIRO INTERNAUTA




[caption id="attachment_1624" align="aligncenter" width="200" caption="O belga Robert Cailliau foi o primeiro "Websurfer"."]O belga Robert Cailliau foi o primeiro "Websurfer".[/caption]

Cailliau nasceu em Tongeren (26 de janeiro de 1947) na Bélgica. Graduou-se na Universidade de Ghent em 1969, como engenheiro, e depois estudou computação na Universidade de Michigan, em 1971.

Começou a trabalhar no CERN em fins de 1974. Tornou-se lider do grupo de sistemas de computaçào em 1987. Em 1989, ele e Berners-Lee propuseram, independentemente, sistemas de hipertexto para acesso à documentação do CERN, que depois se tornou uma proposta conjunta em 1990. Esta proposta se tornou a WWW.

Entretanto, um Web site é como um telefone; se há apenas um não há muito uso. Para Berners-Lee era necessário mandar o software do usuário e do navegador, para uma interação. Os sistemas seguintes entretanto avançaram bastante sobre a população e os computadores tiveram realmente a sua implantação no mundo em diversas áreas do conhecimento humano.

Em novembro 1992, haviam 26 usuários no mundo, e em outubro de 1993 o gráfico tinha aumentado para 200 webservers conhecidos. E a partir daí a Grande Rede não parou mais de crescer...

Fonte: Wikipedia e CERN
ENCURTANDO AS DISTÂNCIAS

Realmente as distâncias nunca estiveram tão reduzidas. A cada mês, um milhão de novas conexões entre computadores unem pessoas espalhadas em diversos pontos do planeta. E o extraordinário disso é que ocorre numa velocidade impressionante. Atualmente, no mundo, são 900 milhões de pessoas que utilizam a internet. E a cada dia esse número aumenta. Ao término deste artigo, certamente outras pessoas terão entrado na rede. A estimativa é de que em 2007 um bilhão e 500 milhões de pessoas estarão conectadas.

A internet é uma forma de ligar, fácil, rápida e barata, pessoas domundo inteiro. Imagine você tendo que obter uma resposta urgente sobre determinado negócio, tendo que consultar várias pessoas, que estão em vários lugares do planeta: Japão, Inglaterra, Colômbia, Canadá... Por carta, você levaria meses até obter a resposta. Por telefone, seria caríssimo e pouco prático. Pela internet, essa operação não levaria mais de 5 minutos. Fóruns, conferências, correio eletrônico, chat... Os métodos são diversos; o resultado, um só: pessoas espalhadas em diversos pontos do planeta, trocando idéias, experiências, conhecimentos e até produtos.

UTILIDADE

A utilidade da internet não fica somente em encurtar distâncias e facilitar a comunicação. Na net, encontramos muitas outras utilidades, por exemplo: encontramos informações que podem nos ajudar no dia-a-dia, como a previsão do tempo, valor de tarifas aéreas, notícias... Se você vai viajar para um lugar distante, é perfeitamente possível viajar virtualmente pra lá e ver: fotos, clima, fauna e flora, enfim, todas as informações que você gostaria de saber sobre tal lugar.

É importante ressaltar a dimensão solidária da internet. Essas informações, na maioria das vezes, se consegue gratuitamente ou em troca de uma ajuda simbólica. Existem sites inclusive que nos ajudam a rezar, oferecendo belíssimas reflexões. Ao final do artigo daremos a você algumas sugestões para navegar.

PERIGO VIRTUAL

Vimos que é possível encontrar na internet muitas coisas boas e de maneira muito fácil, prática e rápida. Contudo, este meio de comunicação tem sua face negativa também. Quem está plugado poderá se deparar com uma infinidade de assuntos, temas, imagens, propostas, enfim, pode encontrar coisas boas, neutras ou ruins. Exemplo: um adolescente tem livre acesso a uma banca de revistas, porém nem tudo que está a venda ali é conveniente para ele. Algumas publicações não vão lhe interessar e outras são até proibidas para ele.

E o jornaleiro fará valer esta lei. No mundo cibernético as coisas ainda não estão bem organizadas: aí está o problema. A internet já salvou vidas, mastambém já destruiu muitas. Os adolescentes não estão preparados para selecionarem o que ver e o que não ver. Desta forma, acabam entrando em contato com coisas impróprias, o que nesta fase da vida não lhes é nada formativo e, em muitos casos, nunca o será.

Fonte: JORNAL "MISSÃO JOVEM"

Fontes: Wikipedia, CERN e JORNAL "MISSÃO JOVEM"

por Fagner da Cruz Vasconcelos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.