domingo, 17 de maio de 2009

Cenário Pós Enchente em Granja

Cenário Pós Enchente em Granja


[caption id="attachment_1948" align="aligncenter" width="300" caption="Av. Beira Rio - Granja-CE"]Av. Beira Rio - Granja-CE[/caption]

Quinze dias após as enchentes no dia 02 de maio, o cenário de algumas ruas de Granja (principalmente na Av. Beira Rio) o que torna o fato comparável  com a passagem de um verdadeiro furacão ou ciclone pela região:


Crateras em plena rua, grades arreadas, estradas cortadas pelas correntezas,  casas caídas, monumentos deteriorados e sem falar dos arquivos da memória cultural/histórica perdidos ou danificados pelas inundações.


Sem falar da enorme quantidade de vítimas ainda desabrigadas que estão agora a depender da ajuda de todos. Graças a Deus que durante este período não houve vítimas fatais.


Várias campanhas foram montadas em prol de uma amenização dos problemas. Mas em certos locais torna-se perigoso percorrer idosos e crianças.


Escolas estão sendo usadas como alojamento e com isso houve a precipitação das férias escolares o que antecipou o intervalo do ano letivo. Isto para um melhor planejamento e reconstrução das moradias afetadas enquanto os desabrigados utilizam as escolas.


Mas o medo ainda persiste.


O nível das águas baixou bastante mas ainda há forte chuvas caínda pela região, só na última sexta-feira, a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos voltou a registrar chuva de 124 milímetros em Granja até às 8 horas do dia 15/maio.


Há pontos de alagamentos em que pedestres e transportes trafegam podendo também servir de "criadouro" de doenças como a dengue e leptospirose.


A população está alerta pois Granja ainda vive estado de calamidade pública, e é uma das cidades com maior número de atingidos pelas chuvas no Ceará.


A boa notícia é que sempre que há dificuldades, o brasileiro se une pra lutar pelo amanhã. Concerteza hoje em Granja as pessoas estão mais unidas e com isso poderá se ter um bom respaldo apesar das tragédias. Antes, quando tudo estava bem, em meio à folia das eleições, não nos preocupamos tanto com uma coisa ou outra, até com a família nós "damos um tempo"... Mas quando ocorre um imprevisto, na dificuldade, olhamos com outros olhos a quem nos cerca.  É como o ditado: "Só damos valor aquilo (ou alguém) que perdemos ou que chegamos próximo de perder". Creio que é dessa força que precisamos e desde já agradecemos a todos que colaboraram  direto ou indiretamente com este povo sofrido. Nossa força é a Esperança, a Força de Vontade, que o amanhã seja melhor e é isso que nos mantém vivos.



Imagens:


[gallery columns="4" orderby="rand"]

Fotos enviadas por Francisco Cèsar Saldanha (direto de Granja-CE)
Por Fagner da Cruz Vasconcelos
Link: Última Hora

2 comentários:

  1. foi realmente uma tragedia,so Deus mesmo pra ter missericordia com todas essas pessoAS nessicitadas.

    ResponderExcluir
  2. [...] na Av. Beira Rio) o que torna o fato comparável com a passagem de um … fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.