domingo, 31 de maio de 2009

Crianças São Encontradas com Vida Três Dias Após Acidente na Barragem Algodões no PI

Crianças São Encontradas com Vida Três Dias Após Acidente na Barragem Algodões no PI


Os irmãos Eduardo e Henrique Veras, 3 e 4 anos, passaram três dias perdidos no morro onde foram deixados pelo pai.


Neste sábado, subiu para oito o número de vítimas da tragédia. Ainda há pessoas desaparecidas e as buscas continuam. Povoado a 15km da barragem ficou completamente destruído.


Os irmãos Eduardo e Henrique Veras, 3 e 4 anos, passaram três dias perdidos no morro onde foram deixados pelo pai. A mãe está em outra cidade, esperando dar à luz o quarto filho. Os dois irmãos vão ficar agora na casa de um tia.




"Os 'bichim' [estavam] lá sem roupa e sem nada, dormindo no chão, com frio e com fome, os mosquitos mordendo eles", lembra a tia Rosângela Guimarães.



Amigos das vítimas conseguiram chegar com motocicletas para ajudar no socorro. De carona, foi possível chegar até um povoado onde a água passou muito perto das casas.



“Saíram uns correndo por dentro do mato, outros pelas estradas, para ver se alcançava o caminho antes da água tomar tudo”, descreve a agricultora Deline Félix.

A agricultora Maria do Rosário tenta se acalmar. Ela ainda está abalada pela tragédia que presenciou. “Morreram cinco pessoas da minha família. Minha mãe, meu cunhado e três sobrinhos. Meu irmão com uma criancinha de 1 ano, tentou salvar, mas não conseguiu. Foi embora e não foi encontrada”, disse.


No povoado de Angico Branco, que fica a 15 km do local onde a represa arrebentou, viviam mais de 150 famílias, segundo os moradores. Da igreja do povoado, sobrou apenas um pedaço de parede. Numa parte mais alta do povoado, a única casa que resistiu ficou apenas com o retrato do casal de agricultores.


Onze pessoas passaram mais de 5 horas no telhado esperando a água baixar. “Onde pessoas onde tinham oito idosos. Só tinham quatro pessoas que podiam lidar com eles e um deficiente de um pé, praticamente. Nós chegamos aqui [no telhado] nadando”, conta o agricultor Cladiomar Souza.


As pessoas que sobreviveram, não sabem como será daqui para frente.




“E agora o que é que a gente vai fazer? Nada. Só Deus agora”, lamenta um agricultor Francisco Ribeiro.



Em toda a região atingida pela enxurrada de 50 bilhões de litros de água da barragem Algodões, estima-se que mais de 30 mil animais tenham sido mortos. Árvores e plantas levarão muito tempo para crescer e refazer a paisagem de antes.



Fonte: G1
Atualizado às 08:56hs, 01/06/2009
cocal pi



[caption id="attachment_2270" align="aligncenter" width="300" caption=""A cena dessa Senhora em desespero é chocante. O semblante dela resume tudo que ocorreu e ocorre no Piauí, mais precisamente em Cocal." (Tadeu Nogueira)"]"A cena dessa Senhora em desespero é chocante. O semblante dela resume tudo que ocorreu e ocorre no Piauí, mais precisamente em Cocal." (Tadeu Nogueira)[/caption]

Ajuda Para o Municipio de Cocal pode ser feita através da conta:


Conta-2009-5,


Banco do Brasil


AG-1777-9


(Fonte: Portal 180 Graus)



Extraído de: Camocim Online
Por Fagner C Vasconcelos

Um comentário:

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.