quinta-feira, 4 de junho de 2009

Senado Federal Homenagea Patativa do Assaré e Fagner Pede Que ABL Lembre do Poeta Cearense

Senado Federal Homenagea Patativa do Assaré e Fagner Pede Que ABL Lembre do Poeta Cearense


[caption id="attachment_2378" align="aligncenter" width="300" caption="Fagner relembra Patativa e cobra da ABL (Associação Brasileira de Letras) reconhecimento do poeta cearense"]Fagner relembra Patativa e cobra da ABL reconhecimento do poeta cearense[/caption]

"Só quem não sabe quem é Patativa do Assaré é a Academia Brasileira de Letras (ABL)". Depois de cantar "Festa da natureza" e "Vaca Estrela e Boi Fubá" da tribuna do Plenário, o cantor e compositor Raimundo Fagner homenageou Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, cobrando da ABL que lembre do poeta popular cearense, cujo centenário de nascimento foi celebrado nesta quarta-feira (3) pelo Senado Federal. Antes de Fagner, a também cearense Myrlla Muniz cantou "Casinha de palha". Os dois foram acompanhados por Marcos Faria, na sanfona, e Ocelo Mendonça, no violoncelo e na flauta.





[caption id="attachment_1450" align="aligncenter" width="200" caption="Patativa do Assaré (morreu em 8 de julho de 2002, aos 93 anos)"]Patativa do Assaré (aos 91 anos)[/caption]

Diversas autoridades cearenses compareceram ao Senado para reverenciar Patativa do Assaré, como o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha; o presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar e o prefeito de Assaré, Evanderto Almeida. Também estiveram presentes o diretor do documentário "Patativa do Assaré - Ave Poesia", Rosemberg Cariry, e o filho de Patativa, Geraldo Gonçalves, que declamou o poema "A dor gravada".


- Essa homenagem é uma honra para a nossa família e para todo o povo cearense. Dá até a impressão de que Patativa não morreu. Ele apenas mudou-se, mas continua vivo no coração de cada um - agradeceu Geraldo Gonçalves.


O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) lançou, durante a sessão, o livro "Patativa do Assaré - Poeta Universal", que reune artigos sobre Patativa, entrevistas com seus filhos e traz uma antologia com alguns dos seus poemas. A série de eventos em homenagem ao poeta cearense integrou a programação do Senado Cultural, que ainda realizará este mês uma exposição em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro sobre os jogos olímpicos de Pequim/2008.




Fonte: Senado Federal

Leia Também:



Patativa do Assaré: 100 Anos de Poesia Matuta


Alguns Poemas de Patativa do Assaré


Fagner Cruz

Um comentário:

  1. Patativa, nunca deve ser esquecido...muito lovável essa homenagem, grande homem, grande Nordestino.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.