domingo, 16 de agosto de 2009

10 Raros Fenômenos da Natureza

Dez Raros Fenômenos da Natureza


Planeta Terra


A Natureza sempre nos surpreende. Há vários fenômenos naturais que são totalmente desconhecidos e absolutamente impressionantes. Alguns são tão raros, que nem a ciência (com todo avanço tecnológico) é capaz de explicar. Imagine o que a natureza tem a nos ensinar e o que ela oferece como uma possibilidade única (talvez por gerações) de vermos algo que nos dê felicidade em presenciar ou apenas conhecer que existe...


A seguir você pode acompanhar dez fenômenos impressionantes, que muita gente desconhece.



1°- Pedras Serelepes (ou Pedras que "andam")


clique para ampliar

Até hoje ninguém conseguiu explicar por que, misteriosamente, pedras de centenas de quilos deslocam-se do seu ponto de origem pelo deserto de Death Valley. Alguns pesquisadores atribuem tal fenômeno aos fortes ventos e superfície gelada, mas esta teoria não explica, no entanto, por que as pedras se movem lado a lado, em ritmo e direções diferentes. Além disso, cálculos físicos não apóiam plenamente esta teoria.




2°- Buracos Azuis


Buracos azuis


Os buracos azuis são gigantes elevações subaquáticas, que levam este nome pela tonalidade de azul que apresentam quando vistos do alto. Normalmente possuem centenas de metros de profundidade e tem ambiente desfavorável para a vida marinha, já que a circulação de água é ruim. Curiosamente, em alguns buracos foram encontrados restos fósseis preservados em suas profundezas.





3°- Nuvens Mamatus


Nuvens Mamatus


Aparentemente assustadoras, as nuvens Mammatus também são mensageiras de tempestades e outros eventos meteorológicos extremos. Normalmente compostas de gelo, elas podem se estender por centenas de quilômetros em vários sentidos e formações, permanecendo visíveis e estáticas entre 10 minutos e 1 hora. Embora pareçam portadoras de más notícias, elas são apenas mensageiras, aparecendo antes e/ou depois de uma grande mudança meteorológica.




4°- Círculos de Gelo


Círculos de gelo


Enquanto muitos acreditem que estes círculos perfeitos sejam obra de alguma teoria da conspiração, os cientistas geralmente aceitam que eles são formados por turbilhões d’água que giram em um considerável pedaço de gelo, em um movimento circular. Como resultado desta rotação, outros pedaços de gelo e objetos gerados pelo desgaste uniforme nas bordas do gelo vão lentamente formando um círculo.





5°- Colunas de Basalto


Colunas de Basalto


Este fenômeno ocorre com o esfriamento de um fluxo de lava espessa, formando uma malha geométrica com notável regularidade. Um dos famosos exemplos é o Giant´s Causeway, na costa da Irlanda (fotos), embora a maior e mais conhecida seja Devil´s Tower em Wyoming.





6°- Arco-íris de Fogo


Arco-íris de fogo


Este raro fenômeno só ocorre quando há a participação do sol e das nuvens. Cristais dentro das nuvens refratam a luz em várias ondas do espectro, fazendo surgir cores entre as nuvens. Devido a raridade com que este evento acontece, existem poucas fotos.





7°- Marés Vermelhas


Maré vermelha


As Marés Vermelhas são formadas pelo súbito aumento do fluxo de algas de cor única, que podem converter uma parte da água em uma cor vermelha sangue. Embora fenômenos desta natureza sejam relativamente inofensivos, alguns podem ser mortais, causando a morte de peixes, aves e mamíferos marinhos. Em alguns casos, até mesmo os seres humanos podem ser afetados, embora a exposição humana não seja conhecida por ser fatal.





8°- Rosto no Céu (Conjunção: Lua, Júpiter e Vênus)


Rosto no Céu: conjunção lua, venus e júpiter


O fenômeno apresenta um raro alinhamento de Vênus e Júpiter (os dois "olhos"), e a Lua crescente (a "boca") que juntos formam um rosto na abóboda celeste. Que de acordo com sua passagem muda o "humor" do céu: de alegra para triste, ou inverso.


De tempos em tempos, os dois planetas se aproximam, mas geralmente não ficam tão visíveis por causa da proximidade do Sol.


Depois da própria Lua e do Sol, Vênus e Júpiter são os astros de maior brilho. No céu claro de Brasília via-se dois pontos bem brilhantes, que formavam com a Lua crescente um triângulo.


O próximo sorriso no céu australiano só em 2036...





9°- Raios Verdes do Sol


raio azul e verde do solO ocaso é uma fonte inesgotável de fenômenos luminosos interessantes, alguns dos quais têm origem no espaço interplanetário, muito além da atmosfera. Muitos outros, porém, são produzidos sob a camada de ar que cobre a superfície da Terra.


Um deles, muito bonito e pouco conhecido, chama-se "raio verde"/"raio azul": ele aparece como uma fulguração bem no topo da circunferência avermelhada do Sol, nos últimos instantes do ocaso, e dura tipicamente 1 segundo. Pouco mais que um flash de exótica tonalidade esmeralda ou anil.


Por ser tão breve, a luz verde/azul quase sempre passa despercebida ou é atribuída a uma das muitas ilusões de óptica produzidas quando se olha o pôr-do-sol. Mas o raio verde ou azul é real, já foi fotografado e sabe-se que surge em situações especiais. Não há ainda uma explicação bem estabelecida sobre o mecanismo que o gera, mas é possível ter uma idéia das condições favoráveis ao seu aparecimento: os dois fatores dominantes são a limpidez da atmosfera e a distância do observador com relação à linha do horizonte.


Note que é muito perigoso olhar para o Sol diretamente. Ao por-de-sol, o verde vai aparecer depois que Sol vermelho desaparecer. Ao amanhecer é ao contrário, o azul vem primeiro. O horizonte do mar é o mais indicado às observações.



10°- Aurora Boreal e Austral


aurora boreal e austral


Há um fenômeno que ocorre em nosso planeta, a aurora boreal (nas regiões próximas do pólo norte) e a aurora austral(nos locais próximos ao pólo sul).


Tudo começa com explosões solares, que emitem uma grande quantidade de partículas que possuem carga elétrica e seguem em todas as direções, formando o que chamamos de vento solar.


Após viajarem cerca de 150 milhões de quilômetros, essas partículas eletrizadas atingem as altas camadas da atmosfera da terra e acabam sendo desviadas e aceleradas pelo campo magnético do nosso planeta, como um grande imã.


Ao ganharem velocidade e serem desviadas pelo campo magnético, as partículas colidem com as moléculas que compõem a atmosfera, principalmente os átomos de oxigênio e de nitrogênio. É desses choques que surgem as luzes coloridas das auroras.




  • Luz de tom avermelhado: a partir da colisão das partículas carregadas de eletricidade com o nitrogênio;



  • Luz de tom esverdeado ou também próximo ao vermelho: a partir do encontro entre as partículas e o oxigênio.


As luzes das auroras podem se estender por até dois mil quilômetros!


As aparências das auroras celestes podem variar tanto em termo das figuras desenhadas no ar como em relação às cores as luzes desses fenômenos aparecem em formato de arco ou como uma cortina luminosa.


Tons avermelhados: 200 e os 500 quilômetros de altitude; já os tons verde-azulados aparecem entre 90 e 250 quilômetros acima da superfície terrestre.




postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTES eIMAGENS: Eso.org/Blog O Buteco/G1.Globo/Revista Ciência Hoje/Google Images/SuperInteressante Online



<!--[if !mso]>

40 comentários:

  1. Muito lindo....o peder de DEUS ninguém explica...

    ResponderExcluir
  2. EXCEPCIONAl!!

    Eu só conhecia a Aurora Boreal...

    Putz, nada melhor que a natureza!!

    Magnífico! Indiscritível!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a natureza embora nos mostre todo seu encanto é muito misteriosa, ela tem muito a nos oferecer, pena que nem todos sabem desfrutar com sabedoria das belezas que se encontram ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  4. Odeio teólogos falaciosos. Tudo o que não se consegue explicar atribuem ao poder de Deus.

    ResponderExcluir
  5. juliana machado de assisquinta-feira, 01 abril, 2010

    EU N ENTENDO NADA.....................

    ResponderExcluir
  6. eu que ñ chegava perto daquele buraco azul
    é tão assustador
    parece coisa d outro mundo

    ResponderExcluir
  7. realmente... sem palavras. adorei kelas nuvens mammatus e kelas pedras la, muuuuuuito massa

    ResponderExcluir
  8. e... o carinha, isso so DEUS MSM, ISSO TEM EXPLICAÇAO, MAS KEM CRIO FOI DEUS

    ResponderExcluir
  9. Adorei todas as imagens e as informaçoes,foram claras e simples e direto ao ponto.Fenomenos,ou naturalidade,não importa o nome,o que interressa é que existem,estão ao nosso alcance mais ainda sim o homem destroi,polui,mata,queima,somos ingratos e insensatos isso sim.Mais enfim que Deus nos perdoe e nos salve e ao planeta também.Parabéns...

    ResponderExcluir
  10. Fantatico esse trabalho de observar e registrar esses fenomenos que nosso planeta nos proporciona e que pouco tem essa inteligencia para observar e curtir.
    Parabens...

    ResponderExcluir
  11. tenho uma pedra e parece e caiu ou e era de uma forma de vida antiga achada em 2008 no tocantins no municipio de tupiratins ela parece e foi lapidada a mão como se lapida uma madeira para moveis e até agora ñ emdifiquei se era de antepassados ou do espaço embreve a foto dela eo fone estara p/ todos visitantes deste site

    ResponderExcluir
  12. parabéns para natureza! pois até hoje não encontrei beleza maior do que a da natureza; e seus fenômenos...
    E tenho certeza que não há nada que pague poder presenciar esses momentos....

    ResponderExcluir
  13. eu naverdade não sabi aque existia tudo isso no mundo inteiro estou suupresaatambém queria saber mais sobre fenomenos naturais

    ResponderExcluir
  14. eu nunca iria nesse buraco da meo meu voto é 100

    ResponderExcluir
  15. Achei ótimo o site, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns,muito interesante!

    ResponderExcluir
  17. Que fênomenos fabulosos,espetaculares,incríveis,extraordinários...
    Simplesmente fantastícos...amo tudo isso,e espero que quando crescer tenha o prazer de poder conhecer essas maravilhas da natureza,espero poder me especializar nessa área...simplesmente inacreditável...

    ResponderExcluir
  18. Falta um bem intrigante e que só ocorre em dois lugares no mundo, um proximo a São Petsburgo na Russia e o outrto é em Arouca em Portugal: Pedraas Parideiras, isto mesmo, são pedras que parem, dão a luz a outras pedras. Não acreditam, então consultem na net.

    ResponderExcluir
  19. Adorei as imagens

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. muito show o site...parabéns

    ResponderExcluir
  22. exes fenomenos sao expantozos eu nunca tinha visto isso aprofundarei minha pesquisaem querer saber como as predras com axo mais de 1 tonelada movimentam-se.
    sao quilos ou toneladas?

    ResponderExcluir
  23. Falou as bolas relampago e o fogo fatuo

    ResponderExcluir
  24. Parabéns,Muito Interessante só fiquei com medo das Nuvens mamatus.

    ResponderExcluir
  25. Tudo tem uma explicação logica cientifica, nada é atividade paranormal.

    ResponderExcluir
  26. isso é muito bonito! me senti feliz vendo esses troços, eu gostei! *-* mas faltou o Xein Loungo. by: picássio das trevas ):<

    ResponderExcluir
  27. Maravilhoso d+,incrivelmente lindo quem pode presencia-los certamente pode se considerar um grande sortudo.

    ResponderExcluir
  28. TODOS SÃO LINDOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  29. Esses fenômenos são pura emoção simplesmente indescritível ..

    ResponderExcluir
  30. gostei deste siti por quer tem farias coisas legais q pode achuda uma pessoa para esttudar tipo eu,eu entrei neste siti por que eu presisava fazer uma pesquisar,por que eu sou professora de geografia e por encrivel que paresa eu quando tia 13 anos não suportava geografia mais era boa em geografia hoje sou professora de geografia.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.