domingo, 30 de agosto de 2009

Cante Lá Que Eu Aprendo Cá

Cante Lá Que Eu Aprendo


Patativa Assaré (Foto: Reprodução)


O instituto cultural criado pelo Patativa do Assaré, localizado no município que lhe deu o nome, Assaré, na região sul do Ceará, capacita mais de 400 jovens, preservando a cultura popular. A fundação, criada por Antônio Gonçalves da Silva, o poeta que conquistou o Brasil com seus versos populares, oferece oficinas e cursos para crianças com a condição de que estejam devidamente matriculadas na rede pública de ensino.


Tem oficina de música popular e erudita. O instituto conseguiu criar uma banda marcial sinfônica com 25 integrantes. “Há cinco meses eu não sabia tocar nenhum instrumento. Agora eu sei baixo e bateria”, disse um aluno.


Os veteranos ensinam os mais novos, como Laércio Oliveira, instrutor de música. “Foi um pouco difícil porque a gente pega a galera sem nenhum conhecimento musical. A gente começou a passar as noções. Hoje, todo mundo tocando certinho e todo mundo tocando alinhado. Show de bola”, avaliou.


“Era um sonho de a gente socializar através da arte para atingir uma cidadania. Hoje estamos no projeto de dez oficinas e já com a perspectiva de mais duas”, disse Maria Evandete de Almeida, coordenadora do instituto.



postado por FAGNER C VASCONCELOS
Fonte: Globo Rural (via portal CearáAgora)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.