sábado, 31 de outubro de 2009

Homenagem de Leitor ao "Padim" Padre Ciço

Homenagem de Leitor ao "Padim Padre Ciço"


padre-cicero-romao-batistaHoje (01), é aniversário de 40 anos da construção da Estátua em honra ao Padre Cícero Romão Batista, ou simplesmente: "Padim Padre Ciço". Para isso iremos publicar uma homenagem ao "santo padre" nesta data que remete a força da fé do povo nordestino. Confira abaixo.



É a voz do povo: Padre Cícero é Santo!!!


Quando o Padre Cícero chegou, como Capelão, a Taboleiro Grande, hoje Juazeiro do Norte que pertencia ao Crato, havia ali somente um aglomerado de casas de taipa convergindo para uma Capela dedicada a Nossa Senhora das Dores. Começou a trabalhar por aquele lugar e por aquela gente, pregando o Evangelho de Cristo. Criou grupos de trabalhos pastorais, catequistas e grupos que ensinavam corte e costura para as mulheres e aos meninos, como confeccionar calçados, burilar a madeira, manusear flandres, fazendo lamparinas, ensinando técnicas agrícolas e de preservação do meio-ambiente.


Naquele tempo, imperavam em todo o Nordeste os famosos coronéis que eram ricos fazendeiros, proprietários de imensos latifúndios e que oprimiam o povo pobre. Dizia ele: “Não vá morar em terra de senhor de engenho. Não venda suas terras. Não queiram morar em terra alheia. Compre sua terra”. E manda que o cearense grite, reclame, reivindique, do contrário só teremos o desprezo dos grandes. O seu prestígio pastoral extrapolou os limites do Juazeiro e do Ceará, ao ponto de Lampião vir a Juazeiro do Norte para tomar a bênção a meu Padrinho. E assim, com oração, trabalhado e zelo apostólico, elevou a auto-estima dos habitantes dali, tornando-se uma pedra no meio do caminho daqueles poderosos coronéis, conseguindo a emancipação política do lugar, sendo aclamado o candidato do povo e eleito o seu primeiro Prefeito, com realizações inesquecíveis.


Deste modo, tornou-se político influente, defendendo seu povo do jugo dos coronéis que eram chefes políticos, alguns ferrenhos adversários seus, e que contrariados armaram uma trama para se vingarem dele. No embalo do polêmico milagre com a Beata Mocinha, enviaram centenas de telegramas e cartas-denúncia a seus superiores, com calúnia e difamação, intrigas e futricas, acusando-o de ser um embusteiro, até que conseguiram a sua injusta suspensão de ordem.


Pela sua vida dedicada com fé e amor aos irmãos, com coerência, fiel a Jesus Cristo e à sua Igreja, ofereceu seus sofrimentos à Virgem Santíssima Nª Sª das Dores, e porque nunca traiu o seu povo, seus romeiros fiéis, em todo o Nordeste, o veneram como santo, com o testemunho de muitas graças alcançadas, a ele recorridas.
Como grande evangelizador pregava ao povo, incluindo os coronéis e até Lampião, quando esteve em Juazeiro: “Convertam-se. Quem matou não mate mais, quem roubou não roube mais.” Foi também defensor dos direitos humanos e pacificador, ambientalista, conselheiro e profeta de grande visão de futuro.


Hoje, algumas das preocupações com o meio-ambiente e ações político-sociais do Governo nesta área, já eram alertadas ou recomendadas por Padre Cícero, senão vejamos:




1. Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau… Não toque fogo no roçado, nem na caatinga.
2. Não cace mais e deixe os bichos viverem…Não crie o boi , nem o bode soltos, faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer.
3. Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar a água da chuva. Represe os riachos de cem em cem metros, mesmo que seja com pedra solta.
4. Não plante de serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé, para que a água não arraste a terra nem se perca a sua riqueza.
5. Plante, cada dia, pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá, ou outra árvore qualquer, até que o sertão seja uma mata só.
6. Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga como a maniçoba, a favela, e a jurema. Elas podem ajudar você a conviver com a seca.



Pelo significado jurídico da palavra suspensão ou Sursis s.m.(Jur.) – suspensão condicional de pena leve ou adiamento de sua execução que o magistrado pode conceder a criminoso primário, tendo em vista os antecedentes do réu, podemos concluir que suspensão não é termo definitivo.


Para realçar o seu dom de profecia, após a diocese de fortaleza publicar a sentença do tribunal eclesiástico que punia Pe. Cícero com a suspensão de ordem, alguns amigos seus, num gesto de solidariedade, lhe aconselharam que ele poderia apelar para o seu direito de defesa junto à justiça comum, tendo padre Cícero lhes respondido em latim: “Roma locuta, causa finita”, e completou: a minha defesa quem vai fazer é a própria igreja. Confirmando esta sua previsão, Dom Fernando Panico, bispo diocesano do crato, solidário com o povo, trabalha pela reabilitação do Padre Cícero e quem sabe até a sua canonização e honra aos altares. Para Deus, nada é impossível. Pela santificação do Padre Cícero, vamos rezar o Salmo 26: Jubilosa esperança em Deus.
Glória e louvor ao Pai que em Cristo nos reconciliou!


por Antônio Alfredo C. Beviláqua
Leigo Católico



postado por FAGNER C VASCONCELOS

4 comentários:

  1. Antônio Alfredo Coelho Beviláquadomingo, 01 novembro, 2009

    Pois é, Fagner,
    Por ocasião de sua suspensão de ordem, Padre Cícero já era famoso, mas não se deixou dominar pela vaidade, e mesmo sofrendo a dor de uma punição injusta, revelou uma das suas mais belas qualidades que era a humildade, aliás, um aprendizado do Divino Mestre, Nosso Senhor Jesus, que nos ensina: “Eu vim para servir e não para ser servido”. Manteve-se fiel e zeloso pela Santa Madre Igreja que ele amou e respeitou até o fim e não querendo o confronto com ela, e nem com os seus superiores na hierarquia da Igreja Católica, recolheu-se ao seu retiro na Serra do Horto, até o dia 20 de Julho de 1934, quando se apresentou ao Pai Eterno.

    Alfredo Beviláqua

    ResponderExcluir
  2. Não é não.
    Acho ridículo isso de achar que ele é santo.
    Não acredito em santos depois do nascimento de Cristo.
    E Cícero foi político também, se não me engano. Pesoooouu....

    ResponderExcluir
  3. Antônio Alfredo Coelho Beviláquaquinta-feira, 05 novembro, 2009

    Caro Fagner,
    O cidadão anônimo aproveitando o título É a voz do Povo: Padre Cícero é Santo, quer se dirigir aos Católicos achando ridículo a proclamação dos Santos, depois do nascimento de Cristo.
    É isto, irmão. Se você for Evangélico, por favor não nos acuse de adoradores dos Santos, como nós respeitamos vocês ao relembrarem os seus entes queridos - pais, avós, bisavós – mantendo os seus retratos guardados nos seus baús. Os santos que nós católicos veneremos são estes Bem-Aventurados do Pai, luzeiros benditos que celebrando a Páscoa da Ressurreição do Senhor, chegaram a sacrificar sua própria vida, isto é, obedecendo a lição do Divino Mestre, carregaram a sua própria cruz, por amor a Jesus, e isto é um modelo de santidade que deve ser lembrado. Diante das dificuldades da vida de cristãos que deve ser de fé, de renúncia à nossa própria vida, para tomarmos a nossa cruz e seguir Jesus, muitas vezes ficamos desanimados, com vontade de seguir o caminho mais fácil. Mas o testemunho dos Santos nos dá alento, sendo um modelo de fé e de perseverança que deve ser imitado. Por isso os veneramos e os temos como eternos missionários da Palavra de Deus, que nos leva juntos com uma multidão de romeiros peregrinos à Igreja aos Domingos e na festa do/a Santo/a Padroeiro/a PARA ESCUTAR A PALAVRA DE DEUS E ADORAR JESUS NA SANTA EUCARISTIA, e este é um Mistério de Fé.
    Crítico nenhum, qualquer que seja a sua religião, não pode acusar os romeiros do Padre Cícero de fanáticos, porque eles não estão praticando violência e nem faltando com respeito a religião nenhuma. Estão vivenciando a sua religião, com temor a Deus.
    Ser fanático é diferente. Quem não se lembra daquele pastor da Igreja Universal dando aula de fanatismo, sendo transmitida para todo o Brasil pela sua própria emissora de Televisão? Com uma ação de violência e com desrespeito aos Católicos, gesto não condizente com a prática Evangélica, apareceu dando chutes em Nossa Senhora, a Mãe do Senhor, que nos deu este mandamento: “Fazei o que Ele vos disser”. E este é o Mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo”. Ainda hoje, os aprendizes de fanático daquele pastor estão aparecendo fazendo depredações pelo interior do Brasil, como na Igreja da Meruoca e no Santuário de Nossa Senhora do Livramento, aí no Parazinho. Isto sim, é ser fanático.
    Disse ainda o anônimo: E Cícero foi político também, se não me engano. Pesoooouu….
    Padre Cícero não usou a Religião como trampolim político. Na emancipação da Vila Taboleiro Grande, hoje Juazeiro do Norte, ele foi aclamado o candidato do povo, foi eleito e soube usar a ética na política. Vide o exemplo de um político que se tornou santo: São Tomás Morus, Santo Padroeiro dos politicos, renunciou ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra, com todas as benesses, para seguir Jesus. E por isto foi condenado à morte.
    Paz e Bênçao,
    Alfredo Beviláqua

    ResponderExcluir
  4. maria dapenha santos silvasexta-feira, 17 dezembro, 2010

    meo filho teve leucemia foi curado gracias ao padre cicero que veio do nordeste para o chile a curarlo, gracias le dou .

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.