domingo, 25 de outubro de 2009

Relatório da Reunião da ACPP com os Professores

Reunião da ACPP com os Professores


Reuniao ACPP - Professores

A reunião de ontem (24), promovida pela ACPP (Associação Comunitária Pró-Parazinho) iniciou-se por volta das 15hs50, tendo como público alvo desta sessão informar e conscientizar os professores sobre o processo para a Emancipalização do distrito de Parazinho e a fundamental participação dos mesmos.


Chico Ézio, ao microfone, expôs a situação do movimento (foto: Fagner C Vasconcelos)


Foi iniciada pelo presidente da ACPP, Francisco Ézio (foto), que passou a palavra a primeira dama do Município, D. Carmem, que salientou que o prefeito e o deputado Gony Arruda estão apoiando a causa e anunciou a construção de uma escola Estadual em Parazinho.


Logo após as formalidades e apresentações dos membros, começou a apresentação das etapas e das propostas.


Depois de um resumo dos trabalhos da associação, que há cerca de dois anos existe, mas que estava a mercê das legislaturas, tanto municipais como estadual que não se definiam sobre o assunto. Chico Ézio expôs o atual momento propício a essa oportunidade, por causa das condições reais que nossa localidade retém e das leis que agora nos favorecem.


Revista Distritos in Foco (FAEC) responsável pela publicação dos distritos emancipáveis (foto: Fagner Cruz/Parazinet)


Com relação ao principal motivo pelo qual nosso Parazinho "sumiu" da lista dos distritos que buscavam emancipalização, segundo Chico Ézio reafirmou, foi o erro ocorrido durante o último censo realizado pelo IBGE em nossa região. Fato esse que fez sumir da listagem dos emancipáveis devido a quantidade de habitantes exigida para essa ação, que é de 8.500 habitantes, pela lei estadual que limita a qualquer cadidato a município ter no mínimo 1% da população do Estado. Informou também que a ACPP já entrou em contato com o presidente do IBGE, que diante das evidências, reconheceu a falha mas admitiu só  poder repará-la no próximo censo, devido a chegada do mesmo que se realizará ano que vem (2010).


Foi explicado que pelas provas dos dados mais atuais, como o elevado número de eleitores da última eleição maioritária, a qual calcula-se que  seja cerca de 40% da população do nosso distrito, que corresponde a  4.174 habitantes. Parazinho estaria hoje com uma população de cerca de 9.000 a 10.000 habitantes, superando o único requisito que nos falta para a emancipalização.


"Aliás, Parazinho está apto a se tornar município na frente de vários outros distritos. Pois dentre os requisitos necessários (que são uma série de obras e instalações básicas para suprir a população como: escolas, PSF's, igrejas, posto de saúde, saneamento, lazer, abastecimento d'água, telefonia, acesso rodoviário, quantidade de prédios, centro comercial, posto policial, sistema de limpeza pública, paróquia, entre outros) vários concorrentes de Parazinho têm pontos requeridos ainda pendentes. O que nos limita apenas a provar que temos realmente o mínimo de 8.500 habitantes." Enfatizou, Chico Ézio.


Ronaldo Frota, expondo o mapa-proposta (foto: Fagner Cruz/Parazinet)


O vice presidente da associação, Ronaldo Frota (foto), explicou uma das propostas de limitação de terras. Realçando que atualmente, Parazinho faz fronteira com os municípios de Camocim, Bela Cruz, Marco, Senador Sá, Martinópole, Uruoca, e limitando-se a Sede (Granja) através da comunidade do Aratãim que fica cortada ao meio, metade Sede, metade Parazinho. Então, com a primeira proposta, expõe a limitação de terra com a Sede, através da extensão do rio Coreaú. Acoplando todo o Aratãim, Mato Grosso e Pão de Açúcar ao Parazinho (veja o mapa).


Dentre as apresentações, surgiu a entrega de uma correspondência, que tinha como destinatário a associação tendo partido diretamente da FAEC (Federação das Associações Emancipalistas do Ceará) que informava o apoio ao distrito e também o resumo das leis que dificultavam o processo, por terem estipulado o prazo legal para votação da assembléia.


Prof. Luiz Fernandes (foto: Fagner Cruz/Parazinet)


Dentre os professores, surgiu a idéia da formulação de um panfleto ou folder (foto), que seria destinado aos professores para melhor aproveitamento na transmissão de informações aos alunos e comunidades.


Prof. Marcos Moreira (foto: Fagner Cruz/Parazinet)


Foram expostos, também, idéias de faixas e camisas parodiando nossa possível emancipação com diversas frases de alunos coletadas nas escolas dos professores participantes. Aproveitando o ensejo, foi alertada a provável visita da Comissão Emancipalista no próximo dia 07 de novembro.


Professores e membros participantes (foto: Fagner Cruz/Parazinet)


Após isso, foi novamente lembrado a fundamental participação da população, como um todo. Que os premiados dessa conquista serão todas as comunidades pertencentes, e consequentemente a melhor qualidade de vida que nós podemos alcançar.




postado por FAGNER C VASCONCELOS

5 comentários:

  1. Antônio Alfredo Coelho Beviláquasegunda-feira, 26 outubro, 2009

    Prezado Fagner,
    Considerando que a vila de Tatajuba não tem ligação direta por terra com Camocim, o que dificulta muito a vida do seu povo, que vive abandonado, entre outras dificuldades, quando o lixo só é coletado uma vez por mês pela PMC, e considerando um novo município a ser criado, no caso o do Parazinho, vejo como uma boa oportunidade a ACPP ampliar os seus contatos, agregando valores capazes de convencer tanto as Organizações Sociais como o Poder Publico, incluindo a Igreja, o Governo do Estado, Ministério das Cidades, Capitania dos Portos e IBGE, no sentido de incluir-se Tatajuba, Guriú, Lago Grande, Pedra Branca, Pesqueiro e demais vilas do Setor II e Setor III da Área Missionária de Nossa Senhora do Livramento, para formar o futuro Município do Parazinho. Esta iniciativa contribuirá para melhorar-se as condições de vida daquelas comunidades que geograficamente estão bem próximas ao Parazinho, até fazendo parte da sua Área Missionária. A considerar as condições de isolamento daquelas vilas, relegadas atualmente ao abandono, julgo que havendo um plebiscito, aquelas comunidades haverão de votar favoravelmente para pertencerem ao novo município do Parazinho, e isto se trata de bom senso, pois ao mesmo tempo trará economias para a Administração Pública como também proporcionará melhorias para o povo daquela região.
    Para fundamentar esta minha defesa, estou lhe transmitindo na íntegra, o resultado de uma Audiência Pública realizada em Tatajuba e que foi pulicada em 19 de outubro pelo Blog Camocimonline.

    LINK:http://camocimonline.blogspot.com/2009/10/em-tatajuba-lixo-e-coletado-mensalmente.html

    “Durante a Audiência Pública em Tatajuba (foto), no último dia 14 de outubro, que tratava de questões latifundiárias e ambientais da vila, que tem uma praia linda e paradisíaca, além do famoso Lago da Torta, o Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Tatajuba, o Sr. Didi, lamentou e pediu mudanças na forma como a PMC trata a questão do lixo na localidade. É que a Prefeitura recolhe o lixo uma vez por mês, de coletores que não tem tampa, sendo que a solução encontrada por muitos moradores diante de tanta demora é jogar parte do lixo em áreas de manguezal. No momento dessa reclamação o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e o Secretário de Infraestrutura estavam presentes. A Procuradora de Justiça, Sheila Pitombeira, sugeriu que a Prefeitura adotasse o sistema de coleta seletiva de lixo na comunidade. Resta saber se além da presença, eles terão consciência do absurdo que é uma coleta de lixo mensal em um dos cartões postais de Camocim, porta de entrada do turista quem vem de Jeri”
    Paz e Bênção,
    Alfredo Beviláqua.

    ResponderExcluir
  2. Antônio Alfredo Coelho Beviláquaquarta-feira, 28 outubro, 2009

    Prezado Fagner,
    A boa informação sempre será um requisito de grande importância para o desenvolvimento de um povo. E você, na direção do Blog Parazinet, está desempenhando um relevante serviço, principalmente nesta etapa em que o povo do Parazinho busca a emancipação política deste Distrito. É muito importante que a ACPP tome conhecimento e lute muito, corra mesmo, para incluir o nosso Distrito, antes da votação pela Assembléia Legislativa, e isto é possível. E como é importante, para ganhar tempo, estou lhe remetendo agora, para agilização dos envolvidos nesta luta.
    O tema em foco é a criação do novo município do Parazinho, mais precisamente a definição de sua área territorial e a sua inclusão neste rol de Distritos a serem logo emancipados.
    Em primeiro lugar, entende-se que deve ser desmembrado do município de Granja. Mas também, deve-se levar em consideração a necessidade do Poder Público encontrar uma solução que ofereça melhores condições de vida a todo o povo que habita as vilas da Tatajuba, do Buriti, do Lago Grande, do Guriú, entre outras, pertencentes ao Município de Camocim, mas que por não terem ligação direta por terra com aquele município, o povo sofre, o que dificulta muito a vida destas comunidades, que vivem naquele isolamento, abandonadas e sem nenhuma perspectiva de se desenvolverem, e, entre outras dificuldades, o lixo só é coletado uma vez por mês pela PMC e isto agride o meio-ambiente, vai de encontro à saúde pública, e se trata de um desrespeito ao povo. Por uma questão de bom censo, estas vilas que geograficamente estão ligadas por terra e bem próximas ao Parazinho, até fazendo parte da Área Missionária de Nossa Senhora do Livramento, poderão ser também desmembradas de Camocim e incorporadas ao novo município a ser criado. Mas para obter esta conquista, a ACPP terá que trabalhar muito, buscando o apoio das Organizações Sociais das próprias vilas, da Igreja, dos Sindicatos e de outras ONGs, como também do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa, do Ministério das Cidades, do TRE, da Capitania dos Portos e do IBGE e convencer a todos de que a melhor solução é a parte leste do litoral de Camocim ser incorporada ao novo município do Parazinho, e uma vez incorporadas ao novo município, aquelas vilas, uma ou mais terão condições de serem elevadas à categoria de Distritos, concorrendo assim para elevar a auto-estima do seu povo, dando início a um novo tempo.

    Com o fim de subsidiar a tomada de decisão da ACPP, julgo importante anexar novamente o resultado de uma Audiência Pública realizada em Tatajuba e que foi publicada em 19 de outubro pelo Blog Camocimonline.

    “Durante a Audiência Pública em Tatajuba (foto), no último dia 14 de outubro, que tratava de questões latifundiárias e ambientais da vila, que tem uma praia linda e paradisíaca, além do famoso Lago da Torta, o Presidente do Conselho de Desenvolvimento de Tatajuba, o Sr. Didi, lamentou e pediu mudanças na forma como a PMC trata a questão do lixo na localidade. É que a Prefeitura recolhe o lixo uma vez por mês, de coletores que não tem tampa, sendo que a solução encontrada por muitos moradores diante de tanta demora é jogar parte do lixo em áreas de manguezal. No momento dessa reclamação o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e o Secretário de Infraestrutura estavam presentes. A Procuradora de Justiça, Sheila Pitombeira, sugeriu que a Prefeitura adotasse o sistema de coleta seletiva de lixo na comunidade. Resta saber se além da presença, eles terão consciência do absurdo que é uma coleta de lixo mensal em um dos cartões postais de Camocim, porta de entrada do turista quem vem de Jeri”

    Paz e Bem,
    Alfredo Beviláqua

    ResponderExcluir
  3. Olá novamente caro Alfredo,

    Já encaminhei seu texto a ACPP.

    Qualquer informação de afirmação ou não deles estarei lhe respondendo.

    Abraços, Paz e Bem.

    Fagner C Vasconcelos

    ResponderExcluir
  4. Só acho que falta divulgação. Poucas pessoas estão sabendo disso.
    Como a população poderia contribuir, sendo que ela não está bem informada?
    O Parazinet vem cumprindo seu papel, informando seus visitantes. Mas e quem não tem esse privilégio?

    "...anunciou a construção de uma escola Estadual em Parazinho" -> gostei dessa parte :D

    E gostaria de saber se nós alunos do estadual poderemos participar disso.
    Eu também quero me mover!

    FLW!

    ResponderExcluir
  5. Blz Robson,

    A ajuda sempre é bem-vinda!!!

    O caso é simples, trata-se da conscientização de todos. Esse é o alicerce de qualquer movimento.
    Quanto mais se promover essa nossa luta, mais estaremos contribuindo para um Parazinho melhor...

    Abçs,
    Fagner C Vasconcelos

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.