sábado, 14 de novembro de 2009

Esquadrilha da Fumaça Encanta 15 mil Pessoas em Caucaia

Esquadrilha da Fumaça Encanta 15 mil Pessoas em Caucaia


Ousadia nos Ares (Foto: Kid Júnior)

A beleza do mar da Tabuba era apenas um mero detalhe. Durante a tarde de ontem, o encanto ficou por conta de um espetáculo no céu. Pela primeira vez no distrito, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, realizou uma série de performances aéreas que não deixaram o pequeno Gabriel Machado, sete anos, sequer fechar os olhos. "Nunca tinha visto algo parecido na minha vida. Fiquei impressionado com as manobras radicais e a coragem dos pilotos", revela o estudante, sem disfarçar a emoção.


Assim como ele, cerca de 15 mil pessoas, segundo a organização, conferiram as piruetas por um longo período, de aproximadamente 40 minutos.


O público, composto por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, aplaudiu, com entusiasmo, as 22 sequências de manobras com 55 acrobacias realizadas por sete aeronaves T-27 Tucano, de fabricação brasileira, sob o comando do tenente-coronel aviador, José Aguinaldo de Moura. Hoje, dia 14, vai ser a vez de Fortaleza receber o espetáculo, a partir das 16h, na Avenida Beira-Mar.


Segundo o capitão da esquadra, Anderson Amaro, a missão da equipe é justamente estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas. Além disso, "valorizar o sentimento de nacionalismo e demonstrar o alto grau de treinamento dos pilotos brasileiros".


A abertura do evento foi marcada pela apresentação de queda livre da Federação Cearense de Paraquedismo. Durante o salto, cada paraquedista conduziu uma bandeira do Brasil, do Ceará e do município de Caucaia.


Em seguida, houve a apresentação das aeronaves, que formaram imagens em meio às nuvens e fizeram manobras difíceis, como posição invertida (de cabeça para baixo), percorrendo mais de três mil metros.


As demonstrações nos ares, conforme o capitão Mauro Massahiro, é resultado de um treinamento exaustivo com profissionais capacitados e preparados. Mesmo diante do talento e da preparação dos pilotos, Massahiro destaca ser importante testar a aeronave antes das apresentações. O procedimento é feito para saber se ela está apta para a realização das piruetas.


Comemorações


Desta vez, as acrobacias, em formação e por aeronave isolada, fizeram parte dos festejos de emancipação política do município de Caucaia, que completou 250 anos em 15 de outubro passado, e do Dia do Aviador, comemorado em 23 do mesmo mês.


A ação contribuiu para que moradores da região pudessem se distrair e usufruir da novidade. Conforme a corretora Solange Garrido, 58 anos, "a cidade, de vez em quando, precisa de eventos como esse para quebrar a monotonia".


Com pensamento semelhante, o jovem Antônio Lima, 24 anos, afirmou que é a primeira vez que os moradores têm a oportunidade de observar performances executadas com tanto preciosismo.


O espetáculo, iniciativa da Prefeitura de Caucaia, não propiciou somente o lazer, mas ofereceu incremento à economia da região. De acordo com o prefeito Washington Goes, parte da segurança do evento foi composta por moradores do município e, na ocasião, muitos comerciantes aproveitaram a oportunidade para lucrar.


O êxito do espetáculo também foi atribuído pelo prefeito à tranquilidade das pessoas, que souberam se divertir sem confusão. Após as apresentações das piruetas, foi entregue, durante a noite, a medalha "Grã-Cruz", considerada a maior comenda do município, a autoridades que contribuíram para o desenvolvimento de Caucaia.


Foram homenageados o ministro dos Portos, Pedro Brito do Nascimento; o deputado federal Ciro Ferreira Gomes; a desembargadora de Justiça Gizela Nunes da Costa; e o tenente brigadeiro da Aeronáutica, Antônio Pinto Macedo.




postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE: Diario do Nordeste Online

2 comentários:

  1. Rapaz eu vi esse bixo subindo com o bico retinho pra "riba", fiquei olhando imaginando que iria "imbiocar" logo logo, que nada os caras são muito bons.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.