sábado, 14 de novembro de 2009

Governo Poderá Perdoar Multas de Motoqueiros

Governo Poderá Perdoar Multas de Motoqueiros


Depósito lotado: veículos apreendidos ficam no Detran aguardando que os proprietários paguem a multa

Motoqueiros que cometeram a infração de dirigir  sem habilitação poderão ser beneficiados com a anistia da multa, conforme estudo que o Governo do Estado vem realizando. A ideia é beneficiar os condutores de motocicletas abaixo de 250 cilindradas. A única exceção seria para os casos relacionados a uso de bebidas alcoólicas.


Trata-se de um assunto controvertido, uma vez que a proliferação de motocicletas tem sido favorecida por linhas de crédito acessíveis e se convertido numa situação real em que, no interior do Estado, o veículo substitui os animais de transportes, como os cavalos e burros.


Paralelamente a esse crescimento, que de um total de 1,4 milhão de veículos circulando no Ceará, cerca de 600 mil são motocicletas, também tem aumentado o número de infrações. De acordo com levantamento do Detran, o valor de multas, avaliadas na atualidade, é superior a R$ 10 milhões.


As irregularidades cometidas pelos motociclistas e as constantes fiscalizações dos órgãos de trânsito têm como resultado depósitos e pátios do Departamento sempre cheios de veículos apreendidos. Estes locais só não chegaram a um limite insustentável devido a realização sistemática de leilões de veículos apreendidos.


A diretora de Planejamento do Detran, Lorena Moreira, garante que o número de multas tem crescido. Este ano, foram lavradas 53.267 multas, em todo o Estado, sendo que um índice em torno de 40% (ou seja, cerca de 21.306 multas) aconteceram na Capital cearense.


O aumento, que é atribuído à intensificação das fiscalizações, é considerável se comparado ao total registrado no ano passado. Em 2008, foram lavradas 33.297 multas. Isto é, 59,98% a menos do que em 2009.


Conduzir motocicletas sem uso do capacete, uma prática corriqueira e sempre vista na zona rural e até nas áreas urbanas no Interior, corresponde a 11,33% das multas aplicadas este ano, sendo a quarta infração, entre as principais verificadas pelo Detran e outros órgãos de trânsito do Ceará.


Júlio Rodrigues considerou justa a apreensão de seu veículo, pois, afinal, não havia como justificar o fato de estar conduzindo o veículo sem ter o documento de habilitação. No entanto, sentiu no bolso a dificuldade de pagar a multa, porque comprometia o orçamento de sua família. “Não posso dizer que foi uma ação injusta. Mas creio que o perdão no pagamento da multa é como dar uma segunda oportunidade”.


Posicionamento contrário tem o agricultor Márcio Caminha, 65, morador do município de Lavras da Mangabeira, na região do Cariri. Ele enfatiza que as pessoas precisam ter responsabilidade com a sua vida e a dos outros.


“Não é possível que uma pessoal adulta dirija sem carteira, sem saber pilotar uma mota e não seja responsabilizada. Ela tem de ser punida, porque pode atropelar uma criança, um idoso, um pai de família ou mãe de família”, diz Márcio.


Pensamento semelhante tem o comerciário Ricardo Jorge Benevides da Silva, 34, que tem uma moto há mais de dez anos. Ele conta que já presenciou muitos acidentes envolvendo motociclistas. “Muitos são irresponsáveis. Avançam o sinal”.




postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE: DN Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.