quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Dia da Bandeira Nacional

O Dia da Bandeira Nacional


[caption id="" align="aligncenter" width="300" caption="Clique para ampliar a imagem"][/caption]

Há 120 anos, com a proclamação da República do Brasil, o  Governo provisório brasileiro baixou os primeiros decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e os selos nacionais. Símbolos da nova pátria. Mas...


Você conhece a nossa bandeira? Sabe quantas cores têm e o que ela representa? Sabe as dimensões oficiais? A origem do lema ou qual é a cor de suas letras? Entre outras perguntas e dúvidas desta que representa a nossa nação ao resto do mundo, o texto abaixo nos faz identificar aquilo que nos faz brasileiros.


A bandeira nacional do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889 e segundo recomenda o decreto de lei n.º 4 tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10 e inscrito a ele um losango amarelo que inscreve um círculo azul atravessado por um dístico branco com as palavras "Ordem e Progresso" em letras verdes, assim como vinte e sete estrelas de cor branca.


É uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não possuem em nenhuma parte as cores preta ou vermelha — geralmente associadas à guerra, ao luto ou ao sangue — na sua composição.




O Significado


A atual bandeira nacional mantém, ainda que em proporções e tonalidades cromáticas diferentes, o campo verde e o losango amarelo. Substituiu-se a esfera armilar pelo círculo que, como a anterior, também representa a esfera celeste; a faixa eclíptica pela faixa azimutal e a cruz da Ordem de Cristo pelo Cruzeiro do Sul.


Ainda hoje, não foi expedido decreto que defina oficialmente os significados de cada cor e forma, sendo todavia difundida a interpretação de que o verde representa as florestas, o amarelo, os minérios, e o azul, o céu. As estrelas, que representam os Estados que formam a União, e a faixa branca estão de acordo, respectivamente, com os astros e o azimute no céu carioca na manhã de 15 de novembro de 1889, às 8h30 (doze horas siderais), e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.


A inscrição "Ordem e Progresso", sempre em verde, é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).




CURIOSIDADE: O lema original era para ser igual ao do positivismo de Auguste Comte: "L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but" ("o amor por principio, a ordem por base, o progresso por fim"); entretanto, como era muito grande, foi ressumida para o atual "Ordem e Progresso



O Desenho Atual


A idéia da atual bandeira foi desenvolvida por um grupo formado pelo positivista Raimundo Teixeira Mendes, vice-diretor do Apostolado Positivista do Brasil, por Miguel Lemos, diretor do Apostolado Positivista do Brasil, e por Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O desenho do disco azul foi executado pelas mãos firmes do pintor Décio Vilares e, por indicação de Benjamin Constant, acrescentou-se em meio às estrelas a constelação do Cruzeiro do Sul, com as estrelas Acrux e Gacrux equilibradas no instante 13 sideral.


Embora não houvesse mais modificações quanto às dimensões e as suas formas, a bandeira adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, permanece intacta até hoje, à parte o acréscimo de algumas estrelas, no círculo azul, representativas dos novos Estados, e leve alteração em suas posições para corresponderem corretamente às coordenadas astronômicas. A última alteração oficial data de 11 de maio de 1992, acrescentado quatro estrelas referentes aos estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. Totalizando vinte e sete estrelas.



Conheça os modelos de bandeiras rejeitados, a posicão exata de cada componente da bandeira, como se dobra a mesma, a lei oficial entre outras coisas clicando AQUI.




postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE: Wikipédia

governo provisório brasileiro baixa os primeiros decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacionais.

6 comentários:

  1. esse saite é ma bobagem a gete n acha nada interesante para um trabalho ta

    ResponderExcluir
  2. José Olimpio S. Netodomingo, 22 novembro, 2009

    Taí, Tais,
    Um desafio para você. Trabalhe, construa. Não seja como a cigarra que só faz estridar. Não zombe, não menospreze. Não precisa que você seja uma sumidade e que o seu trabalho seja o mais perfeito de todos, mas que seja exercido com amor. O mais importante é a boa vontade de servir e está sempre disponível para colaborar, para construir. Junte-se às pessoas humildes e simples, mas que queiram dar o melhor de si pelo Parazinho. Já observei que o PARAZINET é uma semente que foi lançada em terra boa, esperando ser cultivada e que está precisando de incentivos, de água e de adubo para produzir. E que o Fagner, mesmo que não tenha tempo integral, pois exerce outra atividade, mas sempre encontra tempo para construir e isto é muito bom para o nosso Parazinho. Não enterre o talento que Deus lhe deu. O Parazinho precisa de você.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Seu Zé Olimpio.
    Consultando o pai dos burros, verifiquei que você só cometeu um erro. Corrigindo: A cigarra só faz estridular. Valeu para o meu aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. Antônio Alfredo Coelho Beviláquasegunda-feira, 23 novembro, 2009

    Caro Fagner,
    Você está prestando um bom serviço ao Parazinho. Saiba superar todas as dificuldades que surgirem. Siga em frente. Sou solidário com você. Graças ao seu Blogue eu estou tomando conhecimento das notícias da nossa terra e aprendendo muitas lições com pessoas simples. Aproveito a lição do Seu Olimpio, “O mais importante é a boa vontade de servir e está sempre disponível para colaborar, para construir”, mesmo sabendo que se pode cometer algum erro, pois só erra quem faz, quem trabalha. Aprendi também com o Seu Messias e até com você, Taís, que deu origem a um verdadeiro debate civilizado de idéias, e mesmo que sua idéia inicial não tenha sido alentadora, mas tenho certeza que você irá refletir melhor e mudar de opinião, porque cada um de nós podemos errar, reconhecermos o nosso erro e corrigirmos. Você mesma concluirá que vale a pena dar-se o primeiro passo. A princípio, como um bebê dando os primeiros passos, é desengonçado mas depois vai-se equilibrando e se fortalecendo, melhotsndo cada vez mais. A comunicação é importante. Já são 4 respostas para "O Dia da Bandeira Nacional"
    Paz e Bem!
    Alfredo Beviláqua

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos,

    Só são apredejadas as árvores que geram frutos. Por isso nao me preocupo com alguns comentários e ameaças que recebo anonimamente. Isso apenas me encoraja a seguir adiante.

    Desde já agradeço ao apoio mútuo de vocês e quero que saibam que desde a primeira letra postada aqui, fiz isso pensando naqueles que apreciam notícias de sua terra natal.

    Obrigado novamente pelo incentivo

    Atte,
    Fagner C Vasconcelos
    admin

    ResponderExcluir
  6. essa tais awe so pode ser loira neh aff !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.