sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Granja Ainda é Destaque na Produção de Cera de Carnaúba

Granja Ainda é Destaque na Produção de Cera de Carnaúba



Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, o município Granjense continua entre os 20 maiores produtores de cera de carnaúba do Estado.


O órgão apresentou a "Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2008". Nesta edição, conforme apurado na pesquisa, a produção primária florestal do País somou R$ 12,7 bilhões. Sendo a referência ao Ceará, pelo levantamento, está relacionado à produção de cera de carnaúba. O total produzido no ano passado corresponde a 3.044 toneladas, representando uma queda de 4,6% comparativamente à quantidade coletada em 2007. O Ceará é o principal produtor nacional, tendo concentrado 81,4% do total. Na segunda posição, encontra-se o Rio Grande do Norte (17,2%). Os maiores produtores no Estado do Ceará são: Russas, Granja, Morada Nova, Aracati, Cariré, Santana do Acaraú, Itarema, Jaguaruana, Caucaia, Itaiçaba, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Sobral e Cascavel.


Os Estados do Maranhão e Amazonas completam a relação da lista dos produtores de cera de carnaúba, respondendo por apenas 1,4% do total produzido no País.


Pó cerífero

A produção de pó cerífero de carnaúba, em 2008, somou 18.468 toneladas, menor que a do ano anterior. O maior produtor nacional é o Piauí, com 12.454 toneladas, ou 67,4% do total produzido no País; na segunda posição está o Ceará, com 5.492 toneladas.


No ranking dos 20 maiores municípios produtores, oito são cearenses: Granja, Camocim, Coreaú, Santana do Acaraú, Moraújo, Morrinhos, Cariré e Uruoca. Em conjunto, os 20 maiores municípios produtores foram responsáveis por 55,2% da produção nacional de pó cerífero de carnaúba em 2008. Os municípios cearenses de Granja, Cariré e Santana do Acaraú produzem e comercializam tanto o pó cerífero quanto a cera de carnaúba no estado bruto.


Crescimento

30% foi o aumento registrado na produção de mel no Ceará, de acordo com a pesquisa do IBGE. Esse percentual corresponde a 4.073 toneladas quando comparado com 2007

MAIS INFORMAÇÕES


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


Av. 13 de Maio, 2901 - Fortaleza


(85) 3464.5342



 



postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE: Diário do Nordeste (reportagem de Maurício Vieira)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.