sábado, 7 de novembro de 2009

O Fim do Anonimato na Internet: Com Identificações para Cada Usuário, Seria Possível?

O Fim do Anonimato na Internet: Com Identificações para Cada Usuário, Seria Possível?


anonimato na internet (divulgação)

É possível dizer que a internet surgiu de uma maneira muito semelhante aos outros meios de comunicação, como o rádio e a televisão, por exemplo.


Até alguns anos atrás, as pessoas não tinham a mínima noção da proporção que a internet tomaria, muito menos dos usos que se fariam dela. E é exatamente por isso que a rede é, de certa forma, desorganizada hoje em dia. Vejamos...



As leis na internet


Não há leis muito concretas, nem normas de conduta que as pessoas devem seguir obrigatoriamente. Há somente algumas pouquíssimas adaptações das leis que já existem normalmente para a internet.


As leis nem sequer existem direito.As poucas leis que servem também para a internet correspondem, em sua maioria, às leis de defesa do consumidor, no caso de alguém comprar produtos em lojas virtuais. Nesse caso, as lojas acabam sendo consideradas da mesma maneira que as reais, não havendo uma diferenciação apropriada.


Fora as leis do consumidor, algumas outras também podem ser adaptadas para a internet, como quando ocorrem ataques pessoais, em que há danos morais. Mesmo assim, não é algo considerado como “lei digital”.




A sugestão de Kaspersky para resolver o problema? Fazer com que todos se identifiquem obrigatoriamente na internet, através de passaportes. Para navegar, então, é obrigatório usar o seu. Se você imaginou um usuário e senha, acredite, vai mais longe que isso: seria como um documento de verdade, impresso.



Imagine se, em cada local que você fosse, no shopping ou no mercado, você precisasse apresentar a sua identidade e ser registrado no local, todas as vezes. Cada ação e passo seu são observados por alguém — e você não sabe quem é. Isso até lembra o clássico livro de George Orwell, chamado “1984”, em que o “Big Brother” observa tudo e todos.

Se realmente houvesse organizações e leis digitais, não teríamos grandes problemas com roubos de contas e falta de privacidade. Mas é importante pensar até que ponto isso é realmente algo benéfico.


O problema é simples: se acabar o anonimato, a privacidade também é, de certa forma, exterminada. Se bandidos perderem a falta de liberdade, você também vai perder. É uma atitude muito extremista.


LEIA O RESTO DESSA MATÉRIA AQUI



postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE:  por Eduardo Karasinski (Baixaki.com.br)

É possível dizer que a internet surgiu de uma maneira muito semelhante aos outros meios de comunicação, como o rádio e a televisão, por exemplo.

Até alguns anos atrás, as pessoas não tinham a mínima noção da proporção que a internet tomaria, muito menos dos usos que se fariam dela. E é exatamente por isso que a rede é, de certa forma, desorganizada hoje em dia.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.