segunda-feira, 2 de novembro de 2009

(+) Uma Cidade Fantasma no Interior do Ceará

(+) Uma Cidade Fantasma no Interior do Ceará


Casas abandonadas, prédios em ruínas, plantas tomando as paredes. Assim é Cococi, a “cidade fantasma” a cerca de 50km de Tauá. Das casas ainda de pé, apenas quatro estão ocupadas. O prédio da prefeitura já não existe mais. Assim como dezenas de imóveis. “A cidade fica lotada nas festas da padroeira, nos dias 7 e 8 de dezembro - Nossa Senhora da Conceição”, diz o agricultor Francisco Silva.



"A cidade só acabou por causa de disputas políticas"


[vodpod id=ExternalVideo.890948&w=425&h=350&fv=file%3Dhttp%253A%252F%252Fjangadeiroonline.com.br%252Ffiles%252F2009%252F10%252F20091031_cidade_fantasma.flv%26volume%3D100%26bufferlength%3D15%26image%3Dhttp%253A%252F%252Fjangadeiroonline.com.br%252Ffiles%252F2009%252F10%252F20091031_cidade_fantasma.jpg%26plugins%3Dviral-1]


Cococi, a cidade que hoje deixa os visitantes com o cabelo em pé -principalmente à noite, porque não há energia elétrica- já foi município. Parambu era um distrito de Cococi, mas a situação se inverteu a partir de 1979 quando o “major” Feitosa morreu. A cidade nasceu dentro de uma enorme fazenda do major, que doava os terrenos. Ainda hoje para chegar à cidade é preciso abrir meia dúzia de porteiras.


A cidade surgiu no início do século XVIII, e já foi município e importante centro econômico da região. Hoje está abandonado e é povoado por apenas por duas famílias. Elas fazem parte de um cenário que é um museu vivo e contam a história da ocupação dos Inhamuns no Ceará.


Caso o vídeo não carregue, tente esse link



postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTES: (vídeo) JangadeiroOnline/(Texto) Ceará Mirante - O Povo

4 comentários:

  1. Do jeito q vai... um dia a Granja será distrito do Parazinho, o povo de lá não espera as coisas acontecerem como em Granja, mas fazem acontecer. Podem verificar no próprio comércio do distrito, inclusive pessoas de outras cidades compram lá. Os comerciantes possuem um pensamento moderno e são empreendedores. O povo está organizado e fortalecido em associações, coisa q em Granja passa longe. Infelizmente, em Granja, a grande maioria do povo só sabe falar da vida dos outros e esquece da sua própria vida, por isso não vão pra frente. É ver para crer !!!

    ResponderExcluir
  2. Belo comentário sr. Fabio, Os poucos recursos que o municipio recebe são distribuidos entre uns poucos. O municipio que deveria ser alavancador do progresso, com os administradores que tem, só põe toda economia para baixo, hj se os aposentados recebessem seus beneficios em seus distritos Granja a exitencia de granja chegaria ao fim.,tanto Parazinho, Ptimbú, Tabuleiro tem mas empreendedores que a sede.
    ou Granja acorda ou vira COCOCI

    ResponderExcluir
  3. acredito firmimente em tudo e pretendo escrever um livro sobre a cidade de cococi. esperei anos por esse momento.

    ResponderExcluir
  4. Alessandro Feitoza da Silvasexta-feira, 03 fevereiro, 2012

    sou um descendente dos feitosa e gostaria de saber um pouco mais sobre meus antecedentes, tenho muita vontade de conhecer a região, meu pai é cearense de Jucaz e eu sou goiano minha mãe tambem é goiana.. abraços

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.