domingo, 31 de janeiro de 2010

ACPP Promove Reunião Para Recolher Assinaturas em Prol da Emancipação de Parazinho

ACPP Promove Reunião Para Recolher Assinaturas em Prol da Emancipação de Parazinho




Durante a manhã de ontem (31), a ACPP (Associação Comunitária Pró-Parazinho) realizou reunião para atualizar a população sobre o andamento dos processos cabíveis a emancipação, além de recolher assinaturas para enviar à Assembléia Legislativa do Ceará junto ao pedido de requisição para estudos de viabilidade para criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios. Que estará vigorando a partir de hoje (1° de Fevereiro), no retorno das atividades da AL/Ce.


Segundo o presidente da associação, Francisco Ézio, a quantidade mínima de assinatura para se requerer uma visita de estudo é de 100 pessoas. Além da assinatura é preciso constar no documento o número do Título de Eleitor da pessoa, pois só se tornam válidas o voto de moradores da área a que se refere a visita.



[caption id="" align="aligncenter" width="216" caption="Clique para Ampliar"]Clique para Ampliar[/caption]

Chico Ézio ainda mostrou um ofício de requerimento enviado ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) através da Câmara Municipal de Granja, datada em 27 de novembro de 2009 (foto acima) na qual ele pedia os dados referentes à população de Parazinho no Censo 2007, a área distrital e mapas para estudo. A qual foi prontamente respondida pelo chefe da unidade estadual do IBGE no Ceará,  Sr. Francisco José Moreira Lopes, na data de 11 de dezembro de 2009 (veja na foto abaixo).



[caption id="" align="aligncenter" width="217" caption="Clique Para Ampliar"]Clique Para Ampliar[/caption]

O presidente realçou ainda que até o próprio instituto reconhece o erros na contagem da população realizados no decorrer dos últimos censos. Tanto é que a diferença populacional do distrito de acordo com os estudos publicados entre os anos de 2000 a 2007, teve um aumento insignificante na população: contando a somatória de 140 habitantes de diferença entre esses anos todos (de 2000 a 2007). O que mostra uma falha nessa contagem. Infelizmente não seria possível voltar atrás nesse parâmetros por se tratarem de dados oficiais publicados.


VEJA MAIS FOTOS DA REUNIÃO CLICANDO AQUI


Porém é possível requerer uma nova contagem através desse pedido de estudos de viabilidade encaminhado à Assembléia do Estado, justamente através dessas assinaturas recolhidas.


Sendo que o único empecilho para a emancipação do distrito de Parazinho, continua sendo a comprovação do valor mínimo necessário de habitantes designado pela Lei para Emancipação no Estado do Ceará que requer pelo menos 8.500 habitantes.


Há ainda a possibilidade de Parazinho ganhar terreno, ou seja, com a proposta territorial da ACPP sendo votada e aprovada na Câmara Municipal. Parazinho não necessitaria mais da recontagem da população. Pois com a adição de comunidades como Mato Grosso, Pão de Açúcar e Várzea Alegre o que deixaria o distrito com a quantidade de habitantes desejada definida por lei (8.500 Hab.).


Supondo que seja comprovada a população mínima necessária através da comissão de estudos enviada pela Assembléia, Parazinho precisaria apenas  passar pelo plebiscito que provavelmente será realizado junto com as eleições 2010, para chegar a sua emancipação política.


Este plebiscito seria realizado em todo o município de Granja e não somente no distrito que almeja a independência. E para ser aprovado a emancipação seria necessário mais de 50% do total dos votos em questão.


No mais, para se chegar a essa tão sonhada conquista, é de fundamental importância a união da população em prol dessa luta que com certeza trará maiores benefícios para a população dessa área e adjacentes. Pois como a  própria geografia nos mostra, Granja é um município enorme e não há condições dos recursos necessários por direito chegarem concretamente a todos os seus cidadãos.


Emancipação já, nós acreditamos!!!



postado por FAGNER CRUZ



4 comentários:

  1. Vicente Barcelos Filhosegunda-feira, 01 fevereiro, 2010

    Parabéns ao nosso caro edil, Chico Ézio, pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Ainda acho pouco divulgado.

    Carro de som (ou moto, última tendência), de fato, não é a melhor nem única forma de divulgação.

    Nem nos sentimos inspirados a participar...

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo não so a um ou dois membros da ACPP mas a toda a comissão, e acho que falta um pouco mais de divulgação.

    ResponderExcluir
  4. Caro Roberto quanto a divulgação ,ela vem ocorrendo, durante o dia de sábado e odomingo pela manhã havia um carro de som convidando a comunidade ,agora cabe a todos quererem participar dessa luta.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.