segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Novo Inverno se Aproximando, Recursos Demorando a Chegar

Novo Inverno se Aproximando, Recursos Demorando a Chegar



Prestes a iniciar a nova quadra chuvosa, o Ceará ainda tenta minimizar os problemas sofridos com a cheia em 2009. Em muitos municípios, a recuperação de casas ainda não teve início e a Coordenação Estadual de Defesa Civil expõe uma grande preocupação: pelo menos 20% dos municípios cearenses estão com as respectivas coordenações municipais sem funcionar.


A falta de estrutura compromete o atendimento nos casos de declarada situação de emergência. A segunda parcela dos R$ 80 milhões repassados pelo Governo Federal (apenas um terço do que pedia o Estado) só deve chegar na nova estação.


O recurso financeiro para recuperar o cenário de desastre de 2009 e que chega somente agora compromete as obras que poderiam minimizar os transtornos causados pelas chuvas passadas. Em Limoeiro do Norte, que teve milhares de desabrigados e desalojados pela chuva, as casas atingidas não foram recuperadas, assim como as passagens molhadas situadas nas principais áreas de risco. O recurso ainda não chegou.



No ano passado, 4.680 pessoas foram afetadas pelas chuvas do ano passado. Para atender a todos e enfrentar os problemas causados pelas chuvas, a Defesa Civil do município teve que contar com ajuda do Governo do Estado, dos órgãos de segurança, das secretarias municipais e de outras entidades, além da ação solidária da população.


Para evitar problemas em 2010, o secretário da Cidadania e Segurança de Sobral, Francisco Carlos Francelino Mendonça, que também coordena a Defesa Civil, informa que toda estrutura montada no ano passado foi mantida. Segundoosecretário, cada coordenador de equipe sabe da missão que terá que enfrentar e qual a hora para entraremação em caso de emergência. Outro ponto citado pelo coordenador está relacionado às áreas de maior vulnerabilidade, em especial a região ribeirinha, onde frequentemente acontece inundação.


Ele adiantou que existe estoque suficiente de alimentos para atender desabrigados em caso de nova inundação. “Estamos preparados para atender até 300 famílias com cestas básicas. Também existem lonas para improvisar abrigos em caráter emergencial. Veículos, pessoal, equipamentos, alimentação, alojamento, enfim, tudo o que for possível para prestar apoio às famílias”.


Em dezembro, como forma de definir diretrizes na prevenção e assistência humanitária, foi realizada uma Conferência Municipal de Defesa Civil com a participação da sociedade civil, trabalhadores locais e representantes do poder público. Além da formulação de políticas de Defesa Civil para o município, foi eleita uma equipe que vai representar Sobral nas conferências estadual e nacional.


LEIA ESTA MATÉRIA NA ÍNTEGRA AQUI




postado por FAGNER CRUZ
FONTE: Diário do Nordeste

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.